Que tipo de leitor você é? Conheça 7 perfis

11/10/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:


A leitura é apaixonante, não há coisa melhor do que escolher um lugar tranquilo, livros interessantes e se preparar para se envolver completamente nas histórias. 

São muitos os gêneros literários, cada um apresenta uma característica que cativa o leitor do início ao fim. Até mesmo quem diz ser um leitor eclético tende a se identificar mais com um estilo específico.  

Sabia que dependendo da sua personalidade e comportamento, certos estilos literários podem conquistar mais você? Veja qual tipo de leitor você mais se identifica, dessa forma você poderá ser mais certeiro nas suas próximas escolhas. 


7 tipos de leitores: com qual você se identifica mais? 


1 – O bookaholic  

Esse tipo de leitor não pode ver um livro novo nas vitrines que corre para comprar. Para ele não há momento, não há dia específico para ler. Qualquer tempinho de sobra está com um livro na mão.  

Na sua bolsa sempre tem um livro que o acompanha em todos os lugares. Leitores desse tipo são os famosos leitores ecléticos, pois querem se aventurar em estilos diferentes e se envolver com histórias diferentes para cada momento.  

São apaixonados pelas artes e capas dos livros. Aliás, quanto mais bem elaborado o livro, melhor. Gostam de aliar a qualidade da leitura com a beleza do livro na hora de comprar novas edições. 


2 – O leitor concentrado 

Esse tipo de leitor já tem um local específico para ler. Ao contrário do bookaholic, esse leitor gosta de lugares mais reservados e silenciosos para se concentrar, de fato, na leitura. 

Normalmente quem se identifica com esse tipo de leitor, se tranca no quarto, fecha as cortinas e se concentra na leitura do início ao fim. O único barulho vem das páginas viradas. Esse leitor consegue entrar de corpo e alma na história e obtém uma experiência incrível com cada história que lê. É quase que uma terapia para ele. 


3 – O leitor indeciso 

Quem é que nunca ficou em dúvida sobre qual livro levar da loja? Mas o leitor indeciso não tem praticamente um estilo literário próprio. Ele gosta de receber indicações de amigos ou define suas próximas leituras na lista de livros mais vendidos da loja. Também tem paixão em ler livros que foram transformados em filmes famosos. 


4 – O leitor dramático 

Geralmente esse tipo de leitor é aquele que mais se interessa por livros do gênero drama ou romântico. Suas leituras são sempre imersivas e consegue se emocionar com todas as histórias que já leu. Costuma se aventurar também em obras do gênero suspense. 


5 – O leitor poeta 

O leitor poeta é aquele que não vive sem um livro romântico entre suas escolhas favoritas. Além disso, tem como inspiração os escritores que fizeram história na literatura como William Shakespeare, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado, etc.   


6 – O leitor crítico 

Esse perfil de leitor caracteriza aquele que é responsável por organizar debates de livros. Adora dar sua opinião e discutir ideias sobre as histórias mais complexas. Aliás, quanto mais complexa, melhor. Adora desafios! 

Geralmente o leitor crítico gosta de escrever resenhas e sempre acaba investigando as histórias do começo ao fim para encontrar brechas deixadas pelo escritor. Seus estilos favoritos são suspense, thriller e drama.  


7 – O leitor moderno 

O leitor moderno gosta de praticidade. Dessa forma, prefere baixar livros digitais e tem um acervo inigualável no seu computador. Gosta de separar pastas por gênero e sempre leva na bolsa um dispositivo de leitura. Até mesmo em seu celular é possível encontrar livros digitais de todos os estilos. 

Seja a caminho do trabalho, nos intervalos ou nas horas de lazer, o livro é o seu melhor companheiro! Nada de pilhas de livros de papel, nem estantes abarrotadas de livros. Esse tipo de leitor mostra que mesmo com a tecnologia é possível sim ainda ser amante dos melhores livros da atualidade e da antiguidade. 

E você, com qual perfil se identificou mais? Conta para gente! No método Kumon de Português há uma bibliografia recomendada que abre portas para um novo mundo!  


Tags: dicas, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade