Como estudar português do zero? Confira a ordem de conteúdos

17/10/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de mulher vista por cima, estudando em uma mesa repleta de materiais para estudar português do zero.


Se você deseja dominar a língua portuguesa mas está encontrando mais dificuldades do que esperava, talvez seja uma boa ideia dar alguns passos para trás e estudar português do zero.


Afinal, dominar o nosso idioma é algo fundamental não só para você se comunicar com clareza no dia a dia, mas também para aumentar suas chances de sucesso em um exame seletivo, seja para ingressar em uma faculdade, conquistar um emprego ou passar em um concurso público.


No texto de hoje, vamos ajudar você a entender melhor como funciona a ordem de estudos da língua portuguesa e dar algumas dicas para estudar português do zero. 


Prepare-se: com este valioso conhecimento em mãos, temos certeza que você vai aprender de vez os conteúdos para estudar português e abrir várias portas em sua vida!


Descubra como o curso de português do Kumon trabalha de forma gradual, no ritmo de cada aluno, desde o início do conteúdo até o domínio da língua portuguesa.


Leia mais:


Por que existe uma ordem de conteúdos para estudar português do zero?


Como você sabe, os idiomas (em especial a língua portuguesa) possuem regras bastante específicas relativas à sua utilização. Estas regras estão estruturadas em uma gramática, que permite a difusão da língua de modo mais uniforme.


Cada idioma possui a sua gramática. No caso do português, ela é dividida em fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e estilística. 


Esta é uma sequência que não tem nada de aleatória. Afinal, ela está relacionada exatamente ao processo de aprendizagem da língua portuguesa.


Pense em uma criança (este é um dos melhores exemplos para você entender a melhor forma de estudar português do zero). Primeiro, ela aprende os sons. Depois, começa a juntá-los para formar sílabas e palavras. Conforme o vocabulário do pequeno aumenta, ele passa a se expressar com frases. 


A partir daí, a criança começa a aprender que existem regras para se comunicar que vão além do seu conhecimento até então puramente prático, aprendido por imitação. É a fase da alfabetização, que ao longo dos anos torna-se cada vez mais completa e complexa.


Por este motivo é que usar a ordem da gramática ao organizar os conteúdos para estudar português é uma das melhores dicas para estudar português do zero. 


Ordem de conteúdos para começar a estudar português do zero

Foto de jovem mulher negra estudando português do zero.


Como dissemos, a gramática apresenta uma excelente estrutura para estudar português do zero, já que imita o próprio processo de aquisição da linguagem pelo qual todos nós já passamos.


Ao seguir este cronograma, torna-se muito claro que há uma lógica por trás dessa estrutura, e, principalmente, que ela representa um processo cumulativo. 


Em outras palavras: os conteúdos anteriores funcionam como base para os seguintes, de modo complementar.


Se você falhar em um deles, pode se preparar: há grandes chances de que você tenha dificuldades para conseguir compreender os conteúdos que vêm depois. O resultado, muitas vezes, é um mau desempenho justamente naquela prova ou processo seletivo que poderia mudar a sua vida.


Por isso, vamos entender melhor que ordem é essa e como estudar português do zero para concursos?


1º Fonética


Antes de se aprofundar na semântica ou na gramática, é importante dominar 100% a maneira de falar as palavras. Na língua portuguesa, a área dedicada a analisar a maneira como os sons da fala são produzidos é chamada de fonética.


2º Fonologia


Já sabe como falar as palavras? Continuando a missão de estudar português do zero, o próximo passo é entender os fonemas. Para compreender melhor o que eles são, basta analisar a origem da palavra.


Em grego, fono significa som, e, ema, unidade distinta. Ou seja, fonemas são unidades distintas de som, partes menores que formam as palavras. Quando falamos, os fonemas são sons e sílabas. Já quando escrevemos, eles aparecem como letras e sílabas.


3º Acentuação


Já que estamos falando de sílabas: você lembra o que são sílabas tônicas? Pois é, estudar português do zero significa isso mesmo, retomar os conteúdos em uma ordem lógica e que funcione de forma cumulativa.


A sílaba tônica muitas vezes é indicada pelo uso de um acento ortográfico em uma vogal, mostrando inclusive como ela deve ser pronunciada. 


Outro caso de acentuação muito cobrado nos conteúdos para estudar português para provas e concursos é a crase. Neste caso, ela não indica a sílaba tônica, e portanto deve ser estudada de acordo com as suas regras próprias.


4º Pontuação


Você sabe bem como usar as vírgulas, pontos finais e dois pontos? Se sim, parabéns! Este tema é bastante recorrente em processos seletivos e sempre será analisado com atenção pelos avaliadores em questões discursivas e redações.


A pontuação deve receber especial atenção de quem vai começar a estudar português do zero. Afinal, além de ser um ponto fundamental para a escrita, é algo que pode modificar totalmente o sentido de uma frase.


5º Ortografia


Ortografia nada mais é que escrever as palavras de modo correto. Parece simples, mas trata-se de algo que dá muito trabalho para quem decide estudar português do zero. Isso porque a ortografia não pode ser decorada com regras genéricas. 


Neste caso, a melhor forma de melhorar é lendo muito. Assim, você não só aumenta seu vocabulário, mas faz isso sabendo como escrever as palavras que fazem parte dele.


Em provas e concursos, as questões focadas em ortografia costumam abordar palavras que costumam causar mais dúvidas. Fique atento a elas e, principalmente, às que foram modificadas pelo acordo ortográfico.


6º Morfologia


Quer saber a dica de ouro sobre como estudar português do zero para concursos? Dedique bastante atenção à morfologia. Este é um tema que abrange muitos conteúdos (e mais, justamente aqueles que costumam causar maior confusão entre os alunos).


A morfologia dedica-se à classificação das palavras e à maneira como elas são formadas. Ou seja, é aqui que você vai se deparar com: verbos, advérbios, artigos, adjetivos, pronomes, substantivos, preposições, conjunções, numerais e interjeições.


E não é só isso. A morfologia também incluiu as desinências, ou seja, outras formas de compor e derivar as palavras. Pensou em tempos verbais e suas conjugações? Está tudo aqui na morfologia.


7º Sintaxe


Quando chegar aqui, sua trajetória para estudar português do zero já deverá estar bem adiantada. Sabendo como pronunciar e escrever as palavras, acentuá-las, trabalhar com suas variações e fazer a pontuação, fica mais fácil entender a parte de sintaxe.


Resumidamente, este tópico da língua portuguesa dedica-se à forma como as palavras se relacionam de modo lógico e organizado dentro do nosso idioma. Dizendo de outro jeito, é a regra que organiza o uso de tudo o que você estudou até aqui.


Pode separar sujeito do predicado? Quando é necessário utilizar objeto indireto? Como conjugar um verbo quando não há sujeito na frase? Todas estas questões são respondidas pela sintaxe, e por isso mesmo devem receber bastante atenção durante os seus estudos.


8º Semântica


A última e mais complicada etapa para estudar português do zero é a semântica. Aqui, o foco está na relação entre o que uma palavra significa e sua forma. Trata-se de atribuir sentido ao que escrevemos ou aos sons que saem de nossa boca.


Um exemplo: a palavra “cadeira” nada mais é que uma sequência organizada de fonemas. Mas, quando você a lê, imediatamente pensa na imagem de uma cadeira. É justamente essa relação entre significado e significante que é estudada pela semântica.


Por envolver conceitos e contextos, é nela que são estudados, por exemplo, recursos como catacrese, sinestesia e eufemismo (para saber mais, veja este conteúdo super completo que fizemos sobre figuras de linguagem).


O que priorizar ao estudar português para provas e concursos?


Não há dúvidas de que estudar português do zero e dominar este conteúdo vai trazer inúmeras vantagens nos processos seletivos para os quais você se inscrever e desejar participar. Afinal, questões de língua portuguesa fazem parte de todos os concursos e provas.


Além de representar uma maneira importante de conquistar pontos valiosos (de preferência gabaritando suas provas de português), os conhecimentos de português também fazem toda a diferença em outras matérias.


Isso porque, ao ampliar suas habilidades em língua portuguesa, naturalmente você exercita e melhora também a sua capacidade de interpretação de texto. Em uma prova ou concurso, isso faz muita diferença, não só para garantir que você entendeu as questões, mas também para garantir que você consiga fazer isso rápido!


E não vamos esquecer da redação, né? Ao dar maior atenção aos conteúdos para estudar português, você também aumenta muito as suas chances de ir bem nesta etapa, muitas vezes eliminatória.


Mas como estudar português do zero para concursos não é um desafio qualquer, e muitas vezes é algo que precisa ser realizado em um prazo mais curto, é importante saber o que priorizar para chegar o mais preparado possível ao momento dos exames.


Erros mais comuns ao começar a estudar português do zero


Neste ponto, você já deve ter entendido bem que estudar português do zero é algo que deve ser feito com bastante organização, em determinada ordem e respeitando um cronograma (veja este conteúdo sobre como montar um roteiro de estudos e como ele pode ajudar você).


Porém, além de focar nas boas práticas, é muito interessante saber quais são os erros mais comuns ao estudar português do zero. Assim, você já consegue se adiantar e evita cair nestas armadilhas.


Só estudar alguns conteúdos


Nós sabemos bem como editais de concursos ou listas de assuntos que serão cobrados em um vestibular podem ser altamente específicos. Mas não se deixe enganar: estudar somente o que está especificado em uma lista pode ser um grande erro.


Ao se dedicar a estudar somente alguns conteúdos, você deixa de tratar a língua portuguesa da maneira global e integrada que descrevemos ao longo deste texto. Dessa forma, fica bem mais difícil entender as relações entre as partes e ter uma visão do todo.


Não fazer exercícios


Um dos maiores erros que você pode cometer ao estudar português do zero é não fazer exercícios. Colocar seus conhecimentos em prática e à prova é uma excelente maneira de fixar o conteúdo e exercitar o que você aprendeu.


Além disso, treinar fazendo exercícios de vestibulares ou provas de concursos anteriores é um ótimo jeito de identificar onde estão suas maiores fraquezas, podendo então traçar um plano de ação.


Não ter o hábito de leitura


Uma das melhores formas de estudar português do zero é lendo (não por acaso, é a que utilizamos há décadas com sucesso no método Kumon). Ler amplia o seu vocabulário, trabalha a interpretação de texto e amplia seu repertório cultural.


Outra vantagem da leitura é que, a todo instante, você está vendo de forma materializada os conceitos teóricos que estuda. Assim, quando se depara com algo que não está correto, fica mais fácil identificar o erro.


Não recorrer ao dicionário


Assim como a gramática, o dicionário é uma pedra fundamental do nosso idioma. Se na gramática estão as regras do jogo, nos dicionários estão as peças que você vai usar para jogar. E quanto mais delas você tiver, melhor!


Como o Kumon pode te ajudar a estudar português do zero?


Foto de jovem mulher estudando português do zero.

Como você viu, há uma ordem para estudar português do zero. Ela é baseada em um conhecimento gradativo e cumulativo. No Kumon acontece exatamente a mesma coisa, com uma única exceção: o zero de cada um é diferente.


Explicando melhor: ao visitar uma unidade do Kumon, o aluno realiza um teste que indica qual é o melhor ponto para ele começar os estudos. Para alguns alunos, pode ser em um conteúdo mais adiantado do que para outros (afinal, somos pessoas diferentes).


A partir deste ponto de início, você estuda de forma gradual no curso de línguas, passando para a próxima etapa somente após consolidar o conhecimento da etapa anterior. Assim, evolui gradativamente, com segurança e motivação, até alcançar o seu máximo potencial.


Conclusão


Estudar português do zero é uma boa maneira de fortalecer as bases do conhecimento e melhorar seu desempenho na matéria. Isso é legal não só para ter melhores resultados em provas e concursos, mas também para se comunicar com mais eficiência e clareza no seu dia a dia.



E como hoje em dia grande parte da nossa comunicação acontece por escrito, não deixe de ir além

e conferir estas 11 técnicas e dicas para escrever uma redação!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.