As férias nos fazem pensar em lazer, tempo livre para brincar, passear e explorar todas as habilidades adquiridas em sala de aula. E nada como um bom livro para nos acompanhar durante esse período. Por meio das palavras, conseguimos viajar, descobrir histórias, lugares e personagens, ampliar o vocabulário e ativar o nosso lado criativo.
A leitura favorece o processo de aprendizagem fora do período escolar e é uma atividade muito prazerosa para fazermos sozinhos ou na companhia de pais e amigos.
As férias também são ideais para estimularmos as crianças a desenvolverem o hábito de ler de modo não obrigatório, mas agradável. Segundo Paula Medeiros, coordenadora de desenvolvimento de material didático do Kumon, essa capacidade deve ser trabalhada desde a primeira infância. “É um processo contínuo que evolui, naturalmente, conforme o ritmo de cada um”, explica.
Existem vários fatores que contribuem para criarmos o gosto pela leitura. Medeiros cita a importância de lermos obras sobre assuntos que sejam de nosso interesse, além de experimentarmos diferentes gêneros literários. Ao termos contato com vários títulos, aumentamos nosso repertório, o que enriquece o aprendizado e estimula a criatividade. “Um bom livro é aquele que desperta a curiosidade do leitor, seja de qualquer idade, estimulando-o a desenvolver o hábito de leitura, além de deixá-lo com vontade de querer voltar à mesma história várias vezes”, diz a coordenadora.
E então, já sabe o que vai ler nessas férias? A seguir, listamos 5 livros de literatura brasileira indicados por Paula Medeiros. As obras estão separadas por faixa etária:
Para bebês e crianças pequenas
Aos pais, Medeiros fala da importância de considerar as recomendações das editoras sobre faixa etária. Isso porque o mercado sugere obras segundo as fases de crescimento da criança. Além disso, quando for escolher um livro, perceba as preferências de seu filho. Ao ler o que gosta, o pequeno tenderá a ficar perto do mundo das palavras.
a) Pedro vira porco-espinho - Janaína Tokitaka
Quando as coisas não acontecem do jeito que o menino Pedro espera, ele vira um porco-espinho. Com uma metáfora divertida sobre as transformações do humor e as sensações que experimentamos durante a vida, o livro leva o leitor a refletir sobre a origem dos sentimentos.
b) Bocejo - Ilan Brenman e Renato Moriconi
Já bocejou hoje? Nesse livro, com lindas imagens pintadas a óleo, que estimulam a imaginação das crianças, os autores mostram diversos personagens, desde bruxas dos contos de fadas até figuras históricas, como Albert Einstein, nesse momento sonolento. Na última folha, o leitor poderá se surpreender com o próprio bocejo.
Para adolescentes
a) A bailarina fantasma – Socorro Acioli
Anabela ficou muito contente quando soube que seu pai foi o arquiteto escolhido para realizar uma reforma no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A menina passou a acompanhá-lo no trabalho. Em uma de suas visitas, viu uma bailarina translúcida vagando pelo ambiente. Agora, ela terá que descobrir quais mistérios rondam o local e como poderá ajudar a garota.
b) O Mistério do Cinco Estrelas - Marcos Rey
O que você faria se visse um cadáver embaixo de uma cama? Léo, mensageiro do Emperor Park Hotel, local luxuoso que hospeda muita gente poderosa, foi o único que viu o corpo no quarto 222. Embarque com ele nessa aventura de suspense e surpresa.
Para quem irá prestar vestibular
Leia livros que tragam outras realidades ou estimulem a reflexão sobre temas cotidianos, essenciais para desenvolver o pensamento crítico exigido nos vestibulares.
a) A paixão segundo G.H – Clarice Lispector
Figura importante da literatura brasileira, Clarice Lispector transforma assuntos aparentemente rotineiros em reflexões que antecedem uma transformação interna. Neste romance, a protagonista G.H. se depara com uma barata e, assustada, esmaga o inseto. Contudo, este episódio faz G. H. passar por um momento de conflito e reconstrução.
Gostou de nossas dicas? Agora, é só aproveitar o livro em um ambiente confortável e tranquilo.
Quer receber mais sugestões? Continue acompanhando nosso blog e aproveite para conhecer o Kumon de Português.