Às vezes, os pais podem achar que a escola e o Kumon, resolverá todos os problemas da criança. Mas não é bem assim. A parceria entre pais, filhos, orientadores, professores e o Kumon é imprescindível para o desenvolvimento da criança. Foram estas trocas e o trabalho em conjunto que ajudaram Joseph, de 9 anos, a deixar de ser um aluno com dificuldades para se tornar alguém confiante, seguro e que, inclusive, avançou nos estudos durante a pandemia.
Joseph começou a fazer Kumon de Português em 2018, com 6 anos. Sua mãe, Cristiane Lima Philene, o matriculou porque ele estava com muitas dificuldades em ser alfabetizado. Ela diz que o filho conhecia todas as letras do alfabeto, seus sons, mas, na junção das sílabas para formar as palavras, ele travava e não conseguia ler. Ele sofria com esta dificuldade. Ver os amiguinhos da escola lendo, enquanto ele não conseguia, era motivo de vergonha e constrangimento.
“Ao saber do método Kumon, fiquei curiosa para conhecer. Quem sabe, este novo método de estudos poderia dar certo com ele… e foi justamente o que aconteceu. Ele rompeu suas limitações e dificuldades e se superou!” Cristiane Lima Philene, mãe de aluno do Kumon.
Cristiane lembra que chegou na unidade do Kumon insegura e um pouco desestabilizada, devido à situação do filho. Aos poucos, a orientadora tranquilizou tanto a mãe quanto Joseph, que saiu deste encontro lendo 8 palavras! Ali, ficou evidente para Cristiane que o problema não estava no filho, mas na maneira que a leitura estava sendo apresentada para ele.
Assim que Joseph conseguiu romper esta barreira, seu desenvolvimento foi muito veloz. E o processo de estudos diários do Kumon foi um divisor de águas. Ao incentivar a autonomia, ele mostrou não só ao menino que ele podia assumir sozinho a responsabilidade sobre seus estudos, mas também aos pais que eles não precisavam fazer tudo junto com o filho. Para motivá-lo, bastava demonstrar afeto, apoio e confiança de que ele tinha capacidade de superar os próprios limites. Um aprendizado para a família toda!
“Antes do Kumon, Joseph era introspectivo e envergonhado. Hoje em dia, ele se tornou um aluno ativo, participativo e independente, capaz de vencer os próprios limites. O ensino individualizado fez toda diferença nos estudos do meu filho. De aluno com dificuldade ele se tornou aluno avançado!” Cristiane Lima Philene, mãe de aluno do Kumon.