Uma das habilidades mais valorizadas ultimamente no mercado de trabalho é o lifelong learning. Se você está planejando seu futuro profissional e não sabe o que isso significa, pode estar abrindo mão de uma competência valiosa!
O termo da vez entre os especialistas em carreira pode ser traduzido como aprendizado ao longo da vida. O que isto quer dizer? Literalmente, que os profissionais precisam acompanhar o dinamismo dos tempos atuais e nunca deixar de adquirir novos conhecimentos.
Afinal, o mercado de trabalho e as novas tecnologias estão em constante transformação. E saber se adaptar a estas mudanças é uma das habilidades que serão mais valorizadas no futuro.
Ser um lifelong learner é fundamental para se destacar.
O lifelong learning é um conceito baseado em uma perspectiva muito simples: o aprendizado não termina com a conquista de um diploma.
Mesmo depois de sair da sala de aula, seja do Ensino Médio, faculdade ou pós-graduação, o aluno ou profissional precisa continuar aberto ao conhecimento. Ter esta postura é mais importante que desenvolver uma ou outra habilidade específica, e algo essencial para quem deseja se manter atualizado.
Além de melhores salários, esta atitude também abre as portas para novas e maiores oportunidades de emprego, já que o mercado valoriza cada vez mais o profissional focado na educação continuada.
Como adotar esta postura?
Um bom começo é fazer uma lista de habilidades que você gostaria de aprender, mesmo que a longo prazo. Depois disso, é necessário criar o hábito de estudos, incluindo em sua rotina um momento para se dedicar a elas e cumprindo o que foi definido.
Outro ponto relevante é definir o que é mais importante ou merece prioridade. Vale a pena se perguntar:
- O que seu emprego atual exige que você ainda não domina?
- Que competências são necessárias para conquistar o novo cargo ou emprego que você deseja?
- Que capacidades serão mais valorizadas daqui para a frente?
No Kumon, o aluno desenvolve desde cedo esta habilidade
Quando a pessoa desenvolve o método autodidata, o aprendizado é contínuo. Isso significa que ela nunca deixa de aprender algo novo. E o autodidatismo é uma das principais características do Kumon.
Isso porque o método não se limita somente ao conteúdo das disciplinas. A forma como os estudos são conduzidos leva o aluno a ter responsabilidade e assiduidade, promovendo a autonomia necessária para conseguir estudar por conta própria.
Esta conduta com foco na responsabilidade permite desenvolver uma boa postura não só para os estudos, mas para todos os desafios que o aluno terá em sua vida.
Você sabia que o Kumon é para todas as idades? Aproveite e comece a desenvolver hoje mesmo seu máximo potencial. Como um bom lifelong learner sabe, nunca é tarde para aprender!