Kumon vale a pena: conheça tudo sobre o método!

10/04/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Se você é mãe e está em busca de um método eficiente e comprovado para ajudar seu filho a ter sucesso nos estudos, provavelmente já ouviu falar do método Kumon. Mas será que o Kumon vale a pena mesmo? 


Essa é uma pergunta muito comum entre os pais, principalmente para aqueles que ainda não conhecem bem o método. A resposta é sim, o Kumon vale a pena! 


O método Kumon é baseado em um ensino individualizado e personalizado, que busca desenvolver a capacidade do aluno de aprender de maneira autodidata, permitindo que ele avance no seu próprio ritmo e alcance seu máximo potencial. 


Além disso, o Kumon oferece orientação constante e efetiva, ajudando seu filho a desenvolver as habilidades cognitivas e capacidades fundamentais para o sucesso pessoal e nos estudos. 


O Kumon é uma ótima opção para os pais que desejam oferecer aos seus filhos uma educação de alta qualidade e ajudá-los a se tornarem mais focados, bem-sucedidos e confiantes em todas as áreas da vida.


Neste artigo, vamos explorar mais a fundo os benefícios do método Kumon e entender por que ele é uma excelente opção para seus filhos. No final deste texto, temos certeza que você vai ver como o Kumon vale a pena!


Quer saber mais sobre o método Kumon? Visite o nosso site e saiba mais.


Leia mais:



O que é o Kumon?


O método Kumon é um sistema educacional japonês criado pelo Toru Kumon em 1954. O professor de matemática criou este método para poder ajudar seu filho a estudar em casa por conta própria, já que ele era muito ocupado. O método se revelou muito eficiente, foi aprimorado e hoje é um sucesso. 


Para você ter ideia, o Kumon está presente em mais de 60 países, e já ajudou milhões de estudantes ao redor do mundo a desenvolverem todo seu potencial acadêmico e pessoal. 


O objetivo principal do método Kumon é desenvolver habilidades em matemática, leitura e escrita em língua pátria, inglês e japonês. E se você acha que o Kumon é só para crianças, está muito enganada: em nossas unidades, temos alunos de todas as idades. 


A base da nossa metodologia é em grande parte responsável pelo fato de que o Kumon vale a pena. Ela trabalha com a prática constante de exercícios, em que o aluno realiza atividades individualmente, e é incentivado a buscar a resolução das questões de forma autônoma, utilizando o raciocínio lógico.


O programa de aprendizagem é personalizado, adaptando-se às necessidades e habilidades de cada aluno, tornando possível avançar no seu próprio ritmo, sem depender do ritmo da turma ou de outros alunos. 


Assim, tanto o aluno que tem dificuldades e precisa de um pouco mais de tempo, quanto aquele que tem mais facilidade e aprende rápido, sentem-se motivados, pois avançam conforme sua própria capacidade.


O Kumon ainda incentiva o estudo diário, o que contribui para o desenvolvimento do hábito de estudo e disciplina, tão importantes para o sucesso acadêmico e profissional. 


Com uma metodologia diferenciada e eficiente, o Kumon tem como objetivo desenvolver a capacidade dos alunos para aprender por si próprios, contribuindo para o seu crescimento pessoal e intelectual.


E aí, já está convencida de que o Kumon vale a pena (e muito)? Calma, que ainda temos muito a falar sobre este incrível método de estudos.


Quais são os cursos disponíveis no Kumon?


Menina estudando com o método Kumon.


No Brasil, o Kumon oferece os cursos de inglês, matemática, português e japonês, para um público de alunos que vai desde crianças bem pequenas até adultos. No Kumon, não há limites nem nunca é cedo ou tarde demais para desenvolver o prazer de aprender! 


O objetivo é desenvolver habilidades básicas de leitura e cálculo, permitindo ao aluno avançar gradualmente para níveis mais avançados. Os cursos são desenvolvidos com base em nossa metodologia própria, aprimorada há mais de 60 anos, que incentiva o autodidatismo e a construção gradual do conhecimento. 


Com essa abordagem, o Kumon procura ajudar seus alunos com e sem dificuldades a desenvolver habilidades de aprendizagem que lhes permitam atingir seus objetivos, independentemente de sua área de atuação. 


Além disso, o Kumon desenvolve a disciplina e a autoconfiança, auxiliando-os a serem bem-sucedidos em todos os seus objetivos e planos de vida, sejam pessoais ou profissionais.


Como funciona o Kumon?


O método Kumon é baseado no autodidatismo. Ou seja, o aluno aprende fazendo, com o auxílio de uma orientadora, a partir de exercícios progressivos que se tornam gradualmente mais complexos. As atividades são personalizadas de acordo com a capacidade individual de cada aluno, permitindo que ele avance no seu próprio ritmo. 


O programa é dividido em pequenas etapas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como leitura, escrita e cálculo. 


Como dissemos ali em cima, cada aluno é acompanhado de perto por uma orientadora, que monitora o seu progresso e oferece orientação e feedback constante. 


O Kumon não se limita ao ensino tradicional, mas busca desenvolver habilidades essenciais para a vida, como a disciplina, a perseverança e a autoconfiança. 


Ao seguir o método, o aluno se torna mais independente e capaz de aprender por conta própria, construindo uma base sólida para seu futuro.


Kumon vale a pena: quais os benefícios do método?


O método Kumon oferece diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos, como a melhora na concentração, autonomia nos estudos, disciplina, confiança e habilidades matemáticas e de leitura aprimoradas. 


Além disso, o Kumon ajuda a desenvolver o amor pela aprendizagem e a cultivar uma mentalidade de crescimento, que são habilidades profissionais valiosas para a vida toda.


Dê o play no vídeo e veja por que o Kumon vale a pena. Nele, uma de nossas orientadoras fala sobre o quanto o método Kumon pode contribuir para o desenvolvimento de uma criança.



Ensino que valoriza a autonomia


O método Kumon vale a pena porque traz diversos benefícios para os alunos, como um ensino que valoriza a autonomia e a independência, permitindo que eles desenvolvam sua capacidade de aprender por conta própria. 


Conteúdo adaptável às necessidades do aluno


O método é personalizado de acordo com as necessidades de cada aluno, permitindo que cada um desenvolva seu próprio ritmo de aprendizado. 


Planejamento individualizado


O conteúdo é adaptado às necessidades individuais de cada aluno, promovendo um aprendizado personalizado e efetivo. O planejamento individualizado também é um grande diferencial, permitindo que os alunos avancem no seu próprio ritmo.


Fomento à disciplina e confiança


Com a prática constante, os alunos desenvolvem disciplina e confiança em suas próprias habilidades. Ao alcançar novos estágios e evoluir em seus estudos, a criança sente-se capaz e aumenta sua motivação para estudar e aprender cada vez mais.


Melhora do desenvolvimento escolar


O Kumon vale a pena também por ter impacto direto no desenvolvimento escolar, melhorando o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. 


Acompanhamento constante de orientadores e pais


Os orientadores do Kumon junto com os pais, acompanham de perto o progresso do aluno, o que contribui para o sucesso do método e para a promoção do aprendizado contínuo. Com acompanhamento constante, seu filho é desafiado a progredir para níveis cada vez mais avançados, ajudando-o a alcançar seu potencial máximo. 


Quem pode ser aluno do Kumon?


Menino sorridente fazendo tarefas Kumon.


O método Kumon é destinado a estudantes de todas as idades e níveis de habilidade, desde a pré-escola até adultos que desejam aprender uma nova língua ou ampliar suas capacidades. 


Isso só é possível porque, no Kumon, cada aluno é avaliado individualmente e recebe um plano de estudos personalizado, desenvolvido pelo seu orientador e adaptado às suas necessidades específicas. 


O Kumon é recomendado para todos as crianças com e sem dificuldades. Independentemente do nível de habilidade do aluno, o método Kumon vale a pena sempre. Ele é um importante aliado no desenvolvimento de habilidades fundamentais, como disciplina, perseverança e confiança, que serão úteis não apenas na escola, mas também na vida cotidiana.


Como fazer matrícula no Kumon?


Se você já está totalmente convencida de que o Kumon vale a pena, agora deve estar pensando como fazer a matrícula. A seguir vamos explicar o passo a passo, mas já adiantamos que é algo muito simples.


Além disso, o Kumon possui mais de 1555 unidades espalhadas pelo Brasil, o que faz com que sempre exista uma unidade por perto para você visitar e saber mais.


Agende uma visita


Para matricular seu filho no Kumon, basta procurar a unidade mais próxima e agendar uma visita. Durante a visita, os orientadores irão explicar em detalhes como funciona o método e como ele pode ser aplicado ao perfil de cada criança. 


Avaliação gratuita 


Caso haja interesse em prosseguir, serão realizados testes de diagnóstico para identificar o nível de conhecimento atual do aluno em relação ao conteúdo do curso escolhido. Assim, seu filho começa exatamente em um ponto adequado às suas habilidades, o que tornará o estudo mais motivador e interessante.


Conteúdo planejado e individualizado


Com base nesses resultados, o plano de estudos individualizado será elaborado pelo orientador da unidade, e seu filho poderá dar início ao programa de estudos Kumon. 


Matrícula


A matrícula pode ser realizada em qualquer época do ano. Em qualquer um dos cursos do Kumon, inclusive nos cursos oferecidos pelo método Kumon, não existem turmas nem datas de início fixas. O seu filho pode começar hoje mesmo.  


Qual o tempo de duração dos cursos do Kumon?


Dois meninos sorridentes com mochilas do Kumon.


Os cursos do Kumon têm uma duração variável, já que o ritmo de estudos é definido de acordo com a necessidade e o desempenho de cada aluno. Portanto, não há um tempo fixo para concluir um curso específico, o tempo de conclusão depende 100% do aluno. 


O objetivo do Kumon é desenvolver a capacidade do aluno em aprender por si próprio, tornando-o capaz de estudar com autonomia e seguir evoluindo continuamente. 


Alguns alunos podem completar um curso em menos tempo, enquanto outros podem precisar de mais tempo. O importante é manter um ritmo de estudos constante e gradual, com acompanhamento dos orientadores e responsáveis para garantir a qualidade do aprendizado.


Qual o valor do Kumon?


Como o valor da mensalidade pode variar de acordo com a unidade, é necessário entrar em contato com a unidade do Kumon mais próximo de você e verificar os valores. Entretanto, a mensalidade do curso inclui aulas individuais, plano de estudo personalizado e material didático incluído no valor da mensalidade.  


O investimento no Kumon pode ser encarado como um valor agregado à formação do seu filho, que certamente terá um desempenho escolar muito melhor. Isso é mais que suficiente para dizer que o Kumon vale a pena, não é? 


É importante lembrar que o Kumon é um método que oferece resultados a longo prazo, por isso é necessário um comprometimento com o processo de aprendizagem. 


O valor investido na educação dos seus filhos é sempre uma escolha importante e deve ser avaliado com cuidado. Vale a pena pesquisar e se informar sobre as opções disponíveis na sua região e encontrar a melhor opção para a sua família.


Conclusão


Muitos pais têm dúvidas em relação ao método e se o Kumon vale a pena para seus filhos. Esperamos que, após ler este texto, você esteja mais segura e convencida de que este é um excelente investimento no futuro de uma criança.


Lembramos que, além de todo o desenvolvimento nos estudos, o Kumon também é conhecido por estimular a disciplina, a concentração e a confiança dos alunos em sua própria capacidade de aprendizado. 


Além disso, o acompanhamento constante do progresso do aluno e o feedback imediato dos orientadores são fundamentais para garantir o sucesso no método. 


Ao investir no Kumon, você pode ter certeza de que está proporcionando aos seus filhos uma base sólida para o aprendizado e desenvolvimento, que poderá ser levada para toda a vida.


Para saber mais a fundo como funciona um método de ensino individualizado, como o Kumon, leia o artigo que fizemos especialmente sobre este tema.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.