Confira dicas de interpretação de texto + 10 exercícios para praticar

20/03/2025
Kumon Brasil
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Estudando estudando sobre interpretação de texto


A interpretação de texto é entender o sentido do que está escrito, não apenas saber o que está escrito. Parece simples, mas muitos alunos enfrentam dificuldades nessa habilidade, o que afeta o desempenho em várias disciplinas, inclusive Matemática e Física. 


Afinal, se seu filho não compreende o enunciado de um exercício, como pode encontrar a resposta certa?


Saber interpretar bem os textos ajuda na escola, nas provas e também na vida. Ensina a pensar de forma crítica e a tomar decisões com mais segurança. Como responsável, você pode ajudar seu filho a desenvolver essa competência.


Neste artigo, vamos explicar como funciona a interpretação de textos, sua importância e como desenvolvê-la e aprimorá-la, além de apresentar 10 exercícios para praticar em casa. Vamos juntos nessa? Siga a leitura!


No curso de Língua Portuguesa do Kumon, o aluno aprende a interpretar textos de forma crítica. Saiba mais!

 

Leia mais:



O que é interpretação de textos?


Interpretação de textos nada mais é que conseguir entender o que está escrito em um texto não só a partir da alfabetização, mas de maneira crítica, pensando e refletindo com base nas informações absorvidas.


Ou seja, é muito mais que compreender o significado do que está escrito: é ter instrumentos para ir além do que foi exposto e criar uma opinião própria.


Para que serve a interpretação de textos?


A interpretação de textos é essencial para entender o sentido completo de um poema, de uma notícia, de uma crônica, de uma tirinha, e por aí vai. 


É com esse exercício que podemos formar o nosso pensamento crítico, ou seja, a capacidade de refletir sobre todo e qualquer fato. 


Por isso mesmo dizemos que saber como interpretar um texto é uma lição para a vida. Vai muito além de um exercício escolar ou, ainda, de vestibular. Quem sabe interpretar textos certamente entende melhor o mundo.


Existe diferença entre interpretação e compreensão de texto?


Sim, existe diferença entre compreensão e interpretação de texto. Questões ligadas à compreensão de texto normalmente têm maior relação com o autor e utilizam estas formas:


  • “O texto diz que…”;

  • “Segundo o autor…”;

  • “De acordo com o que foi lido…”;

  • “O texto informa que…”;

  • “O escritor sugere que…”.


Já as questões de interpretação de textos estão mais ligadas a quem lê e menos a quem escreveu. Elas consideram as ideias ou conclusões às quais o leitor pode chegar com base no que está escrito. 


Geralmente, são formuladas da seguinte maneira:


  • “Conclui-se que”;

  • “A partir do que foi lido, pode-se dizer que”;

  • “O texto permite entender que”;

  • “Com base no texto, deduz-se que”;

  • “Pode-se concluir que”.


Qual é a importância de uma boa interpretação de textos?

Pessoa fazendo interpretação de texto

A interpretação de textos é a base para construir argumentos, pensar criticamente, se comunicar melhor e absorver mais conhecimentos sobre o mundo.


Ou seja: essa habilidade não se limita às paredes da escola ou aos editais de concursos. Ela faz parte do cotidiano, desde quando a criança é bem pequena, mesmo que de forma não verbal.


Olhando de maneira mais prática, saber interpretar textos desenvolve a capacidade de raciocínio e o pensamento crítico, habilidades que fazem toda a diferença para quem deseja alcançar melhores resultados em provas, vestibulares ou concursos. 


Além disso, saber interpretar o que lê aumenta o domínio que o indivíduo tem sobre determinada informação.


Comunicação


Saber se comunicar é essencial para a sobrevivência dos seres humanos. Se um bebê chora por algum motivo e os pais não entendem a necessidade dele, não é só a comunicação que falha, mas toda a espécie.


Essa necessidade de comunicação nos acompanha por toda a vida. Qualquer que seja a carreira que a pessoa escolher, ela provavelmente não vai trabalhar sozinha, e temos quase certeza de que ela não vai viver em uma bolha.


Ou seja, todo mundo, em algum momento, vai precisar se comunicar com os colegas de forma escrita, por e-mails, mensagens ou memorandos. E, quanto mais clara for essa comunicação, mais chances de sucesso.


Diante disso, é evidente que as habilidades linguísticas e de comunicação precisam ser exercitadas. Mas como?


Ao ler textos com olhar crítico, ampliamos horizontes e aumentamos nossa capacidade de comunicação. Por isso, interpretar um texto faz toda a diferença.


Leitura


Para quem se pergunta como aprender interpretação de textos, é preciso ter em mente que a leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança. E tem sido cada vez mais importante para o futuro dela.


Nos vestibulares, no Enem, em provas e concursos públicos, a leitura interpretativa ganha mais relevância ano a ano. 


E isso não acontece somente nas provas de Português ou Literatura: independentemente da disciplina, é preciso entender claramente os enunciados das questões e aumentar as chances de responder a elas corretamente, ou diminuir o tempo das respostas.


Muitos estudantes podem, inclusive, ter bastante domínio e conhecimento do conteúdo das disciplinas de exatas, como Matemática, Física e Química, e mesmo assim não conseguir acertar alguma questão por não compreender o que está sendo pedido.


Compreensão


Segundo a estatística mais recente do Indicador de Analfabetismo Funcional (2018), o índice de analfabetos funcionais no Brasil entre 15 e 64 anos é de 30%. Há 20 anos, era de 40%.


Analfabeto funcional é aquela pessoa que, por mais que saiba ler e escrever, não consegue compreender textos simples. Ou seja, não consegue interpretar o que lê e, como consequência, pensar de maneira crítica.


Saber interpretar um texto é condição fundamental para elevar o nível de compreensão e entendimento do mundo, não só de forma escrita, mas no todo, por meio do desenvolvimento de um olhar crítico para todas as situações.


Interpretação


Saber se comunicar e interpretar um texto – o que está sendo dito ou lido – é o primeiro passo para evitar conflitos, que vão desde pequenos mal-entendidos até preconceitos, extremismos e opiniões baseadas em falsos argumentos.


Vivemos tempos em que as notícias falsas (as famosas fake news), ganham cada vez mais força e são transmitidas com uma velocidade espantosa, ficando muitas vezes difícil saber o que é verdade ou não.


Nesse contexto, a interpretação de textos funciona como um filtro para identificá-las e não ser vítima da desinformação.


Como fazer a interpretação de um texto? Veja 4 dicas!

Pessoa entendendo como fazer interpretação de texto

Interpretar um texto vai além de simplesmente ler as palavras. É preciso compreender a mensagem, analisar o contexto e identificar as ideias principais. A seguir, confira 4 dicas para desenvolver essa habilidade:


1. Faça a leitura e releitura do texto


A interpretação começa com a leitura atenta do texto, mas uma única leitura pode não ser suficiente. Muitas vezes, detalhes importantes passam despercebidos no primeiro contato. 


Por isso, reler o conteúdo com atenção ajuda a captar melhor as informações, entender a estrutura do texto e identificar pontos que precisam de mais análise. Se necessário, faça anotações para organizar as ideias principais.


2. Analise o contexto do texto


Compreender o contexto é essencial para interpretar um texto corretamente. Para isso, a dica é se fazer perguntas, como: Quem escreveu? Em que época? Qual era o objetivo do autor? 


A linguagem utilizada também pode indicar a intenção do texto e seu público-alvo. Esses elementos ajudam a entender as ideias apresentadas e evitam interpretações equivocadas, tornando a leitura mais clara e objetiva.


3. Faça a análise aprofundada do texto


Além da leitura e do contexto, uma análise mais detalhada pode revelar informações implícitas. Observe se há figuras de linguagem, ironias ou recursos estilísticos que influenciam o significado do texto. 


Considere também para quem o texto foi escrito e qual a intenção do autor. Relacione o conteúdo com outros conhecimentos que você já tem para ampliar sua compreensão e enriquecer sua interpretação.


4. Identifique e entenda as principais ideias do texto


Após a leitura, reflita sobre o conteúdo. Você conseguiu identificar os principais pontos de cada parágrafo? Entendeu como as ideias foram organizadas? 


Analise a estrutura do texto e como os argumentos se conectam. O objetivo é construir uma visão completa do material, unindo a compreensão de cada trecho à ideia geral do texto. Dessa forma, a interpretação se torna mais precisa e eficiente.


10 exercícios de interpretação de textos para treinar

Pessoa praticando a interpretação de texto

Que tal aproveitar para resolver exercícios que ensinam a interpretar um texto? A seguir, você encontra questões para testar seus conhecimentos.


Questão 1 (Enem Digital 2020)


Qual a influência da comunicação nos fluxos migratórios?


Denise Cogo, doutora em comunicação, discute a relação entre as tecnologias digitais e as migrações no mundo.


Para a especialista, grande parte das representações e das experiências que conhecemos dos imigrantes chega pela mídia. “A mídia é mediadora das relações”, explica.


O imigrante não é só um sujeito econômico, mas, explica Cogo, um sujeito sociocultural. Portanto, a comunicação integra a trajetória das migrações dentro de um processo histórico. “Desde o planejamento e o estudo das políticas migratórias para o país de destino até o contato com amigos e familiares, o encontro dos fluxos migratórios com as tecnologias digitais traz novas perspectivas para os sujeitos. Também se abre a possibilidade para que, com um celular na mão, os próprios imigrantes possam narrar suas histórias, construindo novos caminhos”, analisa.


Fonte: http://exercicios.brasilescola.uol.com.br; Acesso em: 17 mar. 2025.


Ao trazer as novas perspectivas acionadas pelos sujeitos na escrita de suas histórias, o texto apresenta uma visão positiva sobre a presença da(s):


a) economia na formação cultural dos sujeitos.

b) manifestações isoladas nos processos de migração.

c) narrações oficiais sobre os novos fluxos migratórios.

d) abordagens midiáticas no tratamento das informações.

e) tecnologias digitais nas formas de construção da realidade.


Alternativa correta: e) tecnologias digitais nas formas de construção da realidade.


O texto explora o papel da mídia na mediação das relações sociais e destaca o imigrante como um sujeito sociocultural. Nesse cenário, as tecnologias digitais aparecem como uma ferramenta para facilitar sua integração, ampliando as possibilidades de vivência e interação desse grupo na sociedade.


Questão 2 (Enem 2020)

Exemplo de conteúdo para fazer interpretação de texto

Em sua conversa com o pai, Calvin busca persuadi-lo, recorrendo à estratégia argumentativa de:


a) mostrar que um bom trabalho como pai implica a valorização por parte do filho.

b) apelar para a necessidade que o pai demonstra de ser bem-visto pela família.

c) explorar a preocupação do pai com a própria imagem e popularidade.

d) atribuir seu ponto de vista a terceiros para respaldar suas intenções.

e) gerar um conflito entre a solicitação da mãe e os interesses do pai.


Alternativa correta: d) atribuir seu ponto de vista a terceiros para respaldar suas intenções.


Para conquistar a aprovação do pai e evitar a tarefa doméstica, Calvin recorre a elogios validados por terceiros. Ele destaca que "os entrevistados acham que você está fazendo um bom trabalho como pai", buscando reforçar a imagem paterna de forma estratégica para obter seu apoio e se livrar da obrigação.


Questão 3 (Enem 2020)


Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com o sogro, descombinaram. Foi só conta de colher o milho e vender. Mudou pra casa do velho Chico Lourenço [seu pai]. Fumaça própria só viu subir um par de anos depois, quando o pai repartiu as terras. De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito. Cada qual mais topetudo, muitas vezes dona Aparecida ouvia o marido reclamar da natureza forte do filho. Ela escutava com paciência e respondia dum jeito sempre igual:


— “Quem herda, não rouba”.


Vinha um brilho nos olhos, o velho se acalmava.


ROMANO, O. Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.


Os ditados populares são frases de sabedoria criadas pelo povo, utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega um ditado popular com a intenção de:


a) criticar a natureza forte do filho.

b) justificar o gênio difícil de Chiquito.

c) legitimar o direito do filho à herança.

d) conter o ânimo violento de Chico Lourenço.

e) condenar a agressividade do marido contra o filho.


Alternativa correta: b) justificar o gênio difícil de Chiquito.


O texto sugere que a personalidade forte de Chiquinho é uma característica herdada do pai, como indicado pela frase “De tão parecidos, pai e filho nunca combinaram direito.” Para reforçar essa ideia, utiliza-se um ditado popular de forma figurativa, explicando que o temperamento difícil de Chiquinho era uma herança paterna.


Questão 4 (Enem 2019)


A ciência do Homem-Aranha


Muitos dos superpoderes do querido Homem-Aranha de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para produção de novos materiais.


O “sentido-aranha” adquirido por Peter Parker funciona quase como um sexto sentido, uma espécie de habilidade premonitória e, por isso, soa como um mero elemento ficcional. No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza.


Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente. Em muitas espécies, esse tato por meio dos pelos tem papel mais importante que a própria visão, uma vez que muitas aranhas conseguem prender e atacar suas presas na completa escuridão. 


E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas? Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de pelo em cada cm² do corpo, enquanto algumas espécies de aranha podem chegar a ter 40 mil pelos por cm²; segundo, porque cada pelo das aranhas possui até 3 nervos para fazer a comunicação entre a sensação percebida e o cérebro, enquanto nós, seres humanos, temos apenas 1 nervo por pelo.


Fonte: http://exercicios.brasilescola.uol.com.br; Acesso em: 17 mar. 2025.


Como estratégia de progressão do texto, o autor simula uma interlocução com o público leitor ao recorrer à:


a) revelação do “sentido-aranha” adquirido pelo super-herói como um sexto sentido.

b) caracterização do afeto do público pelo super-herói marcado pela palavra “querido”.

c) comparação entre os poderes do super-herói e as habilidades biológicas das aranhas.

d) pergunta retórica na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas.

e) comprovação das diferenças entre a constituição física do homem e da aranha por meio de dados numéricos.


Alternativa correta: d) pergunta retórica na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas.


A pergunta retórica presente no texto (“E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas?”) tem a função de envolver o leitor e introduzir respostas ao tema. Essa estratégia ajuda a desenvolver as explicações sobre o sistema sensorial desses animais, estabelecendo um diálogo que conduz à progressão das ideias.


Questão 5 (Enem 2017)

Exemplo de conteúdo para fazer interpretação de texto

Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções comunicativas. Os objetivos desse cartaz estão voltados para a conscientização dos brasileiros sobre a necessidade de


a) as crianças frequentarem a escola regularmente.

b) a formação leitora começar na infância.

c) a alfabetização acontecer na idade certa.

d) a literatura ter o seu mercado consumidor ampliado.

d) as escolas desenvolverem campanhas a favor da leitura.


Alternativa correta: b) a formação leitora começar na infância.


A campanha tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura nas crianças, ou seja, motivá-las a ler. No entanto, o primeiro passo para isso acontecer é que um adulto leia para elas, como exemplificado pela frase "tudo começa quando você abre um livro pra ela".


Questão 6 (UEA - 2017)


Leia o trecho de Quincas Borba, de Machado de Assis:


E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas1, soluços e sarabandas2, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.


(Quincas Borba, 1992.)


1 polca: tipo de dança.

2 sarabanda: tipo de dança.


De acordo com o narrador,


a) os erros do passado não afetam o presente.

b) a existência é marcada por antagonismos.

c) a sabedoria está em perseguir a felicidade.

d) cada instante vivido deve ser festejado.

e) os momentos felizes são mais raros que os tristes.


Alternativa correta: b) a existência é marcada por antagonismos.


A partir da leitura do trecho de Quincas Borba, fica evidente que a vida é definida por contrastes e oposições, como o choro e o riso. Esses antagonismos, ao coexistirem, formam o equilíbrio da existência.


Questão 7 (Enem 2019)


Um amor desse

Era 24 horas lado a lado

Um radar na pele, aquele sentimento alucinado

Coração batia acelerado


Bastava um olhar pra eu entender

Que era hora de me entregar pra você

Palavras não faziam falta mais

Ah, só de lembrar do seu perfume

Que arrepio, que calafrio

Que o meu corpo sente

em que eu queira, eu te apago da minha mente


Ah, esse amor

Deixou marcas no meu corpo

Ah, esse amor

Só de pensar, eu grito, eu quase morro


AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro.

Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).


Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a:


a) revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.

b) ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.

c) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.

d) divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.

e) naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.


Alternativa correta: c) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.


A canção utiliza o duplo sentido das palavras para transformar o amor, inicialmente visto de forma romântica, em um símbolo de dominação e violência contra a mulher. Nos versos “Ah, esse amor / Deixou marcas no meu corpo / Ah, esse amor / Só de pensar, eu grito, eu quase morro”, a carga lexical se afasta do sentimentalismo e revela sinais de agressão física e medo, rompendo com a ideia de afeto e destacando um contexto de opressão e sofrimento.


Questão 8 (UERJ - 2016/1)


“Todo abacate é verde. O incrível Hulk é verde. O incrível Hulk é um abacate.”


Todo argumento pode se tornar um sofisma: um raciocínio errado ou inadequado que nos leva a conclusões falsas ou improcedentes.


O último parágrafo do texto é um exemplo de sofisma, considerando que, da constatação de que todo abacate é verde, não se pode deduzir que só os abacates têm cor verde.


Esse é o tipo de sofisma que adota o seguinte procedimento:


a) enumeração incorreta

b) generalização indevida

c) representação imprecisa

d) exemplificação inconsistente


Alternativa correta: b) generalização indevida


A generalização indevida ocorre quando se chega a uma conclusão ampla e precipitada com base em uma amostra muito pequena ou específica, sem poder sustentá-la como válida para todos os casos. No exemplo citado, isso resulta em um erro lógico, pois a conclusão gerada não pode ser aplicada de forma generalizada a todas as situações possíveis.


Questão 9 (Enem 2017)

Exemplo de conteúdo para fazer interpretação de texto

Importantes recursos de reflexão e crítica próprios do gênero textual, esses quadrinhos possibilitam pensar sobre o papel da tecnologia nas sociedades contemporâneas, pois:


a) indicam a solidão existencial dos usuários das redes sociais virtuais.

b) criticam a superficialidade das relações humanas mantidas pela internet.

c) retratam a dificuldade de adaptação de pessoas mais velhas às relações virtuais.

d) ironizam o crescimento da conexão virtual oposto à falta de vínculos reais entre as pessoas.

e) denunciam o enfraquecimento das relações humanas nos mundos virtual e real contemporâneos.


Alternativa correta: d) ironizam o crescimento da conexão virtual oposto à falta de vínculos reais entre as pessoas.


A crítica nos quadrinhos é expressa pela ironia com que a personagem interage no ambiente virtual. O retrato de um indivíduo que busca informações por meios digitais, ao confirmar a preocupação de sua suposta esposa sobre seu distanciamento, reforça a crescente conexão online que se opõe à preservação dos vínculos reais.


Questão 10 (Enem 2023)

Exemplo de conteúdo para fazer interpretação de texto

Esse anúncio publicitário, veiculado durante o contexto da pandemia de covid-19, tem por finalidade


a) divulgar o canal telefônico de atendimento a casos de violência contra a mulher.

b) informar sobre a atuação de uma entidade defensora da mulher vítima de violência.

c) evidenciar o trabalho da Defensoria Pública em relação ao problema do abuso contra a mulher.

d) alertar a sociedade sobre o aumento da violência contra a mulher em decorrência do coronavírus.

e) incentivar o público feminino a denunciar crimes de violência contra a mulher durante o período de isolamento.


Alternativa correta: e) incentivar o público feminino a denunciar crimes de violência contra a mulher durante o período de isolamento.


A letra E é a correta, pois a imagem, que apresenta apenas mulheres, e a frase em primeira pessoa "Eu não me calo", acompanhada de verbos no imperativo como "Não se cale" e "Denuncie!", reforçam a ideia de que a campanha tem o objetivo de incentivar as mulheres a denunciarem crimes de violência durante o período de isolamento.


Como melhorar a interpretação de textos? Confira 11 dicas!

Pessoa fazendo interpretação de texto

Se você já está craque na interpretação de textos, deve ter percebido que ela é fundamental para o sucesso, não só nos estudos ou na carreira, mas para a vida toda.


Para começar agora a desenvolver essa habilidade tão importante, confira algumas atividades e dicas de como interpretar um texto corretamente!


1. Leia


Vamos começar pelo óbvio. Se você quer compreender melhor o que lê, precisa, antes de tudo, ler.


Para alguns pode parecer um pouco difícil no início. Porém, depois que criar o hábito de ler, você deixa de ver essa atividade somente como um exercício e passa a desfrutar do imenso prazer e de todos os benefícios trazidos pela leitura.


2. Faça questionamentos


Aprenda a questionar o que lê. Pode ser um livro, um conto de fadas, um post nas redes sociais, uma mensagem ou uma notícia.


O mais importante é saber como fazer uma leitura ativa, refletindo e fazendo perguntas sobre o texto, em vez de apenas absorver a informação. Esse é um dos melhores exercícios de interpretação de textos.


3. Consulte o dicionário


Para compreender um texto em sua plenitude, é preciso entender todas as palavras que estão nele. Muitas vezes, dependendo da palavra, ela pode alterar o sentido de uma frase ou mesmo do conteúdo inteiro.


Um bom hábito é ler com um dicionário – físico ou on-line – sempre por perto. Hoje em dia os dicionários de língua portuguesa contam com versões on-line, e também há uma grande quantidade de aplicativos para celular.


Dependendo do aparelho ou sistema que você usa para ler livros digitais, é possível marcar a palavra desconhecida e consultar seu significado durante a leitura.


4. Tenha atenção


Atualmente, lidamos com um volume de informação muito superior àquele com que nossos pais ou avós precisavam lidar.


Somos impactados com textos o dia todo em redes sociais, em aplicativos de mensagens e em posts como este. Diante de tantos estímulos, é natural que essas informações sejam consumidas mais rápido e menos profundamente.


Isso acontece, principalmente na internet, por meio de uma espécie de leitura dinâmica, ou seja, ler saltando palavras, linhas ou mesmo parágrafos, “passando os olhos” pelo conteúdo.


Se você quer realmente melhorar a capacidade de interpretar textos, precisa ler devagar e com bastante atenção. Alguns textos mais complexos, como os livros cobrados no vestibular, vão exigir ainda mais concentração.


Nesses casos, nada de atrapalhar o foco com celular, televisão ou outras distrações enquanto está lendo. E quanto mais calmo, tranquilo e bem iluminado o local, melhor.


5. Reescreva


Quando você entende e sabe como interpretar um texto, é capaz de transmitir seu conteúdo para outras pessoas e explicar o que leu.


Ao expor suas ideias, exercita a escrita e o pensamento crítico, além da habilidade de redigir de forma lógica e estruturada.


Reescrever textos e fazer resenhas de livros, por exemplo, são ótimas maneiras de praticar essas habilidades. 


Ao fazer isso, você logo sentirá necessidade de apresentar argumentos que embasem o que está sendo dito, melhorando não só a interpretação de textos, mas também pensamento crítico, raciocínio lógico e vocabulário.


6. Leia devagar e sem parar


Sempre que se deparar com um texto novo, procure fazer uma primeira leitura geral, para compreender todo o contexto. Essa é uma forma de, mesmo sem compreender algum ponto específico, ter uma visão global sobre o que trata o texto.


Em seguida, você pode reler tudo com mais calma, dedicando mais atenção aos pontos em que tiver mais dificuldade.


7. Destaque palavras desconhecidas


Quando estiver lendo, tenha uma caneta colorida ou marca-texto. Se encontrar alguma palavra que não conhece, destaque-a com a caneta e siga em frente na leitura. 


Fazendo isso, você não interrompe a leitura e consegue ter uma ideia do contexto geral do que está lendo.


Depois, você pode voltar e pesquisar no dicionário o que significa cada palavra nova que marcou. Preste atenção para ver se ela altera ou não o contexto do que você havia lido.


8. Leia em voz alta


Como já explicamos aqui no blog, existem inúmeros estilos de aprendizagem.


Ler o texto em voz alta ajuda a trabalhar outra forma de absorver o conteúdo, por meio da fala e da audição.


Além disso, ler em voz alta impede que você faça uma leitura dinâmica, contribuindo para manter maior foco no que está escrito. Acredite: pode fazer toda a diferença na sua interpretação de textos!


9. Faça resumos


Você pode fazer resumos do que leu por parágrafos, capítulos ou temas. Isso ajuda a exercitar a leitura atenta e crítica. Durante esse exercício, não tenha medo de colocar suas opiniões no resumo.


Essa é uma ótima maneira de saber se você está interpretando o texto corretamente.


10. Faça anotações à mão


Um estudo publicado na revista Psychological Science mostrou que quem faz anotações à mão consegue se lembrar melhor delas do que quem o faz digitando. Uma explicação possível é a de que quem faz anotações usando papel e caneta tende a prestar mais atenção nelas. 


Meios digitais oferecem facilidades que não estimulam a memória, como a busca por palavras ou a possibilidade de copiar e colar.


11. Explique o que leu


Pode ser para um amigo, um familiar ou para você mesmo. 


Ao explicar o que leu, você conseguirá saber exatamente que partes compreendeu melhor e quais não ficaram muito claras.


Também precisará exercitar sua capacidade de resumo e de interpretação de textos, construindo ideias com início, meio e fim.


Como aprender a interpretar textos com o Método Kumon?

Criança usando o Método Kumon de interpretação de texto

O curso de Português do Kumon é voltado para a formação de leitores. O método tem como objetivo desenvolver a capacidade de leitura, o pensamento crítico e a interpretação de textos. 


Essas aptidões são essenciais para o aluno adquirir autodidatismo e conseguir assimilar conteúdos de qualquer disciplina, sentindo-se preparado para estudar por conta própria.


Absorver o universo das palavras desde cedo faz toda a diferença para criar uma base sólida e incentivar a criança para que ela desenvolva o gosto pela leitura.


No Kumon, o aluno vai progredir e ampliar seus conhecimentos independentemente do ano escolar, por meio da orientação individualizada e no ritmo certo, avançando continuamente de forma progressiva.


Incentivo à leitura


O Kumon de Português desenvolve a capacidade que cada aluno possui para aprender a ler e compreender diversos tipos de texto, além de despertar o gosto pela leitura. 


As habilidades de raciocínio, vocabulário e interpretação de textos são exponencialmente ampliadas conforme o aluno aprende a gostar de ler.


À medida que os alunos vão avançando no material didático, desenvolvem cada vez mais suas capacidades para continuar lendo e compreendendo obras cada vez mais complexas.


Para ajudar a desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de compreensão, dentro do curso de Português do Kumon, tem a Bibliografia Recomendada, com uma seleção de obras de diversos gêneros listadas em ordem de dificuldade. 


A BRK ajudou a formar muitos leitores apaixonados por livros, prontos para explorar ao máximo seu potencial, e está pronta para fazer o mesmo por você!


Aprendizado de acordo com cada ritmo


É importante estimular o interesse pela leitura e interpretação de textos desde cedo. No Kumon isso é feito dia a dia – a cada tarefa realizada, a criança ganha consciência de seu potencial.


Por meio de uma programação de estudo exclusiva, os alunos evoluem gradativamente e se sentem cada vez mais incentivados a buscar novas literaturas. Você começa os estudos com conteúdos adequados e se desenvolve a partir daí.


Com a orientação individualizada guiamos a evolução do aluno passo a passo, de forma leve e intuitiva.


Material didático direcionado

Professora ensinando as crianças interpretação de texto

No Kumon, o aluno se torna capaz de compreender e redigir textos cada vez mais complexos sobre os mais diversos assuntos.


O material didático é elaborado para desenvolver progressivamente as habilidades de leitura ao proporcionar o contato com diferentes tipos de texto.


A complexidade dos textos e o vocabulário são sequenciados de modo a respeitar o ritmo do aluno, ao mesmo tempo que aumentam a capacidade do aluno de interpretar o que lê.


Dessa forma, o aluno cria um forte elo com diferentes tipos de literatura, desenvolvendo a habilidade de interpretar o que está escrito e aguçando a curiosidade por outros assuntos.


Se interessou? Saiba que sempre tem Kumon por perto. Descubra a unidade mais próxima!


Conclusão


Neste post, você entendeu como a interpretação de textos faz parte do dia a dia e vai muito além das salas de aula.


A capacidade de compreender o que está escrito e, a partir daí, raciocinar criticamente, construindo as próprias opiniões, é importante tanto para vestibulares, provas, concursos e carreira quanto para uma boa relação com as pessoas.


Quem sabe interpretar um texto tem mais chances de sucesso nos estudos, na profissão e na vida de maneira geral.


Algumas formas de desenvolver essa competência são escrever resenhas e resumos, consultar o dicionário, manter a concentração, pensar de maneira crítica, sempre questionando, e ler muito.


Você também pode alcançar resultados incríveis com o Kumon de Português. Ele é voltado para a formação de leitores e trabalha a alfabetização e os estudos com base na interpretação de textos.


Além disso, o método desenvolve habilidades e capacidades como concentração e disciplina, que são para a vida toda. 


Quer saber mais? Então visite nosso site ou a unidade mais próxima e saiba tudo o que o Kumon tem a oferecer para melhorar a interpretação de textos e proporcionar novos conhecimentos!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

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