Sim, é possível desenvolver o hábito de estudo!

24/07/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

O hábito é um comportamento aprendido, que se repete regularmente, conscientemente ou não, como lavar as mãos e escovar os dentes. Trata-se de uma ação espontânea, ou seja, realizada de modo natural por todos os seres vivos. Ao reconhecer uma atividade, o cérebro poupa energia e passa a se dedicar a coisas novas. Desse modo, não há a sensação de vermos algo pela primeira vez e temos mais segurança para executar a tarefa, pois já a conhecemos e estamos acostumados com ela.

No processo de aprendizagem, o hábito é um grande aliado da criança. Sabe-se que não é possível interiorizar um conteúdo do dia para a noite. Por isso, ao estudar um pouco todos os dias, o aluno assimila melhor a matéria, aperfeiçoa as próprias habilidades, adquire gosto pelo aprendizado e, consequentemente, aumenta o rendimento escolar.

Entretanto, alguns pais relatam que o filho sente dificuldades de estudar diariamente. Isto ocorre porque ele enxerga a atividade como uma obrigação. Nesse caso, é necessário estimulá-lo para que ele passe a encarar os estudos como algo prazeroso e enriquecedor. Assim, a criança compreenderá que a prática constante é primordial para fortalecer as aptidões e os conhecimentos obtidos em sala de aula.

A seguir, preparamos uma lista de sugestões para fazer com que seu filho desenvolva o hábito de estudar todos os dias. Confira!

10 dicas para adquirir o hábito de estudar:


1) Crie um cronograma de estudo

O cronograma é uma estratégia de aprendizado, que tem o intuito de organizar a rotina de estudos do aluno. Por meio dessa agenda, são definidos os horários e as tarefas a serem feitas no dia. Dessa forma, o estudante consegue avançar no conteúdo de modo rápido e eficiente.

Ao montá-lo, o responsável deve tomar cuidado para não comprometer outras atividades, como escola e lazer, tampouco sobrecarregar a criança sem levar em consideração a sua rotina e ritmo de aprendizagem. Diante disso, o Kumon oferece planejamento individualizado e orientação exclusiva, respeitando a realidade do aluno, que adquire o hábito de estudo e sente-se motivado a continuar aprendendo.


2) Estabeleça metas reais

Quais são os objetivos? Ao especificá-los, lembre-se de que cada criança é única, portanto, tem um ritmo de desenvolvimento diferente. Por isso, o Kumon reúne orientadores e pais para desenharem um planejamento de aprendizagem compatível com as necessidades do pequeno. O aluno inicia os estudos no nível adequado às suas capacidades e somente passa para a próxima etapa após ter absorvido o conteúdo.


3) Determine o tempo de estudo

Ficar horas seguidas nos livros ou cadernos pode desmotivar o seu filho, além de não o ajudar a entender a matéria. O ideal é ver a disponibilidade da criança e calcular quanto tempo ela consegue se dedicar aos estudos. Por exemplo, no Kumon, os alunos são orientados a reservarem alguns minutos do dia para as tarefas, se possível de manhã e no mesmo horário; assim, terão o resto do dia para fazerem outras atividades. Inicie com 15 minutos e, aos poucos, aumente o tempo de concentração para 30 ou 40 minutos.


4) Organize um local para os estudos

Durante os estudos, afaste objetos que possam tirar a atenção do seu filho, como celular e televisão. Defina um ambiente confortável e silencioso. Após terminar a tarefa, diga para ele guardar o material no mesmo local; desta maneira, vai ajudá-lo a ter mais organização.


5) Não deixe para amanhã o que você pode estudar hoje

Ao acumular os exercícios, a criança se sentirá sobrecarregada e desestimulada. Então, oriente seu filho a realizar as tarefas diariamente. Essa atitude o ajudará a avançar de modo contínuo, sem pesar na rotina.


6) Aproveite o material de estudo

No Kumon, o aluno possui um material didático autoinstrutivo, que lhe permite progredir por conta própria. Ele é instigado a resolver os exercícios sozinho, desenvolvendo raciocínio lógico, concentração, disciplina e independência.


7) Faça exercícios de fixação

Os exercícios de fixação são ótimos para compreender a matéria e para perceber os pontos a melhorar. Por isso, todos os dias, os alunos do Kumon fazem tarefas na unidade e em casa, para aperfeiçoarem os conhecimentos sobre assuntos mais complexos.


8) Faça pausas entre os estudos

Os intervalos são essenciais para o cérebro absorver o conteúdo estudado. Durante a pausa, diga para a criança tomar água, comer um lanche ou caminhar.


9) Realize atividades de lazer que complementem o estudo

Passeios culturais, como ir ao teatro, ao cinema e ao museu, permitem que seu filho potencialize os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Também deixe à disposição da criança livros e brinquedos de montar; isso estimula a criatividade e desperta ainda mais o interesse pela aprendizagem.


10) Pense na recompensa

Ao praticar todos os dias, o aluno desenvolve o hábito de estudo, a concentração, disciplina, autoconfiança e organização. Ele compreende que estudar é importante para seu futuro e passa a ter mais compromisso com essa atividade. Além disso, ao dominar um conteúdo, a criança se sentirá segura e capaz de avançar em outras disciplinas escolares.


Quer desenvolver o hábito de estudo em seu filho? Entre em contato com uma de nossas unidades e venha conhecer o método Kumon. 



Tags: método, aprendizado, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade