Professor como facilitador da aprendizagem: como funciona no Kumon?

11/10/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:


Os professores são aqueles responsáveis por criarem recursos que levam as crianças a obterem novas experiências. É o professor quem auxilia os alunos na aprendizagem dentro da sala de aula. 

A educação desperta o conhecimento, porém é preciso que o aluno desenvolva a autonomia nos estudos para que isso aconteça. O processo educativo é responsável por transformar o indivíduo e é essencial para ajudar o aluno a conviver em sociedade.  


O orientador no Método Kumon como facilitador da aprendizagem 

Primeiramente, é preciso ter um olhar mais analítico às necessidades atuais dos alunos. Cada criança deve aprender a ser responsável desde pequeno, a assumir seus deveres, a ter disciplina dentro de casa e na escola, e ainda se responsabilizar pelos seus atos. 

O professor facilitador da aprendizagem é aquele capaz de identificar as fortalezas e dificuldades dos alunos em determinadas matérias. Além disso, ajuda o aluno a desenvolver a autonomia nos estudos. Isso significa permitir, despertar, incentivar, valorizar e exercitar o poder de pensar do indivíduo ao longo de todo o processo estudantil.  

O aluno que desenvolve a capacidade de autonomia, desenvolve também a autoconfiança e aprende a pensar, analisar, pesquisar, argumentar, defender um ponto de vista, criticar e aprende a importância da liberdade de expressão.  

Para que haja um ensino que desperte essa evolução nas crianças, o professor precisa ser um facilitador da aprendizagem. Esse professor está ali para facilitar a aquisição de capacidades e conhecimento. Isso faz com que o aluno se torne um autodidata, onde possa perceber a importância e necessidade em aprender. 

Conhecimento é algo construído ao longo do tempo e mesmo que saibamos muito sobre determinada área, sempre há algo para aprender. Isso porque o conhecimento é uma prática constante de novas descobertas e inovações surgem a cada dia. 

No método Kumon há a premissa de incentivar a criança a obter autonomia nos estudos, se tornando um aluno dedicado com disciplina e responsabilidade, onde por meio do estudo diário desenvolve capacidades como concentração, raciocínio lógico, autoconfiança, independência, habilidades de leitura, escrita e fala. 

No Kumon, os professores são orientadores e facilitadores da aprendizagem. Por meio de um material didático individualizado, ou seja, focado nas particularidades de cada aluno, junto de uma orientação individualizada a criança poderá avançar de acordo com seu ritmo, de forma tranquila e com toda a segurança que precisa. 

Dessa forma, os orientadores do Kumon estão constantemente aprendendo com cada aluno, o que acaba se tornando uma experiência muito gratificante para ambos. Os alunos são sempre elogiados a cada conquista. Cada vitória é celebrada, fazendo com que o próprio aluno estabeleça novos objetivos na vida acadêmica. 

O papel do orientador no método Kumon é orientar o aluno a estudar o material da melhor forma, se dedicar às lições de casa e a praticar a autocorreção dos exercícios propostos, identificando os próprios erros, encontrando as soluções. 

Quer conhecer mais sobre o método Kumon? Visite a unidade mais próxima!  


Tags: método, aprendizado

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade