O papel da música na educação infantil é muito maior que apenas entreter a criançada. A música para crianças trabalha a coordenação motora, estimula habilidades essenciais para a educação socioemocional, auxilia a percepção sonora e até mesmo a alfabetização infantil.
Isto sem falar em outros benefícios, como o estímulo da percepção espacial, de habilidades cognitivas como a concentração, criatividade, disciplina e imaginação, além do desenvolvimento da linguagem, tanto falada quanto corporal.
Por estes e tantos outros motivos, vamos mostrar neste artigo que proporcionar o contato com a música na educação infantil é uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento de seu filho de maneira lúdica e divertida.
Portanto, se você tem curiosidade em saber como trabalhar esse recurso na educação infantil ou quer entender melhor quais são os benefícios desta prática, continue lendo!
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A música pode ser trabalhada em todas as fases da educação infantil?
“Nana neném, que a cuca vem pegar...”
Desde muito cedo, o ser humano é estimulado musicalmente. Assim, desenvolve muito mais que a habilidade de reconhecer sons e melodias, mas aprende a associá-las como parte integrante e essencial da linguagem.
Ao longo do tempo, estas capacidades passam a ser trabalhadas de formas distintas, de acordo com a fase do desenvolvimento infantil.
Por exemplo: uma professora pode usar a música na educação infantil como parte da contação de histórias, em cantigas de roda ou na hora de pular corda. Outra, pode propor uma oficina de construção de instrumentos musicais com sucata, enquanto outra pode motivar a criação de um coral.
Em todas estas fases distintas do desenvolvimento da criança, a música traz inúmeros benefícios, como veremos mais adiante neste texto.
Como a música pode ser trabalhada na educação infantil?
É importante notar que o uso da música na educação infantil não se restringe às aulas de musicalização propriamente ditas, mas pode (e deve) ser trabalhada também nas aulas regulares, como instrumento pedagógico para enriquecer a aprendizagem.
Veja algumas formas de usar a música para crianças em sala de aula:
“Pela estrada afora, eu vou bem sozinha….”. Basta lembrar de grande parte dos contos clássicos para perceber que as histórias funcionam perfeitamente em conjunto com as canções. Trabalhar a contação de histórias junto com músicas estimula a criatividade e leva a imaginação ainda mais longe.
Assim como apresentar livros para crianças não-alfabetizadas, pode-se apresentar os instrumentos musicais para os alunos, mesmo que isso não signifique tocá-los. O contato com diferentes ritmos e gêneros musicais é bastante benéfico para seu filho.
Além de conhecer os instrumentos, a escola pode ir além e propor que os alunos construam seus próprios instrumentos musicais. Tambores de lata, chocalhos, cuíca e xilofone são apenas alguns exemplos.
Cantigas de roda e brincadeiras como “dança das cadeiras”, que estimulam a integração entre as crianças e o espírito de grupo.
Em seus livros, o professor Toru Kumon gostava muito de ressaltar a importância da música no desenvolvimento infantil. Por isso, no método Kumon, a música para crianças e os livros de canções são pontos fundamentais no apoio ao processo de alfabetização.
De que forma a música contribui para o aprendizado?
Apresentar a música para crianças possui um efeito muito benéfico enquanto ferramenta educacional, contribuindo para o processo de aprendizagem de forma global.
Além disso, a utilização da música na educação infantil como instrumento de aprendizado está bastante ligada ao protagonismo e autonomia infantil, já que permite que a criança aprenda inúmeras habilidades importantes para seu desenvolvimento de modo prático e divertido.
Entretanto, é preciso estar atento para o caráter experimental e de linguagem da música. Apesar de todos os benefícios da música na educação infantil, ainda deve haver espaço para que ela seja experimentada pelas crianças como uma forma de arte, diversão e expressão.
Quais são os benefícios de utilizar música na educação infantil?
Você sabia que a influência da música na educação infantil vai bem além do aprendizado? A seguir, veja alguns dos benefícios que a música para crianças traz para os alunos.
Contribui para a melhoria da saúde mental
Aprender mais que o conteúdo curricular, desenvolvendo a inteligência socioemocional, é fundamental não só para a preparação para a vida adulta, como também para o mercado de trabalho.
Ao aprender a lidar com conflitos e diferenças, resolver problemas, se relacionar bem com os outros e se conhecer melhor, seu filho desenvolve habilidades muito desejadas nos profissionais de hoje e do futuro, conhecidas como soft skills.
Devido a sua importância, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que as atividades socioemocionais sejam incluídas como parte do processo de formação integral dos alunos.
Diante de tudo isso, a música na educação infantil exerce um papel bastante importante para tornar este tipo de dinâmica mais natural e alcançar resultados expressivos.
Promove a formação da personalidade das crianças
Dependendo do tipo de atividade realizada, os benefícios da música na educação infantil são percebidos tanto no que diz respeito à socialização e relacionamento com o próximo, quanto em relação à autoestima e autoconhecimento.
Além disso, o contato com vários tipos de instrumentos musicais, sonoridades e ritmos ajuda a criança a construir os próprios gostos, sendo parte da determinação de sua identidade.
Auxilia a melhora da capacidade de aprendizagem lógico-matemática
Se você já teve algum contato com teoria musical, sabe que ela mantém uma relação direta com a matemática e o raciocínio lógico-matemático.
Afinal, músicas nada mais são do que sequências de notas executadas em determinada ordem, com durações diferentes para cada uma delas. Isso fica bem claro quando você examina uma partitura musical, por exemplo.
Em uma partitura, estão definidos todos os elementos da música de forma matemática: por quanto tempo cada nota deve soar, qual será a velocidade do batimento e como o ritmo é organizado em compassos.
A duração de uma nota é definida por figuras, as famosas “bolinhas” sobre a partitura. Chamadas de semibreves, mínimas, semínimas, colcheias e semicolcheias, cada uma representa se a nota deverá soar por 1 tempo inteiro, ½ ou ¼, por exemplo.
A música na educação infantil não tem a obrigação nem a pretensão de entrar tão a fundo neste tema, porém é uma excelente forma de mostrar à criança a aplicação da matemática no dia a dia de modo prático e lúdico.
Permite o desenvolvimento da expressão corporal
A expressão corporal é tão importante para a linguagem quanto a comunicação oral. Isso porque, desde o primeiro dia de vida de uma criança, ela age como instrumento de comunicação e compreensão do mundo. Antes de compreender sons ou aprender a falar, o bebê aprende o significado de gestos.
Estas habilidades nos acompanham por toda a vida e atuam como parte de nossa comunicação, muitas vezes determinando a forma como alguém é visto ou percebido. Em entrevistas de emprego, por exemplo, este é um ponto bastante avaliado pelos recrutadores.
Assim, a música na educação infantil atua como um instrumento divertido para o desenvolvimento da expressão corporal e, consequentemente, ampliação da linguagem.
Estabelece o contato com diferentes culturas e idiomas
Aprender inglês com música é uma técnica de aprendizagem bastante recomendada em todas as idades. Não há dúvida de que o contato frequente com a língua traz inúmeros benefícios para a pronúncia e o aumento de vocabulário.
Da mesma forma, isso acontece no estudo de outros idiomas, como o espanhol, francês ou japonês.
Porém, o contato com outras culturas proporcionado pela música na educação infantil pode acontecer somente em português, sem precisar de nenhum outro idioma envolvido. Basta olhar para o tamanho de nosso país e sua imensa variedade cultural para entender melhor.
Pense na quantidade e riqueza de informação que as músicas de Luiz Gonzaga, por exemplo, trazem para uma criança que estuda no sul do país. Ou, por outro lado, o que as histórias sertanejas contadas por Almir Sater têm a agregar ao repertório cultural de uma criança nascida em Salvador.
Estimula a criatividade
A criatividade está entre as habilidades cognitivas mais valorizadas pelo mercado de trabalho, e também entre aquelas mais necessárias ao longo da vida de quem nasce em um mundo cada vez mais acelerado.
Em um contexto no qual as mudanças são constantes, rápidas e imprevisíveis, é fundamental que o indivíduo empregue sua criatividade para encontrar soluções para os novos desafios que elas trazem.
Não à toa, esta é uma competência que deve estar contemplada no projeto político pedagógico das escolas. E é aí que entra a música na educação infantil.
Por meio de dinâmicas, canções, brincadeiras e histórias envolvendo música, ou mesmo aulas e oficinas que coloquem a criança em contato com instrumentos musicais, facilita-se a aprendizagem e desenvolvimento dessa habilidade tão importante.
Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora
Você conhece os conceitos de coordenação motora grossa (ou ampla) e fina?
Resumidamente, o que isso quer dizer é que existe uma coordenação motora relacionada à capacidade de correr, brincar, pular, etc, enquanto outra está ligada à habilidade para usar com precisão músculos menores, para movimentos delicados específicos como escrever ou recortar.
A música na educação infantil consegue trabalhar bastante ambos os tipos, seja pela forma de produzir o som, tocando um instrumento que exige a colocação correta dos dedos nas casas ou teclas, por exemplo, seja por meio das palmas, pulos e danças relacionados à música.
Melhora a concentração
Registrar, identificar e reproduzir os sons é uma atividade que exige bastante concentração e memorização por parte da criança.
Afinal, para manter o foco e não perder o ritmo, lembrar de uma letra ou melodia, ler uma partitura ou manter a voz na afinação correta é necessário bastante concentração.
Este tipo de habilidade, como já comentamos, é fundamental para potencializar o desempenho do seu filho em qualquer área do conhecimento, como escrever uma redação ou aprender matemática do zero.
Promove a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da fala
Para o professor Toru Kumon, o aprendizado de uma língua (no nosso caso, do português) deveria começar com histórias e canções, passando então para os livros e, a partir daí, desenvolvendo-se cada vez mais.
Sua justificativa para este raciocínio, que se mostrou perfeito e comprovado ao longo de mais de 50 anos de método Kumon, é que desta maneira a criança poderia aumentar seu vocabulário e assim ter um melhor desenvolvimento.
Além disso, o uso da música na educação infantil contribui diretamente para a aquisição da fala, articulação de fonemas, cadência e velocidade da fala.
Desenvolve a autonomia
A autonomia infantil deve ser estimulada sempre que possível, já que trata-se de uma importante habilidade socioemocional para toda a vida do indivíduo.
Não por acaso, seu desenvolvimento é um dos pilares do método Kumon. Quando a criança consegue tomar decisões por conta própria, dentro de seus limites e capacidades, adquire a capacidade de se posicionar com maior segurança diante das situações e agir de forma proativa na sociedade.
Para isto, a música na educação infantil também pode ser uma grande aliada, motivando o autoconhecimento, a capacidade de enfrentar desafios, a autoconfiança e capacidade de adaptação a diferentes situações.
Conclusão
Como você viu nesse texto, o uso da música na educação infantil é uma ferramenta incrível para estimular o desenvolvimento de diversas habilidades nas crianças.
Seja no Kumon, na escola ou mesmo em casa, é importante que você aproveite ao máximo a influência da música na educação infantil desde cedo, já que não há idade para começar a introduzir canções e brincadeiras musicais no dia a dia da criança.
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