Primeiro dia de aula do meu filho: como ajudá-lo?

06/04/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Você já deve ter ouvido outras mães dizendo: “o primeiro dia de aula do meu filho foi uma mistura de emoções”. Pois saiba que isso vale tanto para ele quanto para você. 


Há uma sensação de animação por ver a criança crescer e progredir, mas também é super normal existir um pouco de ansiedade e preocupação, especialmente se o seu filho é novo na escola ou mudou para uma nova turma.


É natural querer ajudá-lo a ter um bom começo, mas como exatamente podemos fazer isso? 


A boa notícia é que existem várias maneiras simples e eficazes de apoiar o sucesso do seu filho desde o primeiro dia na escolinha. 


Desde a preparação antes do dia de início das aulas até as rotinas pós-escola, existem muitas coisas que você pode fazer para poder dizer: “no primeiro dia de aula do meu filho, o ajudei a se sentir confiante e seguro na escola”.


Neste texto, exploraremos algumas dicas práticas para ajudar você a responder à pergunta: “o que fazer no primeiro dia de aula do meu filho?”. Você vai aprender a prepará-lo para o primeiro dia de aula e garantir que ele tenha uma experiência positiva. 


Desde os dias que antecedem o início das aulas até o momento de se despedir do pequeno na escola, vamos falar tudo o que você precisa saber para ajudar seu filho a ter uma ótima experiência escolar. Vamos começar!


Quer saber como desenvolver a autoestima, autoconfiança e vontade de aprender cada vez mais em seu filho? Então conheça agora mesmo o método Kumon!


Leia mais:



Quais são as principais dificuldades no primeiro dia de aulas das crianças?


Existem várias dificuldades que as crianças podem enfrentar no primeiro dia na escolinha. Cada criança é única e pode apresentar diferentes comportamentos e reações no primeiro dia de aula. 


É importante estar atenta aos sinais de desconforto ou ansiedade e ajudar seu filho a lidar com esses sentimentos de forma positiva e construtiva.


Algumas reações mais frequentes da criança podem incluir choros, ansiedade, resistência às atividades, convívio com os novos colegas de classe e alto apego aos pais ou objetos.


A seguir, vamos falar um pouquinho mais sobre cada uma delas.


Choros


O choro é um comportamento comum no primeiro dia na escolinha, especialmente entre as crianças mais novas. Elas podem sentir falta dos pais ou ficar sobrecarregadas pela mudança de ambiente e pessoas desconhecidas.


Ansiedade


A ansiedade pode se manifestar em diferentes formas, como preocupação excessiva, nervosismo ou tensão. As crianças podem sentir ansiedade sobre várias coisas no primeiro dia de aula, como fazer amigos, aprender novas coisas ou se comportar bem na escola.


Resistência às atividades e colegas


Algumas crianças podem resistir às atividades escolares ou não se sentirem à vontade em interagir com os colegas no primeiro dia de aula. Isso pode ser um sinal de criança tímida ou indicar desconforto com a nova situação.


Alto apego aos pais ou objetos


Algumas crianças podem sentir um apego excessivo aos pais ou a um objeto de conforto, como um cobertor ou um brinquedo. Isso pode fazer com que se sintam inseguras ou ansiosas quando separadas de seus entes queridos ou de seus objetos de conforto.


Para se preparar melhor para o tão esperado e famoso “primeiro dia de aula do meu filho”, é importante reconhecer que essas dificuldades são normais e que a maioria das crianças supera esses desafios com o tempo e com um ambiente escolar acolhedor. 


Como apoiar durante o primeiro dia de aula do meu filho? Confira 11 dicas!

Mãe ajudando o filho a fazer a sua mochila no primeiro dia de aula.

Ajudar seu filho a se preparar para o primeiro dia na escolinha e fornecer apoio emocional pode ajudá-lo a lidar melhor com as dificuldades e a ter um começo positivo na escola.


Portanto, se a pergunta “o que fazer no primeiro dia de aula do meu filho?” não sai da sua cabeça e tem tirado o seu sono, pode respirar aliviada. 


A seguir, vamos trazer 11 dicas para ajudá-la a lidar melhor com este momento, proporcionando benefícios tanto para você quanto para o seu pequeno.


Escute e responda as principais dúvidas da criança


Deixe que seu filho faça perguntas e responda a elas honestamente. Certifique-se de que ele tenha uma compreensão clara do que esperar no primeiro dia de aula e que se sinta seguro e preparado.


Coloque a rotina antecipadamente na vida da criança


Antes de pensar em “o que fazer no primeiro dia de aula do meu filho?”, antecipe-se! Comece a seguir a rotina escolar alguns dias antes do início das aulas. Isso inclui ajustar o horário de sono, criar o hábito de estudo e fazer refeições regulares. Isso ajudará a criança a se adaptar gradualmente à nova rotina.


Se possível, leve a criança para conhecer o ambiente


Se possível, leve seu filho para visitar a escola antes do primeiro dia de aula. Isso vai ajudá-lo a se sentir mais familiarizado com o ambiente e reduz a ansiedade no dia seguinte.


Engaje a criança na preparação


Deixe que seu filho escolha o que levar de lanche ou qual tênis vai querer calçar no primeiro dia de aula. Envolvê-lo no processo de preparação é importante para ele se sentir mais envolvido com esta nova experiência escolar.


Mande um objeto que traga conforto para a criança


Se você está pensando “como tornar o primeiro dia de aula do meu filho mais agradável?”, atenção para essa dica. Caso ele tenha um objeto especial que traz conforto, como um cobertor, um paninho ou uma foto da família, deixe que ele leve para a escola. Isso vai trazer conforto emocional para ele durante este processo de adaptação. 


Explique a nova rotina para a criança


Converse com seu filho sobre o que esperar no primeiro dia de aula, mostre fotos da escola, apresente-o ao professor e explique as rotinas básicas do dia escolar. Assim ele se sentirá mais preparado e confiante.


Indicações de amigos 


Matricular seu filho em escolas que filhos de amigos estudam ou já estudaram é uma ótima opção para a criança e para você, pois terá referências e históricos de como funciona a escola, e seu filho poderá encontrar rostinhos conhecidos dentro deste novo ambiente trazendo mais familiaridade para ele. 


Se despeça com calma e segurança


Na hora de se despedir do seu filho, aja com calma e segurança. Dê um abraço e um beijo e diga que você o ama e que vai buscá-lo mais tarde. Evite prolongar a despedida, pois isso pode aumentar a ansiedade.


Pergunte sobre o dia da criança


Quando seu filho voltar da escola, pergunte sobre o dia dele e reconheça as conquistas que ele teve. Isso pode ser tão simples quanto elogiar o fato de ele ter seguido as instruções ou ter feito um novo amigo.



Parceria entre pais e professores 


Tenha uma comunicação próxima dos professores, das tias da recreação, do coordenador pedagógico, pois entendendo como está sendo o dia do seu filho, quais as dificuldades e de que forma a família pode contribuir, este início de adaptação será mais tranquilo para a criança.  


Por fim: tenha paciência!


Seja compreensiva e paciente com seu filho, e deixe-o saber que você está ali para apoiá-lo. Diga a ele que é normal sentir-se nervoso ou assustado, mas que ele pode superar esses sentimentos. Mostre seu entusiasmo e empolgação pelo novo ano escolar, e demonstre que você tem confiança nele.


Primeiro dia de aula do meu filho: o papel dos pais na adaptação escolar

Pai ajudando sua filha a montar a sua mochila para o primeiro dia de aula.

O famoso “primeiro dia de aula do meu filho” é um momento desafiador para as crianças e suas famílias. Mas, com a interação e parceria entre a família e a escola, esse processo pode ser mais tranquilo e suave.


Os pais têm um papel importante em apoiar seus filhos durante esse período de transição. Você pode conversar com a criança sobre suas emoções em relação à escola e ajudá-la a entender o que esperar. 


Além disso, os pais devem incentivar a criança a participar ativamente das atividades escolares e fazer amizades, o que vai ajudá-la a se sentir mais confortável e confiante.


A escola também desempenha um papel fundamental na adaptação escolar da criança, fornecendo informações claras e precisas sobre o ambiente e as atividades escolares. Ela pode também envolver os pais no processo de adaptação, fornecendo informações sobre as rotinas e atividades escolares, assim como oferecer oportunidades para os pais participarem ativamente da vida escolar de seus filhos.


Esta parceria também é fundamental para a criança se sentir mais segura e apoiada durante esse período de adaptação. Os pais podem se comunicar regularmente com os professores e outros membros da equipe escolar, compartilhando suas preocupações e perguntando sobre o progresso e as atividades escolares da criança.


Sempre que se fizer aquela pergunta “como será o primeiro dia de aula do meu filho?”, lembre-se que a adaptação escolar pode ser um processo desafiador, mas com a interação e parceria entre a família e a escola, esse processo torna-se mais suave e tranquilo para a criança. 


Método Kumon: suporte integral à vida escolar do seu filho!


O método Kumon é um método de estudo individualizado criado no Japão que tem como objetivo desenvolver habilidades matemáticas, de leitura e escrita, além de promover o autodidatismo e a autonomia da criança. 


A metodologia é mundialmente reconhecida por oferecer suporte valioso para a vida escolar da criança, ajudando-a a obter melhores resultados e a se sentir mais confiante em relação aos estudos.


O Kumon busca identificar o nível de habilidade de cada aluno e, a partir daí, trabalhar com exercícios que desafiem gradualmente suas habilidades. Dessa forma, a criança é capaz de desenvolver suas capacidades em um ritmo adequado para ela, sem sentir-se sobrecarregada ou entediada.


O método Kumon também enfatiza a prática diária, o que ajuda a criança a manter uma rotina de estudos consistente e aprimorar suas habilidades em um curto período de tempo. Ele ainda incentiva a criança a trabalhar de forma autônoma, desenvolvendo sua capacidade de autoaprendizagem e de resolução de problemas.


Por meio da parceria entre pais, professores e orientadoras das mais de 1555 franquias do Kumon distribuídas por todo o país, a criança recebe um suporte completo para o seu desenvolvimento. Ou melhor: suporte completo para toda a vida, já que o método trabalha habilidades importantes, como a capacidade de concentração, leitura, escrita e matemática, essenciais para o sucesso acadêmico e profissional.


Conclusão

Menina sorridente indo para a escola com livros sob sua cabeça.

Esperamos que, ao chegar aqui, todas suas dúvidas em relação à “como lidar com o primeiro dia de aula do meu filho?” tenham sido respondidas.


Ao seguir as dicas que demos neste artigo, você pode ajudar seu filho a ter um começo positivo na escola e a se adaptar mais facilmente às novas rotinas e ambientes. Lembre-se de que cada criança é única, então adapte as estratégias de apoio às necessidades dele.


Lembre-se de que o primeiro dia de aula pode ser emocionante para a criança e também para os pais. Mantenha uma atitude positiva e não esqueça de que você está ajudando seu filho a desenvolver habilidades importantes de adaptação e resiliência.


Para aumentar a autoconfiança e autonomia do seu filho e ajudá-lo a lidar com momentos como este, tão comuns durante toda a vida, conte com o Kumon! Para saber mais, confira este artigo que fizemos sobre autonomia infantil.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.