
O Jogo das Emoções é uma proposta lúdica e educativa para ajudar crianças a expressarem seus sentimentos com naturalidade e segurança.
Por meio de um tabuleiro divertido e cheio de descobertas, a brincadeira convida os pequenos a refletirem sobre o que sentem, amplia o vocabulário emocional e fortalece os vínculos familiares.
Essa é uma ferramenta para cultivar autoconhecimento, escuta ativa e habilidades socioemocionais fundamentais para o desenvolvimento dentro e fora da sala de aula.
Continue lendo o texto a seguir para entender melhor como esse jogo funciona e baixar gratuitamente o jogo Caminho das Emoções!
O que é o Jogo das Emoções?
O Jogo das Emoções é um tabuleiro imprimível pensado para que crianças coloquem em palavras o que sentem, em um ambiente leve e acolhedor.
Ao longo do percurso, as casas trazem perguntas e frases-gatilho, como:
“Fico triste quando…”
, “Tenho medo de…”
“Sinto vergonha quando…”
“O que te acalma?”
Essas perguntas estimulam autoconhecimento, vocabulário emocional e escuta ativa entre todos os participantes. É, ao mesmo tempo, uma brincadeira e uma oportunidade de fortalecer vínculos em família.
Como funciona o Jogo das Emoções do Kumon
Cada jogador lança o dado e avança as casas indicadas.
Ao parar em uma casa de emoção/pergunta, a criança compartilha sua experiência com o grupo.
Ao parar nas casas de dinâmica de tabuleiro, surgem instruções como “avance duas casas”, “volte três casas” ou “pegue um atalho”, mantendo o ritmo divertido e favorecendo a conversa significativa sobre sentimentos cotidianos.
Vence quem chegar primeiro à linha de chegada
Regras do jogo
Participantes: 2 a 4 jogadores.
Idade recomendada: a partir de 6 anos.
Você vai precisar de: 1 dado e pinos (pode usar botões ou tampinhas); o PDF traz moldes para recorte.
Objetivo: permitir que a criança fale sobre seus sentimentos e que a família se conheça ainda mais;
Condição de vitória: ganha quem chegar primeiro à linha de chegada.
Como jogar?
Prepare o material: imprima o tabuleiro, recorte os pinos e monte o dado;
Comece: todos colocam os pinos no “Início”. Começa quem tirar o maior número;
Na sua vez: jogue o dado e avance o número de casas correspondente;
Ao parar em uma casa: se for de emoção/pergunta, conte aos participantes sobre seus sentimentos; se for de dinâmica (“avance”, “volte”, “atalho”), siga a instrução e continue.
Diferenciais da brincadeira no desenvolvimento infantil

O Jogo das Emoções cria um espaço seguro para que a criança nomeie o que sente, ouça o outro e organize o pensamento, competências socioemocionais que apoiam o aprendizado diário e a convivência em família e na escola.
Entenda melhor como ele estimula o desenvolvimento das crianças:
Refletir sobre as emoções
Ao avançar pelo percurso, a criança encontra pistas concretas para observar emoções em diferentes situações: medo (“Tenho medo de…”), susto (“Fico assustado(a) quando…”), irritação (“Fico irritado(a) quando…”), saudade e alegria.
Essa exposição gradual ajuda a identificar gatilhos (ex.: dormir sozinho, mudanças de rotina) e a discutir estratégias de autorregulação a partir de perguntas como “Quando fico triste, prefiro…?” e “O que te acalma?”.
Com isso, ela aprende a reconhecer estados internos, antecipar reações e buscar apoio quando necessário.
Expressar sentimentos
As casas com ordens abertas (“Conte algo que o(a) deixou muito feliz”, “De quem você sente mais saudade?”, “Música que gosto de ouvir”) estimulam vocabulário emocional, narrativa pessoal e escuta ativa dos demais participantes.
Ao falar e ser ouvido, a criança fortalece autoconfiança e compreende que os sentimentos não têm “certo” ou “errado”, todos são válidos e podem ser acolhidos.
Esse treino de comunicação impacta diretamente a rotina de estudos: fica mais fácil pedir ajuda, explicar raciocínios e celebrar conquistas.
Baixe e imprima o jogo das emoções do Kumon!
O Kumon desenvolveu o jogo “Caminho das Emoções”, inspirado no livro “Emocionário: Diga o que você sente”, dos escritores Cristina Nuñez Pereira e Rafael R. Valcárcel.
É uma forma divertida de usar as crianças para falar e refletir sobre suas emoções, desenvolvendo o autoconhecimento e a inteligência emocional!
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Como o método Kumon promove a autonomia e criatividade dos alunos?
No Kumon, o aluno aprende a aprender. A trilha de estudos é individualizada. Cada criança começa no ponto adequado à sua habilidade e avança gradualmente, ganhando confiança a cada pequeno desafio vencido.
Esse percurso personalizado, somado a materiais com sequência lógica e perguntas-guia, desenvolve o hábito de ler, pensar, tentar e conferir, pilares da autonomia intelectual.
O papel do orientador é estratégico. Ele observa o modo como o aluno raciocina, ajusta metas diárias e incentiva a autorregulação (“o que funcionou?”, “o que você faria diferente?”).
Ao assumir esse protagonismo, a criança aprende a planejar, persistir e tomar decisões com base em evidências (os próprios acertos e erros), habilidades que transbordam para a escola, para casa e para a vida.
A criatividade floresce quando há base sólida e espaço para experimentar. No Kumon:
em Matemática, a prática estruturada libera a mente para buscar múltiplas estratégias de resolução, comparar caminhos e explicar escolhas;
em Português, a ampliação de vocabulário e a leitura diária alimentam ideias originais na escrita e na argumentação;
em Inglês e Japonês, a exposição constante a padrões de língua estimula associações, analogias e improviso em situações reais.
Quando unimos esse jeito de estudar ao Jogo das Emoções, o aluno exercita a consciência emocional (perceber o que sente), a expressão (colocar em palavras) e a flexibilidade (enxergar novas saídas para problemas).
Como resultado, temos uma criança mais segura para explorar, criar, errar, tentar de novo e seguir aprendendo todos os dias.
Conclusão
O Jogo das Emoções é uma ferramenta para fortalecer vínculos e ampliar o repertório socioemocional das crianças.
Em sintonia com o Kumon, ele ajuda a construir as bases da autoconfiança, da autonomia e da criatividade, competências que sustentam o estudo e a convivência.
Baixe o PDF, imprima o tabuleiro e experimente hoje mesmo! Cada jogada é uma oportunidade de se conhecer, conversar e aprender.
