“Ajustar o pé ao sapato ou ajustar o sapato ao pé: que tipo de educação escolher?” Uma frase que o Professor Toru Kumon, fundador do método, sempre falava quando o assunto era o respeito à capacidade de cada indivíduo.
A proposta oferecida pelo Kumon, centrada na criança, pode ser uma grande aliada para ajudar seu filho a superar obstáculos e desenvolver seu máximo potencial. Como você pode ver em muitos casos aqui no blog, ela faz toda a diferença para alunos com ou sem dificuldades nos estudos.
Se você está sofrendo com a situação do seu filho, continue lendo. Quem sabe esta não é justamente a ajuda que você estava procurando?
O que é ter dificuldades de aprendizagem?
O termo aprendizagem está relacionado à aquisição de conhecimentos, competências e habilidades que resultam em um processo de mudança de comportamento.
Portanto, podemos dizer que as dificuldades de aprendizagem são obstáculos biológicos, culturais ou emocionais que tornam este desenvolvimento mais lento.
Como saber se a criança está com dificuldades?
Apesar de aparecer em inúmeros contextos, como o da socialização, a dificuldade de aprendizagem fica mais evidente nos conteúdos trabalhados na escola. Isso porque, como dissemos no início, todas as crianças são avaliadas dentro de uma mesma média, de acordo com sua faixa etária. Assim, se o aluno precisa de mais tentativas ou recursos diferentes dos oferecidos para conseguir assimilar as matérias, pode estar com dificuldades.
Uma boa forma de perceber se o conteúdo está adequado à capacidade de aprendizagem do seu filho é acompanhar as tarefas escolares e observar como a assimilação do conhecimento está sendo trabalhada.
Porém, antes mesmo do período escolar, outros tipos de dificuldades podem aparecer, como o atraso na fala, por exemplo. Nestes casos, quanto mais cedo as falhas no desenvolvimento da criança forem identificadas e minimizadas, menores são as chances dela apresentar dificuldades de aprendizagem na escola.
O que pode tornar o processo de aprendizagem mais lento?
Segundo a psicóloga Any Bícego Queiroz, as dificuldades podem estar relacionadas a fatores emocionais, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor ou a uma estimulação cultural precária (pouco ou nenhum contato com ferramentas que facilitam o processo de aprendizagem, como músicas, livros, jogos e canções, por exemplo).
Um exemplo bastante atual é a pandemia de Covid-19. O isolamento social, apesar de necessário, acabou limitando as oportunidades de ensino e conhecimento das crianças, que tiveram suas rotinas alteradas de forma drástica e acesso à variedade de estímulos muito reduzida.
O que os pais podem fazer?
Para a psicóloga, um dos recursos mais importantes que possuímos é a plasticidade neural, ou seja, a flexibilidade do sistema nervoso central para se adequar a determinadas condições, criando novas conexões entre os neurônios a partir do comportamento do indivíduo.
Isso significa que, ao considerarmos as necessidades intrínsecas a cada pessoa, podemos proporcionar uma forma de ensino individualizada, e, deste modo, obter um aprendizado mais efetivo, reduzindo as dificuldades de aprendizagem.
É exatamente assim que pensamos aqui no Kumon. O aluno começa seus estudos em um ponto adequado à sua capacidade, progredindo no próprio ritmo. O resultado? Inúmeros casos de crianças que deixam de ter dificuldades, passam a gostar de aprender e, inclusive, acabam ultrapassando o nível de sua série escolar.
Aqui no blog você encontra várias histórias de crianças com dificuldades de aprendizagem que viraram o jogo. Quer saber mais e oferecer esta oportunidade ao seu filho?
Acesse o nosso site ou agende agora uma visita à unidade do Kumon mais próxima de você!