Dia do orientador educacional

04/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Em 4 de dezembro, é comemorado o dia do orientador educacional. É uma data especial, dedicada àqueles que acreditam que a educação e o amor podem mudar o mundo.

No método Kumon, o orientador não só gerencia sua unidade, cuidando das demandas administrativas e financeiras, mas também acompanha, direciona e avalia o aprendizado dos alunos.

Os orientadores tratam cada estudante de modo individualizado, reconhecendo suas dificuldades e progressos. Eles observam como o aluno resolve o material e o ajudam a perceber os erros e acertos por conta própria.

Isso faz com que os estudantes se sintam motivados a continuar aprendendo e desenvolvam autonomia. Assim, os orientadores formam pessoas capazes de resolver qualquer situação que encontrarem pela frente.

O legado de Toru Kumon

O Kumon surgiu do amor de um pai por seu filho. Em 1954, o professor Toru Kumon desenvolveu exercícios para auxiliar seu filho, Takeshi, a melhorar suas habilidades em matemática.

O material estimulava o menino a encontrar as respostas por si mesmo, já que Toru Kumon acreditava que o aprendizado só ocorreria quando os alunos conseguissem avançar por conta própria.

Após ver que as atividades ajudaram Takeshi a aprimorar seus estudos, o professor começou a utilizar o método para ensinar outras crianças da região. Dessa Forma, nasciam as primeiras unidades do Kumon.

Nos últimos 60 anos, assim como Toru Kumon, muitas pessoas acreditaram nessa maneira de aprender e abriram suas próprias franquias, tornando-se orientadores e formando cidadãos críticos e aptos a enfrentarem os desafios da vida.

A primeira pessoa a trazer o Kumon para o Brasil foi a orientadora Suzana Kabe, em 1977, na cidade de Londrina, no Paraná.  Desde então, a rede foi se expandindo e hoje conta com mais de 1400 unidades na América Latina, todas administradas por orientadores que ajudam os alunos a atingirem seu potencial máximo.

De todos nós do Kumon, parabéns aos orientadores pelo seu dia!



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade