Como os pais podem ajudar os filhos a estudarem nas férias?

11/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Férias escolares, palavra tão almejada pelas crianças e que é associada a outros termos: descanso e diversão! Nesse período, os dias são destinados às atividades com amigos e familiares. E aí surge o desafio: como ajudar o seu filho a manter o ritmo de estudos durante as férias?


Como incentivar o aprendizado do seu filho nas férias

Sabemos que as férias é o momento de relaxar e que, para alguns pais, é uma tarefa difícil fazer com que o filho mantenha a rotina de estudos. Todos sabemos que a volta às aulas é um momento de readaptar à rotina. Se você conseguir conciliar os estudos com a diversão, com certeza o retorno será mais tranquilo. Mas como fazê-lo aprender nas férias?

Traga atividades lúdicas que trabalhem a leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico, sem deixar de lado o lazer:


  • Passeios em bibliotecas e livrarias

Estimule o gosto pela leitura! Ambientes como bibliotecas ou livrarias irão fazê-lo se encantar pela quantidade de livros e ver que outras pessoas também se interessam pela leitura. Deixe-a passear pelas prateleiras, sentir os livros e escolher alguma história. Encontre um espaço aconchegante para ler junto com a criança.

  • “Contação de história”

Aproveite o momento para reforçar os laços com os seus filhos, além de estimular o gosto pelos livros. Escolha um conto e proponha a leitura em conjunto, cada um lê uma parte. Dê liberdade para interpretar e incorporar vozes aos personagens e ao narrador, assim o momento se torna mais divertido.

Caso a criança ainda não seja alfabetizada, realize a leitura em voz alta. A “contação de história” irá ajudá-la a conhecer novas palavras e instigá-la à leitura e criatividade.

  • Visita a museus

Proponha a atividade em grupo: em família ou convide os amigos de seus filhos para ir junto. Lembre-se que crianças querem tocar o que veem, por isso, dê preferência a exposições interativas, pois saciam a curiosidade e a diversão, enquanto transmite o conhecimento.

  • Desenhar e estimular a escrita

Ótimo para aguçar a criatividade, conhecimento, concentração, além de ajudar na coordenação motora. Separe desenhos para colorir e contornar, que contenham letras do alfabeto e números, por exemplo.

Se a criança já é alfabetizada, proponha a criação de histórias, assim estimula a escrita e criatividade.

  • Ajudar nas compras

Mostre que a matemática faz parte do dia a dia. Deixe seus filhos ajudá-los a fazer a lista de compras e a calcular quanto irão gastar.

  • Jogos de memória e concentração

Jogos são sempre divertidos, estimulam a coordenação motora e o raciocínio lógico. Estimule brincadeiras em grupo como: quebra-cabeça, dominó, dama, xadrez, palavras-cruzadas, jogos de adivinhação, vôlei, futebol, entre outros.


Cuidado! Não imponha a atividade como obrigação ou castigo. Sempre estimule a criança à aprendizagem de forma prazerosa. Sabemos que cada indivíduo tem um ritmo diferente, por isso o Kumon trabalha para aperfeiçoar a capacidade de seus alunos, utilizando um método que desenvolve a autoconfiança, concentração e automação nos estudos. Mais do que obter bons resultados em provas, as crianças desenvolvem o hábito de estudar e crescem confiantes, capazes de resolver os problemas sozinhas.


Aproveite as dicas e boas férias!

 



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade