Como manter a rotina de estudos durante as férias?

03/12/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

As férias são ideais para descansar, brincar, passar tempo com a família e os amigos. Também são ótimas para avançar no aprendizado. A seguir, separamos sete dicas para combinar estudo com diversão durante as férias. Acompanhe!

     1. Crie uma rotina

Monte um cronograma, separando horários para realizar cada atividade. Sempre estude no mesmo período, preferencialmente durante a manhã. Assim, você terá o resto do dia para se divertir.

     2. Procure um local silencioso

Resolva os exercícios em um local organizado, silencioso e longe de distrações. Isso irá ajudá-lo a manter a concentração, evoluindo com as tarefas de forma mais rápida e assertiva.

     3. Faça as lições nos prazos acordados

O orientador, a criança e seus familiares preparam juntos um programa de estudo para as férias. Seguindo esse planejamento, você não irá se sobrecarregar, conseguirá assimilar melhor os conteúdos e continuará motivado a aprender. 

     4. Leia livros

A leitura é uma maneira agradável de se familiarizar com a língua, adquirir vocabulário e ampliar a imaginação. Aproveite as próximas semanas para tirar os livros das estantes e se aventurar por novas histórias.

     5. Estude os idiomas estrangeiros

Ter contato diário com os idiomas estrangeiros é fundamental para se lembrar da pronúncia, do vocabulário e das estruturas gramaticais. Logo, ao solucionar as atividades dessas disciplinas, escute os áudios várias vezes e leia os enunciados em voz alta. Ver filmes sem legenda, ouvir músicas e ler livros são outras formas de permanecer em contato com as línguas.

     6. Faça passeios culturais

Ir ao cinema e ao teatro, visitar exposições e ir ao zoológico são experiências que estimulam a criatividade, expandem sua visão de mundo e o ajudam a intensificar o interesse pelo conhecimento. 

     7. Não se esqueça do lazer

As férias são excelentes para manter o cérebro ativo e trabalhar o hábito de estudo. Também é um período perfeito para descansar e relaxar. Utilize esse momento para prosseguir nos conteúdos, mas não deixe de se divertir.

Há mais de 40 anos no Brasil, o Kumon auxilia os alunos a desenvolverem o autodidatismo e o gosto pelo aprendizado. Clique aqui e saiba mais sobre nossa metodologia.

Tags: kumon, aprendizado, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade