Como fazer com que a leitura se torne um hábito?

29/08/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

“O Kumon acredita no poder transformador da leitura e na sua capacidade de moldar o caráter das pessoas”, comenta Maria Luiza Martucci, do Setor de Desenvolvimento de Material Didático de Português.

O curso de Língua Pátria foi estruturado com o objetivo de formar leitores. Ainda em idade pré-escolar, as crianças têm contato com ilustrações, histórias, canções, o que estimula o interesse pelas palavras desde cedo. Elas recebem orientação individualizada e contam com um plano de aprendizagem personalizado. Conforme o conteúdo avança, os alunos são apresentados a diferentes gêneros literários, assim, conseguem ler e escrever em um nível cada vez mais complexo.

De acordo com Martucci, “quem aprecia os livros desde tenra idade tem grande chance de interpretar qualquer tipo de texto e de fortalecer o autodidatismo. Além disso, acessa culturas diversas, o que gera criatividade e empatia”. Logo, quanto antes o ato de ler se tornar parte do cotidiano, melhor.

Dicas para criar o hábito de ler

A especialista do Setor de Desenvolvimento de Material Didático dá algumas sugestões para incentivar essa atividade tanto entre estudantes já alfabetizados quanto entre aqueles que estão compreendendo agora o mundo das letras.

1 - Para crianças não alfabetizadas

Nos seis anos iniciais, período chamado de primeira infância, as características emocionais e cognitivas começam a ser definidas. “A leitura nessa etapa é importante não só para ampliar o vocabulário, mas também para despertar a imaginação”, explica Martucci. Como a criança não consegue ler sozinha, o apoio dos familiares é essencial. A seguir, trazemos dicas para os pais auxiliarem os filhos com a leitura.

Seja o exemplo

Ser o exemplo é o modo ideal de mostrar a importância de uma atitude. Ao terem referências, os pequenos se interessarão naturalmente pelos livros.

Seja paciente

Desenvolver o hábito de ler é um aprendizado que inclui erros e acertos. Cada pessoa tem um ritmo de evolução e em hipótese alguma podemos agredir o crescimento dos alunos. Aos poucos, eles mesmos desejarão aumentar o tempo e a complexidade das leituras.

Procure o livro certo

Os pais não devem se ater ao conteúdo sugerido pela escola. Pelo contrário, precisam entender a personalidade da criança, para ajudá-la a escolher obras que despertarão a simpatia pelas palavras.

Visite livrarias nos momentos de lazer

Conhecer livrarias e bibliotecas auxilia o pequeno a se familiarizar com as letras. Gradualmente, ele se encantará por esses lugares e pedirá para visitá-los com mais frequência.

2 - Para alunos alfabetizados

Agora, temos algumas sugestões para os estudantes alfabetizados. Veja:

Escolha obras sobre temas dos quais você gosta

Gostar é fundamental para tornar a leitura parte do cotidiano. Por isso, não se prenda aos materiais exigidos pelo colégio ou indicados por outras pessoas. Descobrir suas preferências literárias é essencial para adquirir esse hábito.

Pesquise bastante

Antes de mergulhar em uma nova narrativa, pesquise sobre o enredo e o autor, leia resenhas, críticas favoráveis e contrárias, converse com outros leitores e olhe as primeiras páginas. Se, depois disso, você se sentir atraído pelo livro, comece a ler; senão, busque um conteúdo diferente.

Leia diariamente

Todos os dias, dedique um momento à leitura, em um local tranquilo e aconchegante. Quinze minutos diários são suficientes para se concentrar no texto. Com o tempo, você se sentirá à vontade para ler por períodos maiores.

Seja persistente

Palavras podem provocar muitas sensações. Portanto, não desanime caso uma obra não seja do seu interesse. O importante é não desistir e continuar procurando. Visitar livrarias e bibliotecas o ajudará a encontrar livros adequados à sua realidade.

O que achou das dicas? Quer saber mais sobre o método Kumon de Português? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você! 



Tags: kumon, dicas, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade