O foco é uma competência muito valorizada por todos os tipos de empresa, já que está diretamente relacionado a otimização das atividades, melhor gerenciamento de tempo e, por consequência, maior produtividade.
Mas a importância dessa habilidade vai muito além do ambiente de trabalho. Saber focar em determinada atividade, ajuda a trazer equilíbrio entre os campos pessoal e profissional. Com mais tempo para si, é possível fazer atividades que promovam mais energia, motivação e contribuam para a saúde mental.
Entretanto, diariamente muitos de nós nos deparamos com algumas armadilhas que podem atrapalhar nosso foco, como:
- Verificar o e-mail constantemente;
- Aceitar na hora toda chamada solicitada;
- Não saber dizer “não” quando necessário;
- Usar as redes sociais durante as atividades.
Os desafios do home office
A pandemia fez com que uma enorme quantidade de profissionais precisasse se adaptar rapidamente ao home office, criando mais armadilhas para o foco. E quem tem filhos pequenos encontrou um desafio ainda maior. Para as crianças, a possibilidade de passar mais tempo com os pais, somada à falta de convívio com amigos e colegas de escola, trouxe o desejo de mais atenção. Assim, organizar o tempo entre a família e o trabalho ficou mais complicado.
Mas não é somente para pais e mães que o trabalho remoto traz dificuldades relacionadas à gestão do tempo e à capacidade de focar em uma tarefa específica. Nesse contexto, grande parte dos profissionais tende a responder a tudo e a todos de forma mais rápida, buscando mostrar que está trabalhando naquele horário e que está disponível para cooperar e contribuir, já que não está no escritório junto com sua equipe.
6 dicas para ajudá-lo a manter o foco
Para essas situações apresentadas não se agravarem, é fundamental haver boa comunicação entre profissionais, equipes e lideranças, alinhando objetivos, organizando o dia a dia e planejando as ações com foco nas entregas e nos prazos.
Elaine Galdino da Silva, gestora do Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Kumon, dá algumas dicas para ajudá-lo a manter o foco. Por mais que esses conselhos sejam úteis neste período de trabalho remoto, não esqueça: eles também funcionam de forma presencial e podem fazer toda a diferença na sua produtividade.
- Defina metas intermediárias e semanais.
- Utilize ferramentas de metodologia ágeis, por meio das quais as atividades possam ser acompanhadas por toda a equipe, conforme as atualizações feitas pelos profissionais.
- Caso não disponha de uma ferramenta específica, organize as atividades em um calendário ou planner, com especial atenção para uma checklist diária e reserva prévia de horários.
- Organize-se com antecedência em relação aos horários para fazer videochamadas e reuniões.
- Reserve um período de 30 minutos no início do dia ou após o retorno do almoço para fazer ou revisar a checklist diária, ajustando as atividades de acordo com as demandas prioritárias que possam surgir durante o dia.
- Faça um intervalo de dez a quinze minutos entre atividades que exigem maior tempo de foco (uma a duas horas), para conseguir se concentrar na atividade seguinte com a mesma energia.
Como ser multitarefas e ao mesmo tempo manter o foco?
Hoje em dia, fala-se muito sobre o profissional multitask, ou multitarefas: aquele que executa atividades diferentes dentro da empresa e de sua área de atuação. Porém, mesmo esse profissional precisa saber definir suas prioridades diárias.
As empresas valorizam o profissional que consegue ser flexível, adaptando-se a ambientes e desafios diferentes, mas que entrega o resultado como esperado, especialmente em suas atividades principais de atuação.
“Quanto maior for a habilidade de planejamento e organização desse profissional, maior será a habilidade de definir prioridades e conseguir solucionar problemas, direcionando seu foco para os pontos que mais precisam de sua atenção.” Elaine Galdino da Silva, gestora do Setor de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Kumon.
Quando conseguimos gerir melhor o tempo, também conseguimos aproveitar melhor os períodos de foco, tanto para atividades prioritárias do trabalho quanto para os estudos. Assim, nos sentimos mais produtivos, motivados e prontos para enfrentar novos desafios.