Como ajudar seu filho pequeno a manter a rotina de estudos nas férias?

05/12/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

As férias são o momento mais aguardado pelos pequenos. A palavra é rapidamente associada à viagem, à diversão e ao descanso. Além de serem um ótimo período para lazer, as férias ajudam a aprimorar ainda mais as habilidades desenvolvidas pelo seu filho em sala de aula. Mas como fazer a criança estudar nessa época do ano? É esse assunto que abordaremos neste texto. Acompanhe!

Dicas de como os pais podem ajudar o filho pequeno a manter a rotina de estudos nas férias

A idade pré-escolar é essencial para trabalhar as capacidades cognitivas, sociais e emocionais, pois a criança levará para a vida inteira as lições adquiridas nessa etapa. Por isso, quanto mais estímulos ela receber, mais completo será seu crescimento. A seguir, confira as sugestões de Mariana Bruno Chaves, do setor de Desenvolvimento de Material Didático do Kumon, para ajudá-la a prosseguir nos estudos durante o recesso escolar.

1 - Estabeleça metas com a criança

Com seu filho, organize os assuntos a serem vistos em cada dia e liste os objetivos a serem alcançados. Por exemplo: “Até o final das férias, vamos chegar até este conteúdo”. Não se esqueça de dividir as metas em passos moderados. Desse modo, quando ele atingir cada uma delas, continuará motivado a aprender. Verifique os avanços em intervalos regulares (diariamente ou semanalmente) e anote os resultados. Assim, você perceberá se ele está no caminho e no ritmo adequados.

2 - Marque um horário fixo de estudo

A rotina é muito importante no processo de aprendizagem, pois, por meio dela, adquirimos o hábito de estudo, que auxilia o aluno a assimilar melhor a matéria e a aperfeiçoar as próprias competências.  

Para criar uma rotina, determine um horário no qual seu filho ficará dedicado à atividade. Tente relacionar o tempo com outra tarefa fixa do dia a dia: após o café da manhã ou antes de tomar banho. O ideal é que a criança faça os exercícios no período matutino, assim, terá o resto do dia para brincar.

3 - Incentive seu filho à rotina 

Tente não ceder a pedidos para “deixar para mais tarde”. Estimule-o a cumprir as atividades no mesmo horário. Para facilitar esse processo e fortalecer ainda mais o vínculo familiar, acompanhe a resolução das tarefas e leia livros com ele.

4 - Não imponha o estudo como obrigação ou castigo

O objetivo é que o pequeno associe a atividade a algo prazeroso. Desse modo, ele tomará gosto pelo aprendizado, tornando-se uma pessoa interessada pelo conhecimento.

5 - Estimule seu filho a não desistir

Cada criança tem um ritmo diferente, portanto, cada uma evolui conforme as próprias capacidades. Reconheça os esforços e as conquistas diárias do seu filho; assim, ele seguirá confiante nos estudos. Caso a rotina não esteja satisfatória, tentem novamente juntos: redefinam os horários, alterem a ordem das atividades. Enfim, entre “erros” e “acertos”, aos poucos, a família encontrará a maneira de ajudar o pequeno nas férias.  

Vale lembrar que passeios culturais, como bibliotecas, livrarias, museus e parques ecológicos, são ótimas sugestões para incentivar o aprendizado nesse período. Clique aqui e confira mais dicas de como conciliar a rotina de estudos e a diversão durante o recesso escolar.

Kumon para Pré-escolares

No Kumon para Pré-escolares, os alunos contam com orientação e planejamento individualizados. Eles também interagem com materiais lúdicos, como músicas, cartões de palavras, tabuleiros de números e livros infantis. Assim, familiarizam-se com as letras, aprimoram a comunicação, trabalham o raciocínio lógico e a concentração, além de aprenderem a ler e escrever de forma natural. Clique aqui e saiba mais sobre o método!

Tags: pré-escolar, pais, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade