Como ajudar as crianças com os estudos em casa?

16/07/2020
Compartilhe:

A situação não está fácil, nós sabemos. De uma hora para a outra, milhares de pais, como você, precisaram se adaptar a uma nova realidade, em que o home office anda lado a lado com as tarefas de casa e a educação das crianças. O dia a dia tornou-se um enorme esforço de organização da rotina familiar. As aulas da escola passaram a exigir tempo e atenção extra, e ainda trazem com elas o medo de que o ano de estudos esteja perdido.

Se tudo isso causa arrepios em você, fique tranquilo. A boa notícia é que o Kumon pode ajudar imensamente no desenvolvimento do seu filho neste momento. E ainda pode fazer muito pelos pais, auxiliando a criança a se tornar mais responsável, disciplinada e habituada a estudar sozinha.

 

MATRÍCULAS ABERTAS


O Kumon é um método de estudo desenvolvido a partir de uma necessidade prática, muito parecida com a que você vem enfrentando durante o distanciamento social.

Tudo começou quando Takeshi, filho do professor de matemática Toru Kumon, foi mal em uma prova da matéria que o pai lecionava. A esposa do professor, então, pediu a ele que ensinasse o próprio filho. Diante desta situação, Toru Kumon passou a montar exercícios, com foco em três metas a serem atingidas:

 

  • Limitar o tempo de estudos diário a 30 minutos; 
  • Fazer com que Takeshi conseguisse resolver questões dadas em vestibulares;
  • Fazer o filho chegar o mais cedo possível à resolução de equações.

 

Como não poderia estar ao lado do filho orientando-o, Toru Kumon planejou as tarefas de um jeito que Takeshi as fizesse sozinho, direcionando-o a estudar de forma autodidata.

Os resultados obtidos chamaram a atenção de outros pais e professores, que se interessaram pelo método de estudo. Em 1956 foi aberta a primeira unidade do Kumon, no Japão.

Hoje o Kumon está presente em mais de 50 países, e conta com mais de 4 milhões de alunos.


BAIXE AGORA MESMO O E-BOOK GRATUITO COM DICAS PARA APOIAR SEU FILHO NO ESTUDO NO LAR


Estudo no Lar 

Acostumados ao Estudo no Lar, mesmo diante de todo o cenário que estamos vivendo, os alunos do Kumon não pararam de se desenvolver, havendo inclusive diversos casos de alunos progredindo ou mesmo concluindo o Kumon durante o distanciamento.

Graças ao material didático exclusivo, a criança estuda de acordo com sua capacidade e de forma autodidata. Assim, absorve o conhecimento de forma efetiva. Além de desenvolver o hábito do estudo, ela aprende a ser independente.

O atendimento dos orientadores tem sido fundamental para que os alunos continuem evoluindo, seja por meio de ligações telefônicas, por aplicativos de mensagens instantâneas e/ou videochamadas, para tirar dúvidas, explicar os exercícios, dar feedbacks e planejar o caminho que os alunos seguirão rumo ao desenvolvimento de seu conhecimento. 

Você sabia que muitos alunos iniciaram os estudos exatamente durante o distanciamento social? Aqui no blog você encontra muitas destas histórias, que mostram na prática como, com um método adequado e orientação, as crianças podem continuar aprendendo, melhorando em matemática e criando gosto pela leitura. Tudo isso sem sair de casa.

“Para aumentar a eficácia dos estudos, é preciso fazer com que os alunos assumam uma postura mais dinâmica, deixando a posição de estudantes passivos. No método Kumon, eles precisam ter a iniciativa de ler, pensar e solucionar os exercícios por si próprios.” Professor Toru Kumon, criador do método Kumon. 


O Kumon tem mais de 1.500 unidades espalhadas pelo Brasil. Venha nos conhecer!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, método, aprendizado, estudonolar, autodidata, hábito de estudo

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.