A situação não está fácil, nós sabemos. De uma hora para a outra, milhares de pais, como você, precisaram se adaptar a uma nova realidade, em que o home office anda lado a lado com as tarefas de casa e a educação das crianças. O dia a dia tornou-se um enorme esforço de organização da rotina familiar. As aulas da escola passaram a exigir tempo e atenção extra, e ainda trazem com elas o medo de que o ano de estudos esteja perdido.
Se tudo isso causa arrepios em você, fique tranquilo. A boa notícia é que o Kumon pode ajudar imensamente no desenvolvimento do seu filho neste momento. E ainda pode fazer muito pelos pais, auxiliando a criança a se tornar mais responsável, disciplinada e habituada a estudar sozinha.
O Kumon é um método de estudo desenvolvido a partir de uma necessidade prática, muito parecida com a que você vem enfrentando durante o distanciamento social.
Tudo começou quando Takeshi, filho do professor de matemática Toru Kumon, foi mal em uma prova da matéria que o pai lecionava. A esposa do professor, então, pediu a ele que ensinasse o próprio filho. Diante desta situação, Toru Kumon passou a montar exercícios, com foco em três metas a serem atingidas:
- Limitar o tempo de estudos diário a 30 minutos;
- Fazer com que Takeshi conseguisse resolver questões dadas em vestibulares;
- Fazer o filho chegar o mais cedo possível à resolução de equações.
Como não poderia estar ao lado do filho orientando-o, Toru Kumon planejou as tarefas de um jeito que Takeshi as fizesse sozinho, direcionando-o a estudar de forma autodidata.
Os resultados obtidos chamaram a atenção de outros pais e professores, que se interessaram pelo método de estudo. Em 1956 foi aberta a primeira unidade do Kumon, no Japão.
Hoje o Kumon está presente em mais de 50 países, e conta com mais de 4 milhões de alunos.
BAIXE AGORA MESMO O E-BOOK GRATUITO COM DICAS PARA APOIAR SEU FILHO NO ESTUDO NO LAR
Estudo no Lar
Acostumados ao Estudo no Lar, mesmo diante de todo o cenário que estamos vivendo, os alunos do Kumon não pararam de se desenvolver, havendo inclusive diversos casos de alunos progredindo ou mesmo concluindo o Kumon durante o distanciamento.
Graças ao material didático exclusivo, a criança estuda de acordo com sua capacidade e de forma autodidata. Assim, absorve o conhecimento de forma efetiva. Além de desenvolver o hábito do estudo, ela aprende a ser independente.
O atendimento dos orientadores tem sido fundamental para que os alunos continuem evoluindo, seja por meio de ligações telefônicas, por aplicativos de mensagens instantâneas e/ou videochamadas, para tirar dúvidas, explicar os exercícios, dar feedbacks e planejar o caminho que os alunos seguirão rumo ao desenvolvimento de seu conhecimento.
Você sabia que muitos alunos iniciaram os estudos exatamente durante o distanciamento social? Aqui no blog você encontra muitas destas histórias, que mostram na prática como, com um método adequado e orientação, as crianças podem continuar aprendendo, melhorando em matemática e criando gosto pela leitura. Tudo isso sem sair de casa.
“Para aumentar a eficácia dos estudos, é preciso fazer com que os alunos assumam uma postura mais dinâmica, deixando a posição de estudantes passivos. No método Kumon, eles precisam ter a iniciativa de ler, pensar e solucionar os exercícios por si próprios.” Professor Toru Kumon, criador do método Kumon.
O Kumon tem mais de 1.500 unidades espalhadas pelo Brasil. Venha nos conhecer!