9 dicas para você passar no vestibular

11/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Um dos principais períodos mais aguardados do ano é o vestibular, processo de seleção utilizado pelas universidades brasileiras. Esse é o momento em que estudantes irão ter a oportunidade de ingressar no ensino superior. No entanto, sabemos que para alcançar esse objetivo não é fácil. São muitos conteúdos para estudar, o que requer comprometimento, motivação e confiança.

Qual é o curso dos seus sonhos? O que você está fazendo para almejá-lo?

Pensando nisso, elaboramos 9 orientações de como se preparar para o vestibular.


1 – Crie um roteiro de estudo

São muitos conteúdos para estudar, e caso o candidato não esteja preparado, dificilmente conseguirá ser aprovado em uma instituição de ensino. Por isso, é importante montar um programa de estudo, a fim de organizar e gerenciar dias, horários e matérias. Além disso, estimula o estudante à rotina, o ajuda a seguir metas e a observar o próprio desenvolvimento.

Para tanto, utilize uma planilha, agenda ou outra ferramenta de planejamento. Especifique os dias e quanto tempo se dedicará a um determinado assunto ou tarefa. Não se esqueça de reservar um tempo para o descanso e lazer.


2 – Revise o conteúdo e se concentre nos pontos fracos

Antes de ir para o próximo tema, por que não relembrar dos conteúdos vistos na semana? Dessa forma, você conseguirá absorver melhor o conhecimento e verificar se tem dificuldades com o assunto. Caso haja dúvidas, anote-as e separe um tempo para estudá-las.


3 – Escolha um ambiente de estudo

Evite lugares barulhentos ou que possam atrapalhar a sua concentração. Assim, prefira um ambiente tranquilo e confortável para você passar algumas horas concentrado.


4 – Refaça provas anteriores e realize simulados

“Saiba onde está pisando!”, você já deve ter escutado esse ditado popular. É muito importante conhecer o estilo de prova e saber quais são os conteúdos mais solicitados. Para tanto, separe edições de vestibulares anteriores e treine as questões. Aproveite para realizar simulados, pois muitos deles também recuperam exercícios já exigidos por importantes instituições. Essa atividade lhe proporcionará confiança, deixando(a) mais preparado(a)!


5 – Pratique redação

Esse é um dos itens mais solicitados e que garante maior pontuação. Procure os temas de redação que caiu nos vestibulares passados. Como se estivesse no dia da prova, desenvolva o texto em um determinado tempo, respeitando a quantidade de linhas exigidas pela maioria dos exames. Dessa forma, você aprenderá a gerenciar o tempo de prova e de redação. Lembre-se que argumentação e regras gramaticais são essenciais na redação.


6 – Mantenha-se informado

Busque fontes alternativas para complementar os conteúdos estudados, como filmes, exposições, debates, revistas e jornais. É necessário saber os principais assuntos do ano, pois será cobrado na prova e na redação.


7 – Reserve um momento para o descanso e lazer

Não exceda as horas de estudo! A pausa é essencial para relaxarmos, assim a mente processa o conhecimento obtido no dia. Separe momentos para estar com a família e amigos. Ah, não se esqueça de cuidar da saúde. Alimente-se e durma bem, assim evita estresse e queda no rendimento, o que refletirá no seu desempenho no momento da prova.


8 – Tenha confiança

Nada de pensamento negativo por aqui! Você seguiu um plano de estudo, mostrou determinação, dedicação, disciplina e domina os principais conteúdos exigidos nos vestibulares. Então respire e confie no seu potencial!


9 – Conheça o local da prova

Quer ficar mais tranquilo(a)? Verifique o endereço da prova com antecedência. Relembre o número de questões exigidos no vestibular, organize quais matérias irá resolver primeiro e programe o tempo que demorará em cada questão. Separe os documentos e materiais para a realização do exame e, no dia, chegue cedo ao local.


Lembre-se: concentração e raciocínio lógico são essenciais para quem irá prestar vestibular, pois ajuda a realizar a prova de forma rápida e satisfatória.

O método Kumon dispõe de orientação individualizada. Com o Kumon, o aluno desenvolve a concentração, o raciocínio lógico e o autodidatismo.

Quer desenvolver suas habilidades para o vestibular? O Kumon pode te ajudar! Encontre a unidade mais próxima de você!



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade