Atualmente, são tantas tarefas envolvendo os pequenos que fica difícil saber como encontrar meios para estimulá-los sem sobrecarregá-los. Por isso, trouxemos algumas dicas que lhe ajudarão a despertar a motivação no seu filho.
Veja 8 dicas para manter seu filho motivado sem perder o ritmo nos estudos
1. Acompanhe as atividades diárias de seu filho
Oriente seu filho sobre a importância de não postergar as tarefas escolares, pois o acúmulo de atividades pode desanimá-lo. Pergunte qual é a lição de casa do dia e o estimule a realizá-la no prazo, sem deixar para depois.
2. Planeje o tempo
Mostre a importância de saber utilizar o tempo para as atividades escolares e para o lazer, o quanto o equilíbrio e a dedicação gerarão conquistas no futuro.
4. Não faça do estudo uma obrigação
Cuidado para a criança não compreender os estudos como obrigação, pois essa palavra traz a ideia de punição ou castigo, o que leva à insatisfação. Procure acompanhá-la e instigá-la a ver as atividades escolares como uma ferramenta positiva, importante para seu crescimento.
5. Foque nos resultados positivos
Os erros são esperados nessa fase de aprendizagem, mas focar neles deixará a criança desmotivada, com a sensação de não ter evoluído. Diga a ela: “Você pode rever isso, mas acertou todos esses pontos”. Reconhecer os avanços diários, ainda que sutis, motiva a criança a querer seguir em busca de melhorias.
6. Possibilite outras formas de aprendizagem
Além da escola, você pode estimular seu filho a se desenvolver por meio de outras atividades, como fazer bolo, ir ao mercado, andar de bicicleta, pular corda, jogar xadrez, entre outras tarefas que ajudem a sair da rotina, mas estimulem o aprendizado.
7. Instigue na criança a motivação
O estímulo ou incentivo vem de fora para dentro, é o que irá interferir no outro. Já a motivação é o que ocorre de dentro para fora. Quando a criança está motivada, ela acredita que é capaz de realizar determinada atividade e libera energia para alcançar esse objetivo. Assim, evite dizer que ela é preguiçosa, pelo contrário, lhe ajude a adquirir autoconfiança.
8. Cuide da alimentação de seu filho
Apresente os alimentos como combustíveis para o corpo. Por meio deles, temos a energia que nos mantém concentrados e motivados para realizar todas as atividades do dia.
Gostou das dicas? Então venha conhecer nosso trabalho com as crianças. Visite uma unidade e saiba como o método Kumon ajudará no desenvolvimento do seu filho.