7 brincadeiras para fazer com seus filhos nas férias e seus benefícios

07/06/2021
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

As férias escolares estão chegando. Ao contrário do distanciamento, que tornou-se uma realidade não planejada, nas férias é possível nos organizarmos e planejarmos com calma diversas brincadeiras para as crianças. Além de ocupar o tempo de forma divertida, esta também é uma excelente maneira de desenvolver habilidades importantes para os pequenos.

E o melhor: não é preciso muito para alcançar belos resultados. Para a criança, a própria casa pode ser um incrível ambiente de exploração e criatividade. Potes de plástico da cozinha, cesto de grampos de roupa, latas que possam ser empilhadas… A imaginação das crianças não conhece limites. Basta um lençol sobre a mesa da sala para criar um mundo de possibilidades dentro de uma cabana super legal!

O que não falta são brincadeiras para fazer com os pequenos. Se você está sem ideias, não se preocupe. Nós preparamos uma lista especial com algumas opções e os benefícios que elas trazem para o seu filho. Vamos lá?

 

Esconde-esconde

Ajuda a estimular os sentidos, como visão e audição, desenvolvendo o equilíbrio, velocidade e noção do espaço. Este estímulo é fundamental para que elas aprendam a processar suas experiências e entender o mundo que os cerca desde cedo.


Amarelinha

Promove o desenvolvimento da coordenação motora grossa, trabalhando a consciência corporal e o equilíbrio. Além disso, brincadeiras assim auxiliam no desenvolvimento da musculatura e de ossos saudáveis.

 

Brincar de casinha

Desenvolve a imaginação, criatividade e noção de afeto. Ao utilizar os objetos e utensílios da casa para imitar os adultos cozinhando, lavando a louça ou fazendo a limpeza, por exemplo, ela aprende a importância de cuidar do outro.

 

Passa-anel

Ajuda a criança a se expressar, controla a ansiedade e estimula a paciência. Neste processo, o controle emocional é trabalhado e regulado, ajudando os pequenos a lidar com estes sentimentos.

 

Jogo da velha

Estimula o raciocínio lógico, aperfeiçoamento das capacidades espacial e visual, interação e competitividade saudável.

 

Pular corda

Contribui para a coordenação motora corporal, pois a criança precisará saltar, cantar e seguir a coreografia, tudo ao mesmo tempo. Além disso, trabalha a noção de ritmo e a habilidade de antecipação.

 

Pintura

Estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.


O objetivo do Kumon é ajudar todas as pessoas a desenvolverem seu máximo potencial, transformando o ato de estudar em um prazer tão grande quanto brincar. Para saber mais, visite uma unidade!


MATRÍCULAS ABERTAS O ANO TODO!

Tags: crianças, pais, brincadeira, aprendizado, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.