1. Crie uma rotina
Nosso corpo adora hábitos. Por isso, vale a pena criar uma sequência de ações que a criança fará antes de ir pra cama. Por exemplo: tomar banho, trocar de roupa, escovar os dentes, apagar as luzes e ouvir uma história. Assim, na hora em que a rotina começar, o corpo entende o que está por vir e se prepara mais rapidamente para o descanso.
2. Evite distrações
Celulares, videogames e internet precisam ser abandonados um bom tempo antes de dormir. Ou melhor: antes da sequência de ações para dormir começar, como explicamos na dica anterior. Toda esta tecnologia atrapalha o processo natural do corpo ir se desligando e preparando para repousar. Além disso, a vontade de continuar jogando ou navegando pode provocar ansiedade e insônia.
3. Ir para a cama cedo
O tempo de sono ideal varia de acordo com a idade. Para uma criança de 5 anos, por exemplo, o ideal são de 10 a 12 horas diárias. Porém, atenção para os horários. Existe muita diferença entre dormir das 2 h às 14 h ou das 20 h às 8 h. Os especialistas defendem que o ideal é ir pra cama às 20 h, devido ao pico de liberação do hormônio do crescimento. Se a sua rotina não permitir, busque colocar a criança na cama o quanto antes.
4. Alimentação saudável
Antes de dormir, ofereça comidas fáceis de digerir e com bastante valor nutritivo. As crianças não devem ir para a cama com fome, nem cometer exageros que possam atrapalhar o sono com desconfortos intestinais.
5. Faça um momento em família
Não adianta pedir pra criança descansar se todo o resto da casa continua em ritmo acelerado. Para ela, ver todos se divertindo, menos ela, pode soar como punição, como se ela estivesse excluída da vida familiar. Você não precisa ir dormir na mesma hora que seu filho, mas procure diminuir o ritmo para algo mais relaxado e tranquilo. Assim, ela entende que é hora de todos descansarem.
6. Capriche no cantinho do sono
É importante que a criança tenha seu espaço reservado para dormir. Invista em um travesseiro aconchegante, além de pelúcia ou cobertorzinho que favoreça a criação de laço afetivo da parte da criança. Torne a hora de dormir mais gostosa diminuindo a iluminação e lendo historinhas ou cantando cantigas de ninar.
Quando aprende um novo conteúdo, o cérebro guarda a informação como se fosse um rascunho. Nas próximas noites de sono, então, a mente trabalha para entender o que é importante e precisa ser guardado e o que precisa sair. Por este motivo, dormir também é muito importante para o aprendizado de seu filho.
Esperamos que as dicas sejam úteis e ajudem seu pequeno dormir melhor. Bons sonhos!