5 dicas para manter seu filho motivado nos estudos

19/07/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

O Kumon trabalha com uma metodologia própria, que desenvolve a autonomia nos estudos. Os alunos recebem um plano de aprendizagem individualizado e começam por temas que já conhecem, com o intuito de conquistarem segurança para avançarem a novos conteúdos.

Dessa forma, as crianças passam a encarar a atividade como algo prazeroso. Contudo, os pais precisam estar atentos ao aprendizado dos filhos, incentivando-os e evitando que o estudo se torne parte da rotina.

Confira 5 dicas para ajudar o seu filho a manter o gosto pelos estudos.

1) Converse sobre o aprendizado

Demonstrar interesse é essencial para que o pequeno se sinta acolhido e apoiado pela família. Por isso, converse com o seu filho quando ele voltar da escola ou do Kumon. Pergunte o que ele aprendeu e se sentiu alguma dificuldade na tarefa, isso ajudará você a ter uma noção da evolução da criança e, caso necessário, entrar em contato com os professores e orientadores.

2) Esteja atento às lições de casa

Preste atenção na forma como seu filho resolve as lições de casa. Fale com ele sobre a importância de solucionar os exercícios com dedicação e de estudar sempre no mesmo horário, pois ao administrar o tempo reservado às tarefas, o pequeno conseguirá aproveitar o resto do dia para brincar e passear. Outra forma de motivá-lo é manter um cômodo organizado, silencioso e livre de distrações.

3) Estimule a leitura

Ler é primordial para melhorar a compreensão da linguagem, o vocabulário e a escrita, além de contribuir com a formação cultural e pessoal. Os pais podem incentivar esse hábito lendo em voz alta com os filhos, assim, aumenta a interação e mantém a criança focada na história.

4) Realize passeios culturais

Leve seu pequeno para museus, teatros, bibliotecas, cinemas, zoológicos e planetários. Ao realizar passeios culturais, ele desperta a curiosidade que sente pelo mundo e coloca em prática as capacidades adquiridas na escola e no Kumon.

5) Sem sobrecargas

Cada criança tem um ritmo de desenvolvimento e receber o apoio da família é essencial para aprender de forma tranquila. Por isso, nunca pressione seu filho nem faça do estudo um castigo ou obrigação. Pelo contrário, elogie cada avanço do pequeno e mostre que você estará sempre disposto a ajudá-lo.

No Kumon, orientadores e familiares auxiliam cada aluno a descobrir seu máximo potencial. Um exemplo disso é o aluno Lucca Baldez de Oliveira, que aos 9 anos já conquistou várias medalhas no Kumon e foi premiado na Olimpíada de Matemática Kanguru, na Olimpíada Paulista de Física e na Olimpíada Nacional de Robótica. Wanderson, pai de Lucca, é professor e incentiva o filho a avançar cada vez mais nos estudos.

O que você achou das nossas dicas? Entre em contato com a unidade mais próxima e faça parte do aprendizado de seu filho! 



Tags: pais, aprendizado, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade