O que fazer para ajudar a criança a se tornar um adulto independente? Esta é uma pergunta que invariavelmente aparecerá em algum momento da vida de um pai ou mãe. Afinal, estimular a independência e incentivar a autonomia desde cedo são atitudes fundamentais para o futuro. O sentimento de responsabilidade sobre os próprios atos promove um desenvolvimento saudável, fazendo com que a criança adquira aprendizados importantes para o resto da vida, saiba tomar decisões e fazer boas escolhas.
Porém, desenvolver a autonomia nas crianças não é tarefa simples. Muitos pais podem sentir que não estão prestando o auxílio suficiente aos seus filhos, ou nem sequer sabem por onde começar. Se é o seu caso, fique tranquilo. Nós estamos aqui para ajudar! Para começar, separamos algumas dicas sobre pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença no dia a dia do seu filho. E o melhor: que você pode começar a aplicar agora mesmo! Vamos lá?
1. Não faça para seu filho o que ele pode fazer sozinho
Muitas vezes, durante o processo de aprendizagem, pode ser que a criança demore um pouquinho para realizar uma nova atividade, como escovar os próprios dentes, por exemplo. Assim, é comum que, na correria do dia a dia, os pais acabem fazendo a tarefa por ela para poupar tempo. Esta atitude, entretanto, acaba desestimulando a autonomia.
2. Não confunda ajuda com cuidado excessivo
A criança deve ser encorajada, de acordo com a idade, a fazer algumas coisas sozinha com segurança e desenvoltura. Por outro lado, há outras tarefas em que ela precisará de ajuda. Saber identificar cada caso e permitir que a criança caminhe com as próprias pernas é fundamental para desenvolver a independência.
3. Permita que a criança encontre soluções para os próprios problemas
Cada situação que a criança precisa resolver é uma oportunidade para usar a criatividade e pensar sozinha em como solucionar a questão. Este processo de tomada de decisão e escolhas é imprescindível para o futuro dela. Mas não esqueça: deixar a criança perceber que você acredita no seu potencial é muito importante para que ela se sinta confiante.
4. Para se desenvolver, seu filho precisa se sentir seguro
Cuidado com as broncas. Lembre-se que a criança está aprendendo. Quando necessário, fale sem tom negativo ou imposições. No Kumon, reforçamos bastante a importância do elogio. Quando encontra-se pontos concretos para elogiar, a criança percebe que está fazendo progresso e sente-se encorajada a seguir em frente.
5. Estimule a resiliência
Quando a criança não conseguir realizar uma atividade de imediato, como encaixar um bloco de brinquedo, deixe que ela tente mais vezes. Assim ela compreende que vai ter outras chances, reagindo positivamente e aprendendo com as situações. Confie na capacidade que seu filho possui de resolver os próprios problemas!
Como é possível perceber, o aprendizado é um processo de tentativa e erro, em que a participação positiva dos pais é essencial. Deixar claro que você está por perto, caso a criança precise de um suporte, fará com que ela se permita arriscar um pouco mais e tenha mais confiança em si mesma.
Este tipo de pensamento pode ser aplicado também aos estudos. No método Kumon, a autonomia é uma característica muito valorizada. Ao proporcionar ao aluno a experiência de poder estudar sozinho, e o conhecimento de como fazê-lo, criamos condições para que ele supere suas dificuldades, abrindo novos caminhos para o futuro.
“O objetivo do Kumon não se restringe ao bom desempenho em provas, mas busca desenvolver o potencial do aluno a fim de que, com confiança, ele possa seguir adiante, resolvendo, por si mesmo, os seus problemas.” Professor Toru Kumon, fundador do método.