5 dicas de livros para ler com os pequenos em casa

17/10/2019
Compartilhe:

Na primeira infância, período que corresponde aos seis anos iniciais, as características cognitivas e emocionais começam a ser estruturadas. 

Nessa etapa, ocorre o desenvolvimento da linguagem, principal ferramenta de comunicação e acesso ao conhecimento. 

Logo, para ajudar a criança a aprender a falar e a se interessar pelo universo das letras, é essencial colocá-la em contato com os livros desde tenra idade.

 

Ao começar a ler, seu filho adquire vocabulário, assimila o som das palavras, desperta a imaginação e aproxima-se de outras culturas. 

“Os livros estimulam os pequenos à criatividade, curiosidade, consciência e independência”, explica Maria Luiza Poleti Martucci, coordenadora do setor de Desenvolvimento de Material Didático de Língua Pátria.

 

No entanto, a fim de fortalecer essas competências, é fundamental que a criança seja inserida em um ambiente de aprendizagem. 

No Kumon, os alunos pré-escolares recebem materiais de estímulo à leitura. São livros de canções e flashcards (cartões de papel) que trabalham a alfabetização de modo natural. 

Além disso, contam com orientação e planejamento de estudo individualizados. Ao respeitar o ritmo de cada um, o método potencializa as capacidades de forma rápida e eficiente.

Para instigar o hábito de leitura, a metodologia utiliza a Biblioteca Recomendada do Kumon (BRK), uma lista de livros organizada de acordo com estágios de aprendizado. 

Dessa maneira, os pequenos são apresentados a diferentes gêneros literários, descobrem suas preferências e alcançam gradativamente obras mais complexas.

 

“A leitura é uma técnica que precisa ser dominada”, diz a coordenadora Maria Luiza. Para auxiliar na formação de leitores, o Kumon incentiva os pais a lerem com os filhos em casa. 

Praticando, a criança adquire gosto pelos livros, amplia o vocabulário e passa a compreender melhor os textos. 

Confira algumas sugestões de literatura infantil que a coordenadora Maria Luiza separou para você ler com o seu filho. Entenda como gostar de ler para ajudar os seus filhos a tomarem gosto por esse hábito!

 5 dicas de livros para ler com os pequenos em casa

     1. O grande rabanete (Tatiana Belinky)

Os personagens estão na horta tentando arrancar um rabanete, que teima em não sair. A história é narrada como um conto cumulativo, no qual os trechos anteriores se repetem e se somam aos parágrafos seguintes. Esse recurso tem como objetivo treinar a memória. 

As frases são simples, portanto, adequadas para o início da aprendizagem. Aborda noções de solidariedade, cooperação e trabalho em equipe.

     2. O espaço (Blandina Franco e José Carlos Lollo)

No dicionário, existem 20 definições da palavra “espaço”. Na internet, é possível encontrar mais de 64 milhões de significados. 

Afinal, o que é espaço? Ideal para pré-escolares, o livro explica de forma simples quão grandioso e, ao mesmo tempo, vazio é o universo. Divertido, leve e gostoso de ler.

     3. Hoje me sinto - um abecedário de emoções e grafismo (Madalena Moniz) 

A obra apresenta os sentimentos de A a Z. Poética, traz ilustrações a aquarela e a tinta-da-china para narrar as emoções de um personagem. 

Cada palavra é acompanhada por uma imagem. Assim, de forma lúdica, o leitor conhece o alfabeto.

     4. Vai embora, Grande Monstro Verde! (Ed Emberley)

Quem tem um nariz grande azul-esverdeado, dentes brancos afiados e enormes olhos amarelos? O Grande Monstro Verde! 

O autor Ed Emberley criou essa história para ajudar as crianças a espantarem os monstros noturnos de sua imaginação. Será que o Grande Monstro Verde vai embora até o fim do livro?

     5. O que tem dentro da sua fralda? (Guido Van Genechten)

Divertido e interativo, fala sobre a curiosidade do Ratinho. Ele não sossega enquanto não descobre o que há dentro da fralda do Porquinho, da Cabrita, do Coelho e do Bezerro. 

E o que será que há dentro da fralda do Ratinho? Uma grande surpresa aguarda o leitor.

Agora é só escolher uma das obras e preparar um local silencioso e confortável. Aproveite esse momento para intensificar a relação com seu filho.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog. Caso queira saber mais sobre a metodologia Kumon para pré-escolares, clique aqui e entre em contato com uma de nossas unidades.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: pré-escolar, pais, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.