Você já parou para pensar o que significa educar, nos dias de hoje?
Os desafios são bem diferentes daqueles vividos por nossos pais ou avós. Desde cedo, as crianças estão conectadas à internet, redes sociais e inúmeras telas. A competição pela atenção delas é enorme, e nem sempre a educação sai vitoriosa.
Se, no passado, o aprendizado preparava para o mercado de trabalho, hoje isto não é suficiente.
Novas profissões surgem rapidamente, e a capacidade de navegar por este ambiente cada vez mais dinâmico conta muito para o futuro.
Por isso, a educação precisa ir além. É preciso fornecer instrumentos para seu filho entender de forma crítica o mundo em que vive, usando seus conhecimentos para fazer as próprias escolhas com segurança e autonomia.
Os 4 pilares da educação da Unesco
Com base neste cenário desafiador, nos anos 90, a Unesco reuniu uma comissão para debater e buscar soluções para a educação no século XXI. O resultado deste trabalho foi a definição de quatro aprendizados fundamentais para ajudar os alunos a desenvolver seu máximo potencial.
1. Aprender a conhecer
O ensino, na maioria dos casos, está focado neste e no próximo pilar. Porém, mais que apenas receber o conhecimento, seu filho precisa dominar as ferramentas que levam a ele: raciocínio lógico, interpretação, memória e vontade de saber mais. Quando estudar se torna um prazer, é possível manter a autonomia, curiosidade e atenção por toda a vida.
2. Aprender a fazer
Após aprender a conhecer, é necessário saber como aplicar a teoria na prática. Mas, conforme explicamos no início, isto não pode se limitar à realização de tarefas, da mesma forma como acontecia com nossos pais ou avós. Hoje, aprender a fazer significa também saber como encarar novos modelos de emprego, trabalhar em equipe, ter iniciativa e ser flexível diante das mudanças.
3. Aprender a conviver
Em tempos cada vez mais conectados, é essencial aprender a trabalhar de forma cooperada com as demais pessoas. Mais que uma habilidade muito desejada no mercado, este é um aprendizado fundamental para seu filho fazer a diferença e ajudar a construir um mundo mais pacífico e tolerante, livre de preconceitos e rivalidades.
4. Aprender a ser
O quarto e último pilar depende dos três anteriores, buscando o máximo desenvolvimento do potencial de cada indivíduo. Para isso é primordial, primeiramente, desenvolver a autonomia e a capacidade de aprender de forma continuada por toda a vida. Desta forma, seu filho ganha mais confiança para fazer a diferença de maneira proativa na sociedade.
Como o Kumon pode ajudar na educação do seu filho?
Hoje, educar significa ir além da transmissão do conhecimento, ensinando o aluno a pensar, se comunicar, ter raciocínio lógico e visão crítica do mundo que o cerca. Como você pode ver, algo bem mais complicado que a visão que existia até alguns anos atrás.
A boa notícia é que seu filho pode contar, agora mesmo, com inúmeros aliados na jornada para desenvolver todo seu potencial. E um deles é o Kumon. Diariamente, incentivamos o pensamento crítico, a autonomia, a empatia e a capacidade de fazer escolhas.
Utilizando um método de estudos que respeita o ritmo de cada criança, despertamos nos alunos a vontade e capacidade de aprender cada vez mais, desenvolvendo habilidades que os ajudem a construir suas próprias opiniões e permanecer donos de seus próprios destinos.
Quer saber mais? Clique aqui para acessar o nosso site!
Leia também: Como desenvolver o pensamento crítico e saiba como ajudar seu filho a potencializar essa habilidade tão importante!