3 dicas para usar a Matemática a favor da alfabetização

03/08/2021
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:


Será que você leu direito? Usar a matemática como parte do processo de alfabetização? Como assim? Pois é, existe um senso comum de que português e matemática são quase como opostos. Mas a realidade é bem diferente. Basta analisar com calma para perceber como ambos possuem uma relação muito próxima, da qual os alunos podem se beneficiar bastante, inclusive no processo de alfabetização. 

A comunicação usa não somente palavras, mas também números. As habilidades de ler e escrever passam por relacionar símbolo com significado, aprender a classificar e conservar e assimilar noções de quantidade. 

Além disso, a matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças e para a construção de sua capacidade de pensar. Ou seja: quanto mais cedo elas tiverem contato com a disciplina, mais ferramentas terão para entender o ambiente em que vivem. 

Para ajudar seu filho a desenvolver as habilidades em matemática, a coordenadora pedagógica do Kumon, Bruna Vitorino, dá algumas dicas de atividades que podem ser feitas aí na sua casa. Aproveite e comece a colocá-las em prática hoje mesmo. Seu filho agradece!  

1. Converse sobre o uso dos números no dia a dia

Quando estiver preparando o lanche, por exemplo, mostre a quantidade de ingredientes na mesa. Deixe que a criança aprenda a contar quantos biscoitos comerá ou com quantas laranjas se faz um copo de suco.


 

2. Fale sobre o uso do dinheiro


Ensine seu filho quanto custaram os pães do café da manhã, como lidar com o troco ou como economizar a mesada para comprar as coisas que ele deseja.

 


3. Use o tempo a seu favor

Mostre para a criança como o relógio funciona, ensinando-a a contar os segundos, minutos, e horas. Pergunte quanto tempo falta para o almoço, que será servido às 12 h, ou quanto tempo falta para o desenho favorito dela na TV.

Estudar matemática faz com que a criança exercite o levantamento de hipóteses, resolução de desafios, organização, criatividade, concentração, equilíbrio emocional, tomada de decisões e autoconfiança. No Kumon, os pré-escolares são alfabetizados usando números e letras, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico e outras competências importantes não só para a alfabetização e o período escolar, mas por toda a vida.

E o melhor: seu filho aprende a estudar sozinho, em casa, desde cedo. 


Visite uma unidade e conheça todos os benefícios do método Kumon.



Tags: kumon, pré-escolar, crianças, matemática, alfabetização

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.