Português e Matemática: disciplinas diferentes que se completam

08/05/2019
Compartilhe:

Apesar de serem diferentes, português e matemática são matérias interligadas. Essa relação é notada no nosso dia a dia, quando precisamos trabalhar raciocínio lógico e comunicação ao mesmo tempo, seja para negociar, comprar algo ou defender uma ideia. Por isso, é importante aproximar as duas disciplinas no processo de aprendizagem. 

Segundo um estudo publicado por Rui Miguel Azevedo Marques, da Universidade de Lisboa, constatou-se que alunos com aptidão para interpretar textos têm facilidade em matemática. Para o autor, de acordo com os resultados obtidos em sua análise em sala de aula, sem a comunicação, é impossível descobrir a linguagem dos números. Quando passamos a estudar Português, desenvolvemos a escrita e, logo, é adquirida a capacidade de pensamento. Por outro lado, ao aprender matemática, conseguimos organizar dados, criar estratégias argumentativas e ter um olhar crítico sobre as informações à nossa volta.  

O professor Toru Kumon já havia notado que os alunos com alta capacidade de leitura se desenvolvem rapidamente em matemática, pois assimilam melhor os exercícios. Entende-se como elevada capacidade de leitura a habilidade de compreender e utilizar corretamente as palavras, ou seja, apreender o sentido do texto e saber aplicar esse conhecimento.  

Por esse motivo, Toru Kumon enfatizou a importância da educação da Língua Pátria em seu método de aprendizagem. Promoveu um material didático rico capaz de ampliar o vocabulário, trabalhar a gramática e incentivar a leitura desde a primeira infância. “Quando uma criança, que julgamos poder desenvolver-se mais, não cresce, é porque não teve boa formação linguística”, disse o professor.

Então, se você deseja saber qual é o segredo para ter sucesso em matemática e em português, a resposta está na aprendizagem integrada. No Kumon, os alunos que fazem as duas disciplinas alcançam melhor desempenho escolar, adquirem autonomia e autoconfiança.  

Entenda também o que é Raciocínio Lógico e como estimular essa habilidade nos seus filhos!

Para saber mais sobre a importância da multidisciplinaridade, ou seja, de estudar mais de uma disciplina, clique aqui. Quer conhecer o método Kumon? Acesse o nosso site e encontre a unidade mais próxima.


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, matemática, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.