Facebook Kumon
Blog Kumon

Você sabia que hoje é o Dia da Biblioteca?

31610-NYB3MBDia 9 de abril é comemorado o Dia da Biblioteca. Se você é um apaixonado por livros, provavelmente concorda que esses espaços merecem – e muito! – um dia em sua homenagem. E como conhecimento e curiosidade andam lado a lado, separamos sete fatos incríveis sobre bibliotecas para mexer com a sua imaginação!

  1. 1. A primeira biblioteca pública fundada no Brasil foi a da Bahia, em 1811, por iniciativa dos próprios cidadãos.
  2. 2. O livro mais caro do mundo é o Codex Leicester. A agenda de Leonardo da Vinci, cheia de desenhos e notas originais, foi vendida para Bill Gates em 1994 por US$ 30,8 milhões.
  3. 3. A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato oferece a maior quantidade de títulos da América do Sul.
  4. 4. A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é considerada pela Unesco a sétima biblioteca nacional do mundo.
  5. 5. Muitas cenas dos filmes do Harry Potter foram feitas na Biblioteca Bodleiana. Ela é o principal acervo de pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
  6. 6. A Biblioteca Pública de Nova York não fica atrás quando o assunto é cinema. Ela serviu de cenário para filmes como Homem-Aranha e Os Caça-Fantasmas. Com 44 milhões de volumes, é uma das bibliotecas mais importantes do mundo.
  7. 7. As maiores bibliotecas do mundo são a Biblioteca Lênin, em Moscou, a Biblioteca do Congresso, em Washington, e a Biblioteca de Leningrado.

A leitura faz parte da rotina dos alunos do Kumon de Português

A seleção de livros do Kumon é chamada Bibliografia Recomendada Kumon. Ela faz parte do Kumon de Português, que se destina a desenvolver o gosto pela leitura.

No Kumon, os alunos com alto grau de desenvolvimento têm algo em comum: todos dominam a língua pátria. Afinal, a compreensão da língua é fundamental para estudar. Esses alunos têm amplo vocabulário, convivem com livros desde pequenos, demonstram elevada capacidade de leitura e, consequentemente, habilidade na linguagem. Graças a essa aptidão, eles acabam tendo ótimo desempenho em todas as matérias.

Ler para despertar o prazer de estudar

Além de aventuras, Gabrielle também adora livros sobre balé.

Além de aventuras, Gabrielle também adora livros sobre balé.

Entre os mais de 50 mil alunos de Língua Pátria em todo o Brasil está Gabrielle Santiago, de 8 anos, que adora livros e estuda o Kumon de Português e o de Matemática desde 2017.

Seus livros preferidos são aqueles repletos de aventura, como O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett, que fala sobre sentimentos, amizade e superação. Ela tem tantos livros que já está formando a própria biblioteca!

Para Gabrielle, estudar é algo muito parecido com as aventuras e desafios que ela lê nos livros, já que aprende muitas coisas novas. Por isso, além de frequentar a biblioteca que fica na rua da casa do avô, a aluna também pede emprestados à orientadora os livros da Bibliografia Recomendada Kumon.

“Hoje tenho uma rotina de estudo diária, leio mais, sou mais comprometida com os estudos e autoconfiante. Na escola fiquei mais rápida e concentrada, com aprendizado adiantado.”                – Gabrielle Santiago

Gabrielle é um exemplo para nós. Afinal, o objetivo das unidades do Kumon é transformar os alunos em crianças que gostem de ler livros. Somente assim elas vão descobrir que, ao seu redor, existem outros mundos, com pessoas diferentes e diversas formas de pensar.

O papel dos pais é fundamental nessa história

Como sempre gostamos de frisar, a participação dos pais é essencial para que a criança atinja seu máximo potencial. E a mãe da Gabrielle, Flávia, acompanha de perto o desenvolvimento da filha. Ela conta que a menina estuda sozinha e ficou mais confiante e comprometida. Além disso, o Kumon a estimulou a ler outros livros.

“Acredito no método de ensino e o recomendo. Ele abre a janela da imaginação e incentiva o aluno a alcançar metas traçadas por ele, o que reflete na autoconfiança na hora de fazer uma prova e estudar.”                                                                                                                                    – Flávia, mãe da Gabrielle

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco