Você sabe como usar os sufixos em japonês?

07/12/2020
Compartilhe:

Quem é fã de animes, mangás e vive de perto a cultura japonesa, com certeza já se deparou em algum momento com as expressões san, sama, kun e chan. Se você estava se perguntando por que os japoneses têm tantos jeitos diferentes para chamar alguém, pode comemorar: suas dúvidas acabam por aqui! 

Neste post, a Coordenadora de Orientação do curso de Japonês do Kumon, Letícia Nakamura, explica direitinho porque, quando e como usar cada um dos sufixos (sim, é assim que eles são chamados!).


No Japão, hierarquia é coisa séria

Entre os japoneses, é comum a utilização de sufixos após o nome ou sobrenome de alguém. Estes elementos costumam ser usados para se dirigir às pessoas, além de serem também uma maneira de demonstrar respeito por elas. 

Ao contrário do que acontece em muitos países de cultura ocidental, como o Brasil, no Japão as relações hierárquicas fazem parte do cotidiano. Seja nas escolas, empresas ou no dia a dia, é natural para os japoneses demonstrar respeito pelos mais velhos ou veteranos em suas atividades. Esta base social vem do início da civilização japonesa e permanece até os dias de hoje. Assim, os sufixos são um modo prático de demarcar a diferença no grau hierárquico.


Quando e com quem usar cada sufixo?

Como você já deve ter notado, cada sufixo é apropriado a um tipo de situação, ocasião e pessoa. Usá-los corretamente é fundamental para se estabelecer e manter boas relações dentro da sociedade japonesa. E agora que você já sabe o porquê de utilizá-los, vamos descobrir como fazer isso?

 

San

É o sufixo mais comum, usado em sinal de educação tanto para homens quanto mulheres. É equivalente à forma como usamos senhor e senhora aqui no Brasil. Ou seja: em praticamente todas as situações em que não possuímos afinidade com a pessoa, principalmente se ela tiver mais idade. Na dúvida, vá de san. É a escolha mais segura!

 

Sama

Trata-se de uma forma de tratamento mais respeitosa e formal, reservada a pessoas importantes, como membros do governo e realeza, chefes e até mesmo deuses. No dia a dia, também é usado com clientes. Por isso mesmo, é mais comum encontrar este sufixo de forma escrita, em cartas, e-mails profissionais, relatórios e outros documentos formais.

 

Kun

Esta é uma maneira mais casual de se referir a uma pessoa mais nova do sexo masculino. Também é bastante utilizada entre amigos e irmãos como demonstração de afeto. Atenção para não cometer uma gafe! O uso deste sufixo é totalmente inadequado com pessoas mais velhas ou de grau hierárquico mais alto. 

 

Chan

Usado para crianças e meninas como forma de tratamento íntima e informal. É como um diminutivo carinhoso, e por isso também é utilizado entre um casal de namorados, amigas próximas ou até mesmo com animais pequenos, como cães e gatos. Assim como o sufixo kun, não deve ser usado com pessoas mais velhas ou hierarquicamente superiores.

 

Saiba mais sobre o Kumon de Japonês!

 

No curso de japonês do Kumon, as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever são desenvolvidas por meio de etapas de estudos, como escuta de áudio, leitura e resolução do material didático. Elas foram pensadas para o aluno aprender a língua do mesmo jeito que aprendeu sua língua materna: da forma mais natural possível.

Além do ensino da língua japonesa em si, o material didático do Kumon de Japonês também traz diversas curiosidades relacionadas à cultura do Japão, história e hábitos dos japoneses, falando sobre alimentação, esportes, Era dos Samurais e muito mais.  

Elas aparecem dentro dos temas de estudos, ajudando os alunos a adquirir novos conhecimentos sobre o país de forma interessante e instigante.

E então, que tal fazer sua matrícula e mergulhar fundo na cultura do Japão? O curso de Japonês do Kumon é indicado para toda e qualquer pessoa que tenha o desejo de aprender a língua japonesa. Além disso, não há limites de idade para matrícula e não há formação de turmas. Ou seja, no Kumon você avança de acordo com a sua capacidade e no ritmo próprio.


alfabeto japonês se divide em três variações, e todas elas são ensinadas no Curso de Japonês Kumon. Conheça mais sobre cada uma delas e saiba como aprender!

 

Vá até uma unidade e descubra todos os benefícios do método Kumon. 


MATRÍCULAS ABERTAS! 

 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, aprendizado, dicas, japonês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.