Você conhece os benefícios do Kumon na fase de alfabetização?

04/06/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

O maior objetivo do Kumon é preparar os alunos para o futuro. No Kumon de Português, formam-se leitores. O método parte do princípio de que, mais que conhecer as letras, é preciso compreender o significado das palavras. Assim, é possível desenvolver o máximo potencial do aluno, desde a alfabetização até a interpretação de textos.


Entretanto, para muitas crianças, a fase de alfabetização pode apresentar desafios que vão além das páginas dos livros. É o caso de Enrico Cazzola, de 7 anos. Segundo a mãe, Priscila, o menino tinha medo da alfabetização - medo de errar, de não aprender, de não acompanhar os colegas de sala que já liam e escreviam. Essas barreiras, com a ajuda do Kumon de Português, foram superadas rapidamente por Enrico.


Aprendendo a ler e escrever a própria história


Ao perceber as dificuldades do filho, Priscila e o marido decidiram matricular Enrico, então com 6 anos e cursando o 1º ano do Ensino Fundamental, no Kumon de Português. Como a mãe foi aluna do Kumon, conhecia o método e tinha certeza de que ele ajudaria o menino a superar as barreiras que o impediam de aprender.


O resultado não demorou a aparecer: após seis meses de estudo, Enrico apresentou uma evolução marcante para os pais. Segundo Priscila, o filho passou a responder às questões escolares de forma completa e elaborada, escrevendo as palavras e pontuando os textos corretamente, indo muito além das frases curtas e simples comuns aos alunos que acabaram de ser alfabetizados.


Enrico é ator. Antes de ser alfabetizado pelo Kumon, Priscila lia os roteiros para que o filho os decorasse. Hoje, além de ler sozinho, Enrico escreveu e gravou o próprio monólogo!


Autoconfiança para ir além


Os benefícios do estudo pelo método Kumon vão muito além da alfabetização. Após começar os estudos pelo método, Enrico consegue acompanhar melhor as matérias ensinadas na escola, tem mais facilidade de argumentação e formula frases mais elaboradas. Além disso, ele se tornou mais disciplinado e organizado com os horários, combinando com tranquilidade os estudos do Kumon com as aulas e as atividades extracurriculares, como natação, futebol e teatro. E o mais importante: a autoconfiança adquirida com o aprendizado no próprio ritmo ajudou Enrico a derrubar as barreiras que haviam sido criadas por ele e o impediam de aprender. Se o objetivo do Kumon é preparar os alunos para o futuro, Enrico é mais um exemplo de que estamos no caminho certo!   

Enrico, de 7 anos, foi alfabetizado pelo método Kumon.
Enrico, de 7 anos, foi alfabetizado pelo método Kumon.



Tags: kumon, pré-escolar, método

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade