Facebook Kumon
Blog Kumon

Tsuru: muito mais do que um origami

 

Você conhece a história do tsuru? Um dos símbolos mais tradicionais do Japão e considerado um tesouro nacional, essa ave é chamada aqui no Brasil de grou, e não garça, como muitas pessoas o chamam. O grou é para os japoneses um pássaro sagrado que representa longevidade, sorte, felicidade conjugal e paz, pois há varias lendas e histórias a respeito dos grous que envolvem cada uma dessas coisas tão desejadas por todos.

Uma dessas lendas conta que os grous podem viver até mil anos, e, por isso se tornaram um símbolo de vida longa e sorte.

Após encontrar um parceiro, um casal de grous permanece lado a lado pela vida toda. Muitas noivas japonesas costumam usar Uchikakes (quimonos de casamento) com tsurus bordados nele para trazer sorte ao seu relacionamento.

Por trazer tanta felicidade, o grou tem sido representado de diversas formas e por inúmeras expressões culturais japonesas, sendo a mais famosa a dobradura. É muito comum que se presenteie amigos com origamis de tsuru para desejar sorte, alegria e longevidade.

A história mais famosa e inspiradora envolvendo as dobraduras de grou é com certeza a de Sadako Sazaki, uma garotinha que lutou bravamente contra a leucemia após a Segunda Guerra Mundial. Ela acreditava que se conseguisse dobrar mil origamis de tsuru, seria recompensada com sua cura e com a paz eterna no mundo todo. Apesar de infelizmente não ter resistido e não ter conseguido terminar seu projeto, todas a crianças de sua escola e de todo Japão terminaram as dobraduras por ela. Eles também se uniram para construir um monumento em homenagem a Sadako e a todas as crianças vítimas da guerra no Parque Memorial da Paz em Hiroshima. Seu exemplo de perseverança e otimismo com certeza foi eternizado!

Por todas essas histórias, o Senbazuru, arte de dobrar mil origamis de tsuru ainda é muito popular no Japão. Dizem que quem conseguir cumprir essa meta tem um desejo realizado, e muitas vezes são realizados mutirões para fazer essas dobraduras quando alguém querido fica doente, em prol de sua recuperação. Além de tudo, o grou acabou se tornando um lindo símbolo de união e solidariedade.

Que tal presentear alguém que você ama com um tsuru hoje?

 

Tags: , , ,

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco