Timer: uma dica que vai mudar o jeito como seu filho estuda

30/03/2021
Compartilhe:

Estudar é uma tarefa que demanda bastante esforço e dedicação. Não é fácil. Nesta situação que estamos vivendo, de indefinição e ajustes constantes na rotina, torna-se ainda mais difícil manter o foco e a concentração.

Qual é a solução? Organizar e elaborar estratégias. Um estudo concentrado poupa tempo e gera resultados melhores, independentemente da quantidade de horas de estudo por dia. Afinal, de nada adianta estudar por horas se o aluno não está absorvendo corretamente o conteúdo.

Para ajudar seu filho a estudar com concentração, é importante planejar o ano. Assim, a criança tem mais chances de render melhor e ser mais feliz, sentindo prazer em aprender não só agora, mas por toda a vida.

Este foi o tema da live que fizemos com as especialistas em educação Taís e Roberta Bento, do SOS Educação, no Instagram do Kumon

Além de compartilhar muito conhecimento sobre educação em tempos de pandemia (e fora deles também!), elas ainda deram várias dicas para ajudar os alunos a planejar os estudos em 2021. Entre elas está uma muito especial, que você pode começar a usar agora e, com certeza, vai fazer toda a diferença nos estudos do seu filho.

Quer saber qual é? Continue lendo!


Estudar por 25 minutos, descansar por 5


Para planejar o estudo em casa, é fundamental levar em conta as matérias que a criança viu na escola no dia. É possível rever os conteúdos em casa fazendo a tarefa ou refazendo algum exercício que foi dado em aula, ou elaborar um pequeno resumo da matéria e depois realizar as atividades.

O mais importante é usar o tempo como um aliado, e não um inimigo, para realizar o que queremos fazer, do jeito que queremos fazer.

Ao longo do tempo de estudos, o cérebro vai perdendo energia e concentração. Desta forma, é necessário criar uma estratégia que o ajude a recuperar as forças. Por isso, esta técnica que vamos ensinar é tão eficiente. E mais: é de fácil aplicação e o resultado vem muito rápido!


Seu filho vai precisar de: 

  • Timer ou despertador (pode ser do celular).
  • Papel e caneta para anotar as atividades.

 

Como funciona:

  1. Por 25 minutos, seu filho estuda totalmente concentrado na atividade. Nada de ir ao banheiro, buscar um copo de água ou parar para checar as redes sociais!
  2. Quando acabar o tempo, ele descansa por 5 minutos. Neste período, ele precisa obrigatoriamente se levantar para fazer algo: mexer no celular, ver TV, alongar ou tomar um suco. Este movimento leva de volta energia para o cérebro, ajudando-o a se concentrar para os próximos 25 minutos.
  3. Este ciclo deve ser repetido 4 vezes, até completar 2 horas. Como recompensa, o aluno pode descansar por mais 30 minutos.

É muito importante respeitar exatamente os tempos, tanto de 25 minutos focado quanto de descanso. Concluindo ou não a tarefa, o aluno deve parar quando o timer avisar e fazer o intervalo. Neste tempo, não deve ser feito nada que exija muito esforço mental. Assim, fica mais fácil para a mente reorganizar e integrar o que aprendeu, dando seu melhor esforço no próximo ciclo.

 

Pontos positivos:

  •  Alivia a ansiedade.
  • Aumenta o foco e concentração.
  • Reduz as interrupções.
  • Aumenta e mantém a motivação.
  • Reforça a determinação para atingir objetivos.
  • Melhora o processo de estudos.

 

Kumon: um grande aliado para seu filho aprender a se concentrar

No Kumon, o tempo de resolução dos exercícios é medido e usado como parâmetro na avaliação do domínio do conteúdo estudado.

Desta forma, o aluno acaba aprimorando sua capacidade de concentração. Esta postura se reflete positivamente não só no rendimento escolar, mas traz outros benefícios, como os hábitos de estudo e a organização pessoal. 

Essa e outras dicas para planejar o ano de estudos do seu filho estão no nosso Instagram . Acesse já e confira a live completa em parceria com o SOS Educação!


 MATRÍCULAS ABERTAS O ANO TODO! 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.