Saiba o que é educação positiva e como começar a aplicá-la hoje mesmo

08/06/2021
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Existem grandes chances de que a disciplina que você, adulto, recebeu em sua infância, tenha sido bem diferente da forma como você educa os seus filhos, não é mesmo? 

Há algum tempo, educar e disciplinar era algo muito relacionado com castigos, ameaças e até mesmo punições físicas, infelizmente. É a velha história da palmada, que deu origem até a uma lei para evitar este tipo de atitude. Porém, mesmo sabendo o que não fazer, muitos pais ficam em dúvida sobre como agir quando os filhos se comportam de forma inadequada.

É aí que entra a educação positiva, uma abordagem cada vez mais popular sobre este assunto. 

 

O que é educação positiva?

A educação positiva busca melhorar o relacionamento entre pais e filhos por meio de uma abordagem focada no respeito, autonomia, empatia, autodisciplina e resolução de problemas.  

Isso não quer dizer que não existam limites, muito pelo contrário. A educação positiva disciplina pelo exemplo, encorajamento e apoio, encontrando um ponto de equilíbrio entre a firmeza e a gentileza. 

 

Como aplicá-la com seus filhos em casa?

A educação positiva exige uma grande mudança de paradigma por parte dos pais, abandonando conceitos que possivelmente envolveram sua própria criação para mergulhar em um novo universo comportamental. Mas todo o esforço vale a pena, quando os resultados almejados significam crianças mais felizes e autoconfiantes.

Para começar, é fundamental compreender a importância de construir e manter vínculos com seu filho, estar realmente presente na vida dele e agir para que ele se sinta aceito, responsável e capaz de contribuir.

Algumas dicas que você pode aplicar a partir de hoje:

  • Ame seu filho pelo que ele é, não pelo que ele faz.
  • Use frases e atitudes positivas no seu dia a dia.
  • Construa memórias felizes em conjunto.
  • Quando seu filho apresentar um comportamento adequado, reforce, elogie e mostre orgulho. 
  • As regras devem ter supervisão e ser consistentes.
  • Não perca a calma quando seu filho quebrar as regras para testar até onde pode ir.
  • Jamais use punição corporal, pois ela pode trazer consequências muito negativas e danos psicológicos.
  • Dê o exemplo.
  • Dê espaço para a criança fazer as próprias escolhas, errar e passar pelas próprias experiências.

 

A importância do elogio na educação

Palavras de incentivo e reconhecimento fazem muita diferença no desenvolvimento da criança. Afinal, parece lógico pensarmos que é muito mais benéfico para a criança ser elogiada do que ser criticada. Isto é ainda mais evidente no Kumon, já que, como um método que é desenvolvido majoritariamente no lar, a postura dos pais é determinante na continuidade e no sucesso dos estudos.

Por isso, não deixe de elogiar seu filho com sensibilidade. É sempre possível encontrar pontos concretos, pequenos progressos ou avanços que mereçam ser celebrados. Com isso, você seguramente estará dando um grande passo rumo à educação positiva!

Para saber mais sobre o método Kumon e conhecer todos os seus benefícios, visite uma unidade. Você vai se surpreender!


MATRÍCULAS ABERTAS! 

Tags: crianças, pais, aprendizado, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.