Existem grandes chances de que a disciplina que você, adulto, recebeu em sua infância, tenha sido bem diferente da forma como você educa os seus filhos, não é mesmo?
Há algum tempo, educar e disciplinar era algo muito relacionado com castigos, ameaças e até mesmo punições físicas, infelizmente. É a velha história da palmada, que deu origem até a uma lei para evitar este tipo de atitude. Porém, mesmo sabendo o que não fazer, muitos pais ficam em dúvida sobre como agir quando os filhos se comportam de forma inadequada.
É aí que entra a educação positiva, uma abordagem cada vez mais popular sobre este assunto.
O que é educação positiva?
A educação positiva busca melhorar o relacionamento entre pais e filhos por meio de uma abordagem focada no respeito, autonomia, empatia, autodisciplina e resolução de problemas.
Isso não quer dizer que não existam limites, muito pelo contrário. A educação positiva disciplina pelo exemplo, encorajamento e apoio, encontrando um ponto de equilíbrio entre a firmeza e a gentileza.
Como aplicá-la com seus filhos em casa?
A educação positiva exige uma grande mudança de paradigma por parte dos pais, abandonando conceitos que possivelmente envolveram sua própria criação para mergulhar em um novo universo comportamental. Mas todo o esforço vale a pena, quando os resultados almejados significam crianças mais felizes e autoconfiantes.
Para começar, é fundamental compreender a importância de construir e manter vínculos com seu filho, estar realmente presente na vida dele e agir para que ele se sinta aceito, responsável e capaz de contribuir.
Algumas dicas que você pode aplicar a partir de hoje:
- Ame seu filho pelo que ele é, não pelo que ele faz.
- Use frases e atitudes positivas no seu dia a dia.
- Construa memórias felizes em conjunto.
- Quando seu filho apresentar um comportamento adequado, reforce, elogie e mostre orgulho.
- As regras devem ter supervisão e ser consistentes.
- Não perca a calma quando seu filho quebrar as regras para testar até onde pode ir.
- Jamais use punição corporal, pois ela pode trazer consequências muito negativas e danos psicológicos.
- Dê o exemplo.
- Dê espaço para a criança fazer as próprias escolhas, errar e passar pelas próprias experiências.
A importância do elogio na educação
Palavras de incentivo e reconhecimento fazem muita diferença no desenvolvimento da criança. Afinal, parece lógico pensarmos que é muito mais benéfico para a criança ser elogiada do que ser criticada. Isto é ainda mais evidente no Kumon, já que, como um método que é desenvolvido majoritariamente no lar, a postura dos pais é determinante na continuidade e no sucesso dos estudos.
Por isso, não deixe de elogiar seu filho com sensibilidade. É sempre possível encontrar pontos concretos, pequenos progressos ou avanços que mereçam ser celebrados. Com isso, você seguramente estará dando um grande passo rumo à educação positiva!
Para saber mais sobre o método Kumon e conhecer todos os seus benefícios, visite uma unidade. Você vai se surpreender!