Redes sociais, Whatsapp, videogame… Com tanta competição pela atenção das crianças, será que os livros ainda têm espaço entre elas?
Para responder a esta e outras questões, o Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural divulgaram em setembro de 2020, os resultados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Os dados foram coletados antes do início da pandemia e revelam bastante sobre os hábitos de leitura no país, analisados após mais de 8 mil entrevistas em 208 municípios brasileiros.
A pesquisa apresenta um retrato não muito animador. Em 4 anos, o número de leitores no Brasil caiu bastante: cerca de 4,6 milhões de pessoas deixaram de ler. Por outro lado, os dados mostram que a única faixa etária que ampliou o hábito da leitura foi de 5 a 10 anos. Ou seja: ao mesmo tempo em que perdemos antigos leitores, estamos criando novos entusiastas da literatura.
Isso é muito importante para nós, já que formar leitores para construir uma sociedade melhor é um dos objetivos do Kumon de Português. Um bom vocabulário propicia maior capacidade de compreensão, levando a criança a conhecer diversas facetas da vida e adquirir, por fim, bom senso para analisar e julgar os fatos.
Raio-X da leitura no Brasil
Quantidades e tipos de livros
O Retratos da Leitura no Brasil revelou que o brasileiro lê em média 5 livros por ano. Porém, somente a metade destes livros é lida inteira. A Bíblia e outros livros religiosos são apontados como as obras mais lidas pelos entrevistados que não estão estudando. Já entre o público estudantil, a preferência é pelos livros didáticos e de contos. E seu filho? Quantos livros e de que tipo ele leu esse ano? Conta pra gente!
Motivos para não ler mais
82% dos entrevistados dizem que gostariam de ter lido mais, e apontam a falta de tempo como principal motivo. Entretanto, a mesma pesquisa mostra que, no tempo livre, 67% assistem televisão e 66% usam a internet, sendo que 62% deste tempo é passado no Whatsapp, enquanto 44% é gasto com redes sociais. Que tal, em 2021, trocar toda esta tecnologia por um bom livro?
A importância do professor e da família
34% dos leitores disseram que alguém os estimulou a gostar de ler. Pai e mãe, somados, representam 12% deste número, comprovando a importância da família em despertar o interesse pela leitura. Bom trabalho, papais! Já os professores, sozinhos, chegam quase ao mesmo número: 11%. Assim, fica muito claro o valor que uma orientação correta tem no futuro dos leitores.
Bibliografia Recomendada do Kumon
Além do tempo em redes sociais, outros motivos contribuem para que as pessoas leiam menos. Entre eles estão os preços dos livros e a ausência de títulos novos nas bibliotecas. É por isso que, buscando tornar a leitura mais acessível e abraçando seu papel de orientação, o Kumon oferece uma seleção de livros chamada Bibliografia Recomendada do Kumon.
Ela faz parte do Kumon de Português, que destina-se a desenvolver o gosto pela leitura, e traz diversas sugestões de títulos, adequadas a cada fase do desenvolvimento da criança. Assim, ao ler livros que estimulam a imaginação e abrem as portas para um mundo de conhecimento, os alunos passam a ter prazer em ler, aumentando seu vocabulário e compreensão sobre o mundo em que vivem.
A leitura eleva o desempenho em todas as matérias
No Kumon, os alunos com alto grau de desenvolvimento têm algo em comum: todos dominam a língua pátria. Afinal, a compreensão da língua é fundamental para estudar. Esses alunos possuem amplo vocabulário, convivem com livros desde pequenos, demonstram elevada capacidade de leitura e, consequentemente, habilidade na linguagem. Graças a essa aptidão, eles acabam tendo um ótimo desempenho em todas as matérias.
Para dominar a língua pátria, você sabe, os livros são grandes aliados. Como dá para perceber, o que não faltam são motivos para estimular seu filho a ler mais. E aí, vamos estimular nossas crianças a ler mais? Com a sua ajuda, podemos ter resultados surpreendentes nas próximas pesquisas!