Algumas pessoas podem pensar que o estudo no Kumon sobrecarrega a criança, principalmente quando ela faz mais de uma disciplina. Nossa experiência mostra que não é assim. O estudo de mais de uma disciplina, além de potencializar a organização e o foco, faz com que uma matéria complemente a outra.
Liz Teixeira, de 7 anos,
entrou no Kumon aos 4 anos de idade e estuda Matemática, Português e Inglês.
Ela começou pela Matemática, "desenhando" os números, e, a partir daí,
ganhou velocidade para conquistar novos conteúdos. Em seguida, a orientadora ofereceu
um teste com o Português, e Liz adorou! Como os pais sempre a incentivaram a
ler, a alfabetização foi acelerada por esse processo. Por último veio o Kumon
de Inglês, que a menina incorporou rapidamente.
Os pais de Liz, Renata e
Wagner Teixeira, contam que, no caso da menina, o estudo de Português ajuda
cada vez mais na interpretação dos problemas de Matemática, e o estudo de
diversas disciplinas amplia o interesse por aprender conteúdos diferentes.
Organizar os estudos para a
criança não se sentir sobrecarregada
Como dissemos, Liz estuda três disciplinas no Kumon.
Para manter o ritmo de estudo sem que a filha se canse, os pais negociam com
ela o horário da lição. Eles dizem que ela pode escolher, dentro de um padrão
razoável, o período do dia que mais lhe agrada. Então eles colocam um alarme e,
quando ele toca, ela vai sozinha cumprir suas tarefas.
Segundo Renata e Wagner, essa
técnica ajuda a evitar cobranças constantes e aumenta o senso de
responsabilidade de Liz. Além disso, eles contam que muitas vezes sentam juntos
para fazer companhia à filha enquanto realizam as próprias tarefas.
"Em nossa experiência, o
Kumon é um projeto familiar que vai muito além da mudança da criança. Temos que
contribuir criando o espaço na agenda, na casa e em nossa vida para cumprir o
desafio. Assumimos o compromisso e ela sabe, com clareza, que é sua
responsabilidade. Hoje ela consegue se concentrar para fazer suas lições
tranquilamente na maioria das vezes."
- Renata e Wagner Teixeira,
pais de Liz
Grandes mudanças vêm com o
Kumon
Quando Liz entrou no Kumon,
aos 4 anos de idade, era uma criança agitada, que precisava aprender a estudar
e a ter mais foco para organizar as coisas. Depois do Kumon, Renata diz que a
filha se tornou mais focada e dedicada. Segundo ela, hoje Liz sente satisfação
em fazer toda a lição. Que mudança!
"Nosso objetivo era
oferecer um recurso para Liz trabalhar seu foco e concentração. Ela sempre foi
muito ativa, com atenção múltipla e ligada em vários estímulos, e nosso receio
era de que ela tivesse dificuldades em atividades focadas."
- Renata e Wagner Teixeira,
pais de Liz