Por que devemos ler em voz alta quando estamos aprendendo outro idioma?

24/10/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

A habilidade auditiva é essencial para o aprendizado da linguagem, seja de nossa língua materna, seja de um idioma estrangeiro. Para fortalecer a fala, uma criança precisa tanto ouvir outras pessoas quanto escutar a própria pronúncia. Uma maneira de facilitar essa interação com os sons é por meio da leitura em voz alta.

Como explica Aline Carvalho, do Setor de Inglês do Kumon, essa prática faz com que o aluno assimile tranquilamente as estruturas do idioma. “Assim, ele relaciona os sons às letras e ao significado das palavras. Logo, começa a pensar diretamente em inglês, sem precisar de traduções para compreender a língua.” 

A leitura em voz alta ajuda a aperfeiçoar a compreensão oral, a interpretação de texto, a escrita e a adquirir a autoconfiança. Enquanto fala e ouve, o estudante aprimora a pronúncia, amplia o vocabulário e se acostuma com a gramática. Desse modo, percebe sua evolução, sentindo-se motivado a continuar aprendendo.

Esse treino é indicado a todos os alunos, inclusive para aqueles em fase de alfabetização. Nesse caso, é exigida apenas a associação da expressão à figura correspondente. “Recitar palavras e frases olhando para as imagens do material didático é a base do desenvolvimento da leitura em voz alta”, comenta Aline.

Esse exercício pode ser feito tanto na unidade quanto em casa, desde que o conteúdo de estudo seja adequado ao estágio de aprendizagem no qual a pessoa se encontra. A seguir, Aline traz algumas dicas para realizar a leitura em voz alta com autonomia e eficiência.

Dicas para ler em voz alta em outro idioma

     1. Procure materiais que despertem a sua curiosidade

Leia a letra de suas músicas preferidas e trechos dos livros em inglês dos quais você mais gosta. Dessa forma, irá aprender e se divertir ao mesmo tempo.

     2. Leia com naturalidade

Tente reproduzir a entonação de falantes nativos e articule as palavras com clareza. Assim, você ganhará fluência e compreenderá o significado do que está lendo.

     3. Reconheça seus avanços

A aquisição de uma língua é um processo que demanda persistência. Pratique bastante e comemore todas as pequenas melhorias. Com dedicação e esforço, todos podem obter alta capacidade de pronúncia e de leitura.

Deseja saber mais sobre o Kumon de Inglês? Clique aqui e encontre a unidade mais próxima de você!

Tags: método, dicas, inglês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade