Facebook Kumon
Blog Kumon

Planos para 2018: como ser um aluno nota 100

Um aluno nota 100 é uma inspiração para a Instituição em que estuda e um orgulho para a mãe, 2018 chegou e com ele novas oportunidades de mudar sua rotina escolar e se tornar o melhor aluno da sala. Mas, será que é possível? Com algumas dicas e muito planejamento é possível.

Nesse artigo, apresentaremos 7 passos para adquirir melhores hábitos e ser um aluno nota 100. Confira com atenção! 11 dicas para estudar nas férias de maneira divertida

7 Passos para ser um aluno nota 100

O começo do ano letivo traz muitas expectativas, tanto para o corpo docente da Instituição, quanto para os alunos. É nesse momento de expectativa que muitos planos devem ser feitos e dentre eles deverá estar o plano de melhoria nos estudos.

Focar nos resultados do estudo impactará diretamente no futuro do aluno. Imagine só ter um futuro tranquilo, seguindo sua carreira dos sonhos? Então, siga esse passo a passo, veja:

1 – Nunca faltar às aulas

Com exceção da necessidade, o aluno nunca deve faltar às aulas. Perder aulas importantes significa perder conteúdo que será essencial para ter boas notas.  Além disso, o aluno ficará atrasado na matéria em relação aos outros alunos da sala de aula.

Muitos alunos podem pensar da seguinte maneira: Ah, mas depois eu entro em dia copiando a matéria do meu colega. Isso só acarretará ainda mais estresse, acúmulo de lições e esforço em dobro.

É possível evitar essa situação, por meio do empenho em ir às aulas todos os dias. Dessa forma, o aluno não perderá nenhuma explicação importante, nem terá o seu desempenho comprometido.

2 – Melhore a capacidade de concentração

Principalmente se a sala de aula é um pouco tumultuada, o aluno precisa trabalhar sua concentração para eliminar as distrações e reter o máximo de informações das explicações.

Fazer anotações em sala de aula sobre as explicações é uma técnica que ajuda na memorização. Quando houver provas ou teste avaliativo, o cérebro automaticamente se lembrará das anotações.

Além das anotações, é também indicado utilizar jogos, que exigem um esforço intelectual maior como: xadrez, cartas, jogo da memória, quebra cabeça, etc.

3 – Seja participativo e questione

Não tenha vergonha de questionar seu professor sobre as maiores dúvidas que você tem. Pode ser que algum aluno da sala também tenha a mesma dúvida que você. Sendo assim, você estará ajudando outros colegas e sanando uma dúvida que poderá lhe ajudar nas provas.

Aproveite para testar seus conhecimentos sempre que o professor fizer uma pergunta para todos da sala de aula. É nesse momento de interação, dinâmica e troca de experiências que você terá maior desenvolvimento do seu desempenho escolar.

4 – Crie uma rotina de estudos

Você costuma não ter horários bem definidos para estudar? Sabia que isso pode atrapalhar muito no seu desempenho? Ter uma rotina de estudos em casa melhora significativamente sua memorização e aumenta sua capacidade de reter informações.

Além disso, isso fará com que você estabeleça metas de exercícios, de leitura e quantidade de matérias a serem estudadas.

A maior vantagem de estabelecer horários para estudos é que você terá mais empolgação em estudar e saberá que após os estudos terá a recompensa do descanso com a mente tranquila de dever cumprido.

5 – Peça ajuda para seus orientadores

Os orientadores são pessoas que te ajudarão nas dificuldades, então não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda a eles sempre que estiver com alguma dúvida. Lembre-se que os orientadores são experientes e com certeza poderão te ajudar a solucionar suas dúvidas.

6 – Crie o hábito da leitura

Sabia que ter o hábito da leitura pode aumentar sua capacidade intelectual? Ler constantemente trabalha o seu cérebro fazendo com que você tenha menores dificuldades em absorver o conteúdo escolar.

Não precisa ser necessariamente livros escolares, vá até a biblioteca, escolha qualquer livro do seu interesse e mantenha uma rotina diária para a leitura. Seja em horas vagas ou até mesmo antes de dormir.

7 – Método Kumon

É fácil ser um aluno nota 100 com o método Kumon, você já conhece? Por meio desse método, o aluno poderá estudar as matérias que encontra mais dificuldades da maneira mais fácil.

A principal característica do método Kumon é adequar os estudos às habilidades das crianças, desenvolvendo um plano de estudo personalizado. Isso traz maior autonomia e confiança para que o aluno se desenvolva de acordo com seu nível de conhecimento.

Esse método de autoinstrução adquirida pelos alunos, traz a eles uma sensação de realização e de progresso por conta própria, incentivando-os a serem cada vez melhores.

Esse passo a passo traz todas as dicas que você precisa para ser um aluno nota 100. Com qual delas você mais se identificou? Já está fazendo seus planos para 2018? Conta pra gente nos comentários!

 

Tags:

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco