Cálculo mental: o que é, como fazer e exercícios para praticar

14/09/2022
Compartilhe:
Cálculo mental
Você sabe o quanto o cálculo mental é importante para os pequenos? É bem comum encontrarmos crianças com dificuldades ao tentarem fazer uma conta de cabeça.

Isso tem a ver, justamente, com a falta de estímulo, desde cedo, para o tipo de cálculo em pauta — uma ferramenta necessária para aprender efetivamente a Matemática.

Então, para você poder ajudar os seus filhos a terem uma formação de qualidade, nós vamos dar várias dicas por aqui.

Primeiro, vamos explicar o que é, afinal, o cálculo mental, porque ele faz tanta diferença na educação. Depois, claro, vamos às dicas efetivas, para as crianças terem uma formação excelente.

Este conteúdo, então, está imperdível. Continue por aqui e aproveite as informações!

Conheça o curso de matemática para iniciantes Kumon e aprenda do básico ao avançado!

Leia mais:

O que é cálculo mental?

O cálculo mental consiste em fazer contas aritméticas usando, somente, as habilidades cerebrais. Ou seja, sem o auxílio de aparelhos, como: calculadoras convencionais, celulares, enfim.

Aliás, já vale adiantar que, com o método Kumon, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico-matemático e param de contar nos dedos.

Por que é importante desenvolver o cálculo feito mentalmente?


Fortalecimento do raciocínio

Por meio do cálculo mental, a criança constrói estratégias para encontrar a resposta de forma rápida e eficiente, sem o auxílio de uma calculadora.

Outro ponto muito importante é que o cálculo de cabeça melhora o raciocínio lógico. Ou seja, isso faz com que as crianças cresçam com o intelecto ainda melhor.

Internalização dos conceitos matemáticos

As atividades com cálculo de cabeça, além de tudo, ajudam as crianças a compreenderem o sistema de numeração.

Dessa forma, elas aprendem a realizar as quatro contas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), sem complicação, avançando para operações mais complexas.

Por que é importante desenvolver o cálculo feito mentalmente?


Otimização do tempo

É fato: os cálculos mentais são muito mais ágeis. Por exemplo, é muito mais rápido somar só de cabeça, do que anotar número por número, no papel e, depois, realizar a soma.

Fazer contas com o auxílio dos dedos, ou seja, ir contando um por um, também não é nada ágil. O melhor caminho, sem dúvidas, é o cálculo de cabeça.

Facilitação de problemas no dia a dia

A evolução nos estudos de matemática melhora o desempenho escolar. Com isso, as crianças se sentem mais preparadas para enfrentar os desafios requisitados na vida adulta.

“Pessoas com um bom cálculo mental têm noções das ordens de grandeza das coisas, o que implica na construção de uma visão mais ampla e rápida das transformações que ocorrem no mundo”, diz Elza Midori Yamamoto, do Setor de Matemática do Kumon.

Por que as escolas devem ensinar cálculo mental?

Depois de ver os benefícios, fica claro por que aprender a fazer cálculo sem ajuda de calculadoras e afins. Mas, vale a pena reforçarmos essa parte…

As escolas, que ensinam o cálculo feito mentalmente, formam crianças e adolescentes com mais autonomia, base sólida em matemática, ótimo raciocínio lógico e, ainda, com habilidades para lidar com problemas cotidianos.

A partir de quando ensinar para as crianças?

O quanto antes, melhor! Algumas crianças, ao tentarem fazer contas de cabeça, sentem dificuldades de chegar ao resultado. Essa situação ocorre porque elas não foram estimuladas desde cedo ao cálculo mental, ferramenta necessária para aprender efetivamente a matemática.

O método Kumon para pré-escolares desenvolve habilidades essenciais para a vida, além de criar hábitos de estudo! Ideal para inserir a criança no universo da aprendizagem de forma natural, colaborando para seu desenvolvimento intelectual e pessoal. Nessa fase as crianças têm muito mais facilidade de aprender, memorizar e desenvolver novas habilidades.

Cálculo mental: exercícios práticos

A matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Estudar matemática faz com que a criança exercite o levantamento de hipóteses, a resolução de desafios, a organização, a criatividade, a concentração, o equilíbrio emocional, a tomada de decisões e a autoconfiança.

O curso de matemática do Kumon aborda desde conteúdos para pré-escolares, como contar objetos, escrever números até cálculos mais complexos , como diferencial e integral. Por meio do estudo diário, o aluno desenvolve a capacidade de cálculo mental e a confiança para solucionar e encontrar novas formas de resolver os problemas.

Quer saber um pouco mais sobre o método Kumon na prática, sem sair de casa? Teste suas habilidades acessando o nosso site.



Conclusão

Visto o quão importante é a habilidade de cálculos na formação cognitiva dos pequenos, vale lembrar: o Kumon oferece um método de estudo inovador, que respeita o ritmo de desenvolvimento de cada aluno e o estimula à autonomia.

O intuito não é ensiná-lo a resolver um exercício, mas instigá-lo a solucionar a atividade sozinho. Com isso, ele adquire a capacidade de raciocínio lógico, concentração e independência.

Para tanto, os alunos do Kumon contam com um planejamento de aprendizagem individual, orientação exclusiva e um material didático autoinstrutivo, cujo conteúdo é focado em cálculos fundamentais.

Saiba mais sobre o método Kumon e garanta o melhor, no quesito educação, para o seu filho!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, matemática, aprendizado

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.