Reforço escolar vs. Método Kumon: entenda as diferenças entre essas duas formas de estudos

07/01/2020
Kumon Brasil
Compartilhe:

O seu filho está com dificuldades para aprender conteúdos escolares? Saiba que essa situação é comum, pode acontecer com qualquer criança ou adolescente. 


O mais importante é conseguir resolver a questão da melhor forma possível, ou seja, com tranquilidade, dando todo o suporte para o seu filho. Nessas horas, muitos pais recorrem ao reforço escolar. 


Mas, afinal de contas, o método Kumon é um reforço escolar? Na verdade, não. Os dois métodos de estudos são bem diferentes. 


Antes de tomar uma decisão, ou seja, escolher um dos métodos para ajudar o seu filho, é essencial entender as propostas de estudos. 


Então, continue por aqui e aproveite as dicas que preparamos! 


Tópicos a serem abordados:


  • o que significa o reforço nos estudos;

  • quando essa estratégia é indicada;

  • quais as principais vantagens do reforço para alunos;

  • método Kumon, por que ele é mais interessante para os estudantes;

  • conclusão.

Vale a pena conhecer e investir no método Kumon! Saiba mais, agora mesmo, e garanta o melhor para o seu filho!

O que são as aulas de reforço?

O reforço escolar é um método de estudo individualizado que segue o ritmo de cada aluno. 


Ele auxilia a compreender conteúdos pontuais que o aluno não consegue acompanhar em sala de aula. 


O educador guia o processo de aprendizagem, por exemplo, com um material específico ou utilizando o próprio conteúdo que o aluno está com dificuldade como material. 


Esse suporte de reforço escolar normalmente é por um tempo determinado. As aulas acontecem por meio de problemas pontuais e exercícios práticos. 


O aluno, dessa forma, consegue fixar o conteúdo e sanar algumas dúvidas de forma mais imediata.  

Quando é preciso usar reforço escolar?

As aulas de reforço, geralmente, são indicadas para alunos que estão com dificuldades em uma ou mais disciplinas. 


Por exemplo, uma criança que está com dificuldade para aprender multiplicação, pode fazer um reforço composto por exercícios de tabuada (ministrados por um professor de Matemática). 

Quais os principais objetivos das aulas de reforço?

Para ficar ainda mais claro para que serve o reforço escolar, nós separamos os principais objetivos sobre isso. 


Veja quando recorrer às aulas para melhorar a aprendizagem das crianças e adolescentes: 

Auxiliar na compreensão do conteúdo

O primeiro cuidado, para um processo de aprendizagem eficaz, é a garantia de que o aluno entendeu o conteúdo — a parte teórica, digamos assim. 


Mas, em um cronograma normal de estudo, nem sempre isso acontece, por diferentes razões. 


Diante disso, é possível recorrer ao reforço para que o aluno, antes de qualquer coisa, entenda essa parte mais teórica. Assim, é possível avançar para a parte prática, entende? 

Estimular a aplicação prática do conteúdo

É claro que nem só de conhecimento teórico se faz a evolução intelectual. O que isso quer dizer? 


Os alunos também precisam praticar o que absorveram do conteúdo teórico. Aliás, a prática é fundamental para os estudantes errarem, acertarem e, de fato, “registrarem” todo o aprendizado na mente. 


Então, por exemplo, depois do conteúdo sobre crase (do reforço de Língua Portuguesa), é essencial fazer exercícios com aplicação dessa regra gramatical. 

Tirar dúvidas

É muito comum que, no aprendizado sobre qualquer disciplina e/ou assunto, os alunos tenham dúvidas. 


Elas, inclusive, são sempre bem-vindas… Afinal, as questões respondidas levam a novas descobertas, a um verdadeiro enriquecimento da bagagem de mundo. 


Entretanto, nem sempre crianças e adolescentes conseguem tirar todas as suas dúvidas, durante uma aula de 50 minutos, por exemplo. 


Diante disso, podemos, mais uma vez, mencionar o reforço escolar como solução. O tempo a mais de estudo pode ser propício para esclarecer todas as dúvidas. 

Focar na aprendizagem individual

O ideal seria que os alunos tivessem sempre uma atenção individual para aprenderem. Isso porque cada ser humano pode ter questões, dificuldades e facilidades distintas uns dos outros. 


Só que, imagine… Em uma sala de aula comum, há dezenas de alunos. 


Os professores, então, não conseguem “fazer um atendimento” individual. Falta tempo para isso. Já nas aulas de reforço, essa atenção individual é realmente viável. 

O que é o método Kumon?

O Kumon é um . O aluno aprende com ajuda de um material autoinstrutivo, fazendo com que ele consiga aprender por si mesmo e no seu próprio ritmo. 


No Kumon, então, o aluno desenvolve uma base sólida de conhecimento para que ele . 


Muito além disso, ele consegue desenvolver autonomia e autoconfiança dentro de uma rotina diária de estudos. 


A criança ou o adolescente desenvolve habilidades para além da disciplina, como senso de responsabilidade, organização e autoconfiança. 


Já os cursos disponíveis com o método Kumon são: 


  • Inglês;

  • Matemática;

  • Português;

  • Japonês. 

Quais as semelhanças e diferenças, então, entre reforço escolar e método Kumon?

Ambas formas de estudos são individualizadas. Mas, apesar disso, o reforço escolar é feito por um período determinado, sanando dúvidas e dificuldades pontuais do aluno. 


O método Kumon, entretanto, é uma forma de aprendizagem que proporciona base sólida de conhecimento. Isso para que os estudantes não tenham dificuldades para aprender os conteúdos escolares. 


Além disso, o Kumon foca em pontos para além da vida escolar…


O método faz com que os alunos desenvolvam autonomia, autoconfiança, auto-organização, mais responsabilidade e gosto pelos estudos


Diferente das aulas de reforço, o Kumon é para toda a vida de estudos, seja de crianças ou adolescentes. 

Depoimento sobre o aluno Fernando

A Patrícia e o Marcelo são os pais do Fernando.

Eles contam que o garoto sempre foi muito agitado e tinha dificuldade para se concentrar, ele achava outras maneiras de não focar nas atividades, o que acabava prejudicando o seu aprendizado. 

 

Então, os pais começaram a pensar em formas de ajudar a melhorar a concentração e o foco do filho e, nesse processo, encontraram o Kumon.

 

Hoje, o Fernando é um garoto disciplinado, focado e organizado. Faz as lições sozinho e não precisa que os pais organizem sua rotina de estudo. “O Kumon é individualizado e olha para as necessidades de cada pessoa, de cada aluno. 

 

Para o Fernando, isso é muito positivo, já que o método consegue avaliar os pontos que devem ser trabalhados nele e foca em resolver o que ele precisa para se desenvolver”, explica a mãe.

 

“O Kumon é muito mais que uma simples aula de reforço, porque, enquanto a aula de reforço foca na matéria, o Kumon ensina, à criança, uma maneira de estudar. É isso o que o Fernando vai levar para a vida”, completa o pai.

 

Os avanços são nítidos. Para Patrícia e Marcelo, o Fernando conquistou autonomia e disciplina, tanto nos estudos, quanto na sua vida. Além disso, eles já percebem evolução na autoconfiança do filho. 

 

“Ele passou a acreditar nele mesmo; não se acha menor que os colegas, porque sabe que pode e que também conseguirá tudo aquilo que sonhar.”. Fernando sente que está no caminho certo: “Eu sou muito bom em matemática e eu sonho em ser bancário igual ao papai”, revela, tirando um sorriso orgulhoso do pai.

 

Conheça mais a história da família do Fernando no nosso vídeo.


Vale a pena conhecer e investir no método Kumon! Saiba mais, agora mesmo, e garanta o melhor para o seu filho! 

Conclusão 

Gostou das nossas dicas? Vamos recapitular os principais pontos abordados. 


Por aqui, nós falamos sobre as diferenças entre reforço escolar e método Kumon. 


O primeiro remete a aulas de reforço escolar, indicadas para quando os alunos (crianças ou adolescentes) estão com dificuldades pontuais. 


Já o método Kumon é uma forma que não só ensina conteúdos (de Português, Inglês, Matemática e Japonês), como também estimula autoconfiança, autonomia, gosto pelos estudos e senso de organização. 


Tudo isso faz com que os alunos tenham uma base sólida de conhecimento, evitando as dificuldades para aprender conteúdos escolares. 




Por fim, vale dizer que o Kumon existe desde 1958, graças ao professor Toru Kumon, que desenvolveu a metodologia de exercícios de cálculo e conseguiu ajudar muito seu próprio filho. 


Toda essa bagagem do Kumon faz a diferença não só no presente, mas também no futuro de crianças e adolescentes. 


Então, se o seu filho está com dificuldades para aprender, invista em um método eficaz para ele. Os frutos valerão pela vida toda, pode apostar. Conte com o Kumon para isso! 


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.