Ano Novo japonês: entenda como funcionam as tradições

24/10/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Foto de mulher oriental pendurando desejos de ano novo em um templo japonês.

Se no Brasil, a chegada de um novo ano é marcada por muitos fogos de artifício, festas e milhares de pessoas reunidas, no Japão a data é celebrada de um jeito bem diferente. O ano novo japonês (oshougatsu) é reservado, calmo e repleto de rituais tradicionais.


Mas isso não significa que ele não seja importante. Muito pelo contrário, as tradições do ano novo no Japão fazem do oshogatsu a celebração mais importante e esperada do calendário. 


A duração estendida das festividades não deixa dúvida quanto a isso, elas vão de 31 de dezembro a 3 de janeiro.  Sendo parte fundamental da cultura oriental, repleta de costumes ligados à prosperidade e renovação.


Se você quer saber como é celebrado o ano novo japonês, continue lendo esse texto e faça um mergulho com a gente nas principais tradições e curiosidades dessa celebração incrível!


Conheça o curso de japonês do Kumon e aprenda no seu próprio ritmo!


Leia mais:


Quando o Ano Novo japonês é celebrado?


Ao contrário do que acontece com o ano novo chinês, comemorado em uma data diferente todo ano, o ano novo japonês acontece no mesmo período que as festividades acontecem aqui no ocidente. 


Entretanto, como já mencionamos, no Japão elas vão do dia 31 de dezembro a 3 de janeiro, ou seja, possuem uma duração estendida. 


E, como mencionamos o ano novo chinês: para evitar confusão entre os costumes dos diferentes países orientais, confira o post que fizemos com as principais diferenças entre japonês, chinês e coreano.


Como acontece o Ano Novo japonês?


Assim como acontece com o alfabeto japonês, com algumas religiões e costumes, o ano novo japonês esteve por muito tempo atrelado aos costumes e à cultura chineses. Isso tanto é verdade que somente em 1873 o Japão adotou o calendário gregoriano, que celebra 1º de janeiro como o início de um novo ano.


Antes disso, o ano novo japonês era comemorado com base no calendário lunar chinês, assim como ocorre até hoje no ano novo coreano e no ano novo vietnamita.


Tradições e rituais do Ano Novo japonês


Como já comentamos em outras ocasiões, a cultura japonesa é fortemente baseada na tradição e no respeito, ou seja, nada de bagunça e barulheira na festa da virada. O ano novo japonês é repleto de rituais cheios de significado, como você vai ver a seguir.


108 badaladas


No Brasil, é costume realizar uma contagem regressiva nos 10 segundos que antecedem o ano que está por vir, junto com muita espumante e fogos de artifício.


No Japão, a contagem regressiva é realizada por meio de 108 badaladas dos sinos localizados nos templos. No ritual budista, chamado de Joya no Kane, a última das badaladas coincide com a meia-noite e marca a entrada do ano novo japonês.


Além disso, ela também representa a purificação dos homens. Isso porque, de acordo com o budismo, as badaladas acontecem para renegar os 108 desejos humanos mundanos, limpando corpo e mente para o novo ano que está começando.


Porém, não é somente nos templos budistas que acontecem os rituais de ano novo japonês. Afinal, o Japão é um país com uma grande variedade religiosa. Nos templos xintoístas, por exemplo, acontece o Saitan-sai, ele ocorre sempre na primeira madrugada do ano, com muitas orações e bençãos. 


Ema


Se há um país que sabe como manter suas tradições, este país é o Japão. Os rituais de ano novo japonês muitas vezes remetem a costumes muito antigos, como é o caso das ema. 


As emas são placas de oração nas quais as pessoas escrevem seus desejos para o ano que está iniciando. Estas placas, então, são penduradas nos santuários, em uma ligação com a velha tradição de doar cavalos para estes locais.


Hamaya


Durante o período de ano novo japonês, os santuários vendem vários tipos de amuletos e objetos de decoração. Entre os preferidos das crianças estão os Hamaya, uma decoração em formato de flecha com origens samurais. A palavra significa “demônio destruindo flecha”.


Hatsumode

Foto de vários gatinhos brancos e vermelhos de porcelana.


Talvez você já tenha visto por aí aquele tradicional gatinho japonês de porcelana com a pata levantada. Chamado de Maneki Neko, o talismã é um dos mais tradicionais amuletos da sorte ligados ao ano novo japonês.


Normalmente ele é adquirido quando as pessoas vão aos templos budistas e outros locais sagrados pela primeira vez no ano, uma tradição conhecida como Hatsumode. Nesta ocasião, além de desejar um bom ano, com saúde e prosperidade, os japoneses costumam usar trajes típicos tradicionais como o hakama e o kimono.


Hatsuhinode


Uma das mais bonitas tradições do ano novo no Japão, o Hatsushinode é a ocasião em que os japoneses acordam bem cedo para ir até um local especial ver o primeiro nascer do sol do novo ano. 


Mais que um momento de celebração, o ritual possui um significado bem interessante. Neste momento, os japoneses acreditam que as divindades dirigem-se ao plano terreno para abençoar as pessoas com sorte, felicidade e boas energias.


Omikuji


Foto de tiras de papel presas em fios horizontais.


Durante o ano novo japonês, algo sempre presente nos templos budistas e xintoístas são as Omikuji. Elas são, basicamente, tiras de papel dispostas em uma caixa e escolhidas aleatoriamente pelas pessoas.


Há 12 variações de destinos, de muito bom a muito ruim, que podem estar escritas em um desses oráculos de sorte. 


Depois de ler a Omikuji, os japoneses penduram os papeizinhos em algum lugar do templo, como árvores, galhos, estacas, cordas e outros objetos no espaço do santuário. Por isso, não se assuste se, ao visitar o Japão em tempos de ano novo, se deparar com milhares de papéis pendurados!


Otoshidama


Lembra que, ali em cima, dissemos que os Hamaya estão entre os amuletos preferidos das crianças? Bom, tem algo que eles gostam ainda mais. São os envelopinhos cuidadosamente decorados que recebem de seus pais, avós, tios e tias contendo dinheiro.


A quantidade pode variar de 3.000 a 10.000 yenes, ou ser proporcional à idade da criança. Os envelopes são conhecidos como pochibukuro ou Goshugi bukuro.


Comidas típicas do Ano Novo japonês


Os rituais de ano novo japonês, assim como acontece por aqui, passam também pela cozinha. No Brasil, costumamos associar as festas de final de ano ao consumo de uvas e carne de porco, lentilhas e romãs, cada qual com seu significado associado à boa sorte e prosperidade.


Já no Japão, com sua extensa tradição culinária e apelo visual relacionado aos alimentos, produzindo verdadeiras obras de arte, as comidas típicas do ano novo japonês vão além dos pratos, inclusive sendo usadas como itens de decoração cheios de significados.


Osechi Ryori


Você conhece as caixas de marmita japonesas de laca conhecidas como jubako? Elas são figurinha carimbada em vários filmes, mangás e animes orientais, e tratam-se de objetos muito antigos e tradicionais.


Para você ter ideia, na Era Heian, entre os anos 794 e 1185, elas já eram usadas para servir pequenos pratos tradicionais durante a celebração do ano novo japonês.


O ritual de presentear as pessoas queridas com as jubako durante as festas de fim de ano é chamada de Osechi Ryori e tem um significado bastante especial. Isso porque cada alimento escolhido para compor a jubako simboliza um desejo para o novo ano.


O camarão, por exemplo, lembra as costas arqueadas das pessoas mais velhas, e por isso simboliza o desejo de longevidade. Já o feijão-preto está relacionado a manter os maus espíritos bem longe!


Toshikoshi Soba


O nome deste macarrão de trigo significa, literalmente, macarrão de passagem de ano. Antigamente, era costume acreditar que este prato ajudava a atrair dinheiro e prosperidade financeira.


Hoje em dia, o significado passou por algumas mudanças e está ligado à longevidade, representando as longas barbas e cabelos brancos dos deuses associados à vida longa.


Mochi

Foto de bolinhos brancos em uma tigela em forma de concha.


O arroz é o alimento mais importante para os japoneses, mais que um grão para comer, ele representa uma fonte de energia vital com o poder de sustentar o renascimento.


Por este motivo, o arroz é servido em funerais e casamentos. E, claro, no ano novo japonês. Nesta ocasião, o grão passa por um ritual chamado motitsuki, no qual são preparados os bolinhos conhecidos como mochis.


Como sinal de desejo de alegrias e boa sorte, os mochis são usados para decorar diversos pertences da família, como a casa e até mesmo os carros.


Mas eles também são comidos, e como! No ano novo japonês são feitos inúmeros pratos usando os mochis como base, como e o caso do ozooni, uma sopa com o bolinho que deve ser consumida no primeiro dia do ano.


Kagami Mochi


Como você acabou de ver, mochi é um bolo feito de arroz. No ano novo japonês, é comum vê-lo adornando a mesa de jantar como parte do Kagami Mochi. A tradicional decoração é composta por dois mochi, colocados em um pedestal, com uma laranja japonesa conhecida como Daidai sobre eles. 


Os japoneses acreditam que o arroz, colhido no outono, traz boa sorte e benção em seu espírito puro. Apesar de ser um dos rituais de ano novo japonês mais tradicionais, hoje em dia vários mercados e lojas oferecem o Kagami Mochi prontinho para adornar a mesa de jantar.


Como desejar um feliz Ano Novo em japonês?


Agora que você já conhece tudo sobre o ano novo japonês (e deve estar morrendo de vontade de embarcar para ver tudo isso de perto), chegou finalmente a hora de saber o mais importante: como desejar um feliz ano novo em japonês?


Como acontece muito no Japão, há várias maneiras de dizer a mesma coisa, dependendo do nível de formalidade, idade e hierarquia social envolvidos na relação entre as pessoas.


Assim, o jeito mais formal e conhecido é dizer:


  • Shin nen Akemashite omedetō gozaimasu


Curiosamente, a maneira mais usual de dizer essa frase não usa o shin nen, que significa justamente “ano novo”. A partir daí, quanto mais abreviado, mais informal.


Um bom jeito de desejar um feliz ano novo japonês para pessoas que você não conhece ou não tem intimidade, como colegas de trabalho, é usar:


  • Akemashite omedetō gozaimasu


Vale lembrar que, em japonês, akemashite refere-se a um fato que já ocorreu. Por isso, estas expressões devem ser usadas após a virada de ano. Se você quiser desejar boas festas antes do ano terminar, pode usar as seguintes expressões:


  • Yoi otoshi o omukae kudasai

  • Kotoshimo yoroshiku onegaishimasu


Conclusão


Conhecer os costumes do Japão é sempre algo fascinante, não é? E quando o assunto é ano novo japonês, então, o que não falta são rituais e tradições milenares celebrando não só o início de um novo ciclo, mas também a própria cultura japonesa como um todo.


Esta cultura, baseada no respeito e na espiritualidade, se revela também durante as celebrações de final de ano, como você viu nesse artigo. Ela está presente nas várias formas simbólicas de se desejar prosperidade e renovação, sejam elas tocar o sino de um templo para purificar os pecados ou montar uma sequência de pratos com significados especiais para presentear alguém.


Se você já teve a sorte de viver esta experiência, quer morar no Japão ou está planejando algo parecido, conte com as dicas que demos (e já comece a treinar para desejar um feliz ano novo japonês!). Agora, se isso ainda não está nos seus planos, que tal continuar viajando com a gente pelo Japão?


Neste texto, trazemos 15 curiosidades sobre o Japão que vão aumentar ainda mais a sua vontade de um dia ver tudo isso de perto!


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.