Filmes japoneses: conheça 9 para treinar o idioma!

27/06/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Você já pensou em como aprender japonês assistindo filmes japoneses famosos? Pode parecer um sonho distante, mas acredite, é totalmente possível! 


Os filmes têm o poder de nos transportar para universos diferentes, nos emocionar e nos ensinar, e com os filmes japoneses não é diferente. Além de proporcionarem entretenimento, eles podem ser grandes aliados no processo de como aprender um novo idioma


Neste artigo, vamos explorar a importância de aprender japonês, os principais benefícios de utilizar filmes como ferramenta de estudo e apresentar uma lista dos melhores filmes japoneses para te ajudar nessa jornada.


Aprenda japonês com quem mais entende do assunto. Faça sua matrícula no curso de japonês do Kumon!


Leia mais:



É possível aprender japonês com os filmes japoneses?


Você pode estar se perguntando se é realmente viável aprender um idioma assistindo filmes japoneses famosos. A resposta é sim, e existem diversas vantagens nesse método. 


Os filmes japoneses oferecem uma combinação única de cultura, linguagem e história, tornando-se uma excelente maneira de mergulhar no idioma de forma mais natural e divertida.


Qual a importância de aprender japonês?


Aprender japonês pode abrir muitas portas tanto pessoais quanto profissionais. O Japão é um país com uma rica cultura, economia forte e influência global em diversos setores, como tecnologia, animação e moda. 


Além disso, a língua japonesa tem uma estrutura gramatical única e rica, que pode expandir sua capacidade de pensar e se expressar de maneiras diferentes.


Principais benefícios de aprender com filmes japoneses


Jovem assistindo filmes japoneses e comendo yakissoba.

Aprender com filmes japoneses premiados oferece uma série de benefícios para aqueles que desejam estudar o idioma. Além de ajudar a desenvolver habilidades de compreensão auditiva e vocabulário, os filmes proporcionam uma imersão cultural única e uma visão autêntica da língua japonesa em contextos reais. 


Veja a seguir alguns benefícios de aprender com filmes japoneses.


Aprender melhor a pronúncia


Um dos maiores desafios ao aprender um novo idioma é a pronúncia correta das palavras. A exposição constante ao japonês falado nos filmes pode ajudar a melhorar a sua pronúncia de forma natural. Ouvir os diálogos e repetir as falas dos personagens é uma ótima maneira de treinar a entonação e os sons específicos da língua japonesa.


Conhecer novas palavras 


Assistir filmes japoneses premiados é uma oportunidade de expandir seu vocabulário. Ao se deparar com novas palavras, você pode aprender o significado através do contexto, associando-as às cenas e diálogos. É uma maneira mais orgânica de aprender novas palavras em comparação aos métodos tradicionais de estudo de vocabulário.


Estimular a memória


Assistir a filmes japoneses requer atenção e concentração, o que pode ajudar a fortalecer sua memória. Você terá a oportunidade de associar palavras e frases a imagens e situações, facilitando a retenção do vocabulário e das estruturas gramaticais.


Imersão no idioma se divertindo


Aprender japonês através de filmes é uma forma de se envolver com a língua de maneira mais descontraída e prazerosa. Você poderá mergulhar em histórias cativantes, se encantar com a cultura japonesa e, ao mesmo tempo, estar em contato constante com o idioma. É uma maneira de aprender enquanto se diverte!


Os 9 melhores filmes japoneses para aprender o idioma


Jovem segurando um balde de pipoca e assistindo filmes japoneses.


Agora que você conhece os benefícios de aprender japonês com filmes, vamos apresentar uma lista com os 9 melhores filmes japoneses para auxiliar você nessa jornada. Esses filmes foram selecionados levando em consideração a qualidade cinematográfica e o potencial de aprendizado do idioma japonês.


A Viagem de Chihiro


"A Viagem de Chihiro" é uma obra-prima do renomado diretor de filmes japoneses premiados Hayao Miyazaki. Lançado em 2001, o filme se tornou um marco na indústria da animação japonesa e conquistou o coração de milhões de espectadores ao redor do mundo. A história gira em torno de Chihiro, uma garota de dez anos que, ao se mudar para uma nova cidade, acaba em um mundo mágico habitado por espíritos e seres sobrenaturais.


Chihiro se vê obrigada a trabalhar em um spa para espíritos e enfrenta diversos desafios para resgatar seus pais, que foram transformados em porcos. O filme aborda temas como coragem, amizade e autodescoberta, ao mesmo tempo em que apresenta diálogos cativantes e emocionantes.


O fantasma do futuro


"O fantasma do futuro" é um clássico da ficção científica dirigido por Mamoru Oshii e baseado no mangá de Masamune Shirow. Lançado em 1995, o filme se passa em um futuro distópico onde a tecnologia avançada transformou a sociedade. A história segue a Major Motoko Kusanagi, uma ciborgue policial que lidera uma equipe de combate ao crime.


O filme apresenta uma trama complexa que explora temas como identidade, consciência e o impacto da tecnologia na humanidade. Os diálogos são densos e filosóficos, o que desafia os espectadores a refletirem sobre questões existenciais.


Your Name


"Your Name" é uma belíssima história de amor e fantasia escrita e dirigida por Makoto Shinkai. O filme foi lançado em 2016 e se tornou um enorme sucesso tanto no Japão quanto internacionalmente. A trama acompanha a vida de dois jovens, Mitsuha e Taki, que, misteriosamente, começam a trocar de corpos enquanto dormem.


Além de explorar os temas de amor e conexão entre as personagens, "Your Name" também aborda elementos da cultura japonesa, como as tradições e festivais locais. Os diálogos emocionantes e autênticos ajudam os espectadores a mergulhar no idioma japonês, enquanto acompanham a jornada dos protagonistas.


Túmulo dos Vagalumes


"Túmulo dos Vagalumes" é um filme de animação do Studio Ghibli dirigido por Isao Takahata. Lançado em 1988, o filme retrata a dura realidade vivida por dois irmãos, Seita e Setsuko, durante a Segunda Guerra Mundial no Japão.


Através da história comovente e emocionalmente intensa dos irmãos, o filme aborda temas como a crueldade da guerra, a esperança em meio à adversidade e a importância dos laços familiares. Os diálogos simples, porém impactantes, expressam as emoções profundas dos personagens e capturam a essência da experiência humana em tempos difíceis.


O filme é uma oportunidade valiosa para aprender sobre a história e a cultura japonesa enquanto mergulha em uma narrativa poderosa.


Ponyo - Uma amizade que veio do Mar


"Ponyo - Uma amizade que veio do Mar" é outra produção do aclamado diretor Hayao Miyazaki, conhecido por seus filmes japoneses famosos, mágicos e envolventes. O filme, lançado em 2008, conta a história de amizade entre Sosuke, um menino de cinco anos, e Ponyo, uma peixinha dourada que deseja se tornar humana.


Com uma atmosfera encantadora e uma estética visualmente deslumbrante, "Ponyo" cativa espectadores de todas as idades. Os diálogos simples e acessíveis são perfeitos para quem está começando a aprender japonês, proporcionando uma experiência de aprendizado divertida e agradável.


Além de ser uma ótima introdução à língua japonesa, "Ponyo" também aborda temas como a importância da amizade, a conexão com a natureza e a aceitação das diferenças. Os diálogos carregados de emoção e os personagens carismáticos tornam o filme uma escolha ideal para aqueles que desejam aprender japonês de uma forma encantadora.


Princesa Mononoke


"Princesa Mononoke" é um épico de animação dirigido por Hayao Miyazaki, lançado em 1997. O filme retrata a luta entre humanos e espíritos da floresta, abordando questões ambientais e a relação delicada entre a natureza e a humanidade.


A narrativa complexa e os diálogos ricos de "Princesa Mononoke" oferecem uma oportunidade única de aprimorar os conhecimentos no idioma japonês. Os personagens multifacetados e as discussões sobre valores morais e éticos proporcionam um mergulho profundo na cultura e nas tradições japonesas.


Além de aprender o idioma, o filme também oferece uma visão panorâmica da mitologia e das crenças japonesas, adicionando camadas de significado à experiência.


O Meu Amigo Totoro


"O Meu Amigo Totoro" é um dos filmes japoneses mais queridos do Studio Ghibli, dirigido por Hayao Miyazaki. Lançado em 1988, o filme conta a história de duas irmãs, Satsuki e Mei, que se mudam para o campo e descobrem criaturas mágicas em sua nova casa, incluindo o adorável Totoro.


Com uma atmosfera encantadora e uma narrativa calma e comovente, "O Meu Amigo Totoro" é um filme que cativa crianças e adultos. Os diálogos simples e acessíveis são perfeitos para estudantes iniciantes de japonês, permitindo que eles pratiquem a compreensão e a pronúncia básica.


O Serviço de Entrega de Kiki


Em "O Serviço de Entrega de Kiki", acompanhamos a história de Kiki, uma jovem bruxa de 13 anos que inicia um serviço de entrega em uma cidade desconhecida. O filme, dirigido por Hayao Miyazaki e lançado em 1989, retrata a jornada de autodescoberta e amadurecimento de Kiki.


Com diálogos acessíveis e personagens carismáticos, "O Serviço de Entrega de Kiki" é uma excelente escolha para quem está começando a aprender japonês. Através da história de Kiki, os espectadores podem praticar a compreensão auditiva e aprimorar suas habilidades linguísticas, enquanto se envolvem com uma narrativa encantadora.


Conto da Princesa Kaguya


"Conto da Princesa Kaguya" é uma animação baseada no conto folclórico japonês "O corte do bambu" e dirigida por Isao Takahata. O filme, lançado em 2013, narra a história de uma princesa que nasce dentro de um broto de bambu e é criada por um casal de camponeses.


Através de uma animação única e delicada, "Conto da Princesa Kaguya" transmite uma mensagem poderosa sobre a natureza efêmera da vida e a busca pela liberdade e autodeterminação. Os diálogos poéticos e emocionais são uma oportunidade para os estudantes de japonês aprimorarem suas habilidades de compreensão e apreciarem a riqueza da língua japonesa.


O filme também oferece uma imersão na cultura e nas tradições japonesas, abordando temas como a importância da natureza, os valores familiares e a busca pela felicidade.


Curso de japonês Kumon: aprenda no seu ritmo!


Homem estudando inglês com o Kumon.


Aprender japonês com filmes japoneses é uma maneira eficaz e divertida de mergulhar na cultura e no idioma japonês. No entanto, para um aprendizado mais estruturado e completo, é recomendado contar com um curso de japonês como o oferecido pelo Kumon.


O curso de japonês do Kumon permite aprender a língua japonesa no seu próprio ritmo. Conhecido mundialmente pela sua abordagem individualizada e baseada na autodisciplina, o Kumon oferece um ambiente de aprendizado flexível e adaptado às necessidades de cada aluno.


Os estudantes são incentivados a realizar exercícios diários de leitura, escrita e compreensão auditiva, o que os ajuda a desenvolver habilidades linguísticas de forma gradual e consistente. O material didático é cuidadosamente elaborado, com uma progressão de conteúdo que vai do básico ao avançado, permitindo que os alunos avancem no seu próprio ritmo.



Conclusão


Aprender japonês é uma experiência fascinante e enriquecedora. Os filmes japoneses proporcionam uma forma única de mergulhar no idioma, permitindo que você aprenda de maneira mais natural e envolvente. 


Além disso, eles oferecem a oportunidade de conhecer a cultura e a história do Japão. Se você está buscando expandir seus conhecimentos no idioma, aproveite as opções de filme em japonês mencionadas neste artigo e embarque nessa jornada de aprendizado e entretenimento. 


Lembre-se sempre de praticar com constância e aproveitar cada momento para aprimorar suas habilidades no idioma japonês. E conte sempre com o curso de japonês do Kumon para chegar lá!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.