O que é gamificação na educação e quais são as vantagens deste método?

27/12/2022
Kumon Brasil
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Você já ouviu falar em gamificação na educação? Este termo, que vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas, traz uma nova proposta alinhada com as demandas atuais dos estudantes e repleta de vantagens para o processo de aprendizagem.


Apesar de não depender da tecnologia, esta prática tem se beneficiado bastante dos avanços tecnológicos para tornar as atividades mais interativas e, assim, mais atraentes e dinâmicas.


Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é a gamificação na educação infantil e dar exemplos de jogos que podem ser usados nesse processo. Além disso, vamos mostrar por que é importante investir nesta estratégia e como ela pode engajar e estimular os alunos.


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O que é a gamificação do ensino?


Gamificação na educação é uma estratégia de ensino que utiliza elementos de jogos (como o acúmulo de pontos e a necessidade de concluir desafios para avançar ao longo das fases) a favor do processo de aprendizagem, seja ele presencial, híbrido ou remoto.


Em outras palavras, significa usar características inerentes aos games em um contexto que não é de jogos. Na educação, isso quer dizer tornar o processo mais alinhado a uma visão embasada na ludopedagogia com o objetivo de estimular o aluno a estudar.


Nosso foco aqui é a gamificação na educação infantil, mas é sempre interessante lembrar que esta técnica tem sido cada vez mais utilizada em ambientes corporativos e como estratégia de marketing, independente da idade dos participantes.


Qual a importância da gamificação na educação?



Apropriando-se de uma série de elementos característicos do universo dos games, a gamificação na educação assume o importante papel de transformar o aprendizado de conceitos complexos e a realização de atividades difíceis em algo mais divertido e prazeroso, estimulando a motivação e o engajamento dos alunos.


Além disso, a gamificação na educação infantil ajuda a tornar mais claras as metas e objetivos que o aluno deve alcançar, de modo desafiador e ao mesmo tempo interessante para ele.


Esta abordagem é muito importante para motivar o aluno a assimilar novos conhecimentos, adquirir o hábito de estudar e aprender a se organizar em torno de metas.


A gamificação no ensino ainda apresenta inúmeros benefícios para os alunos, conforme veremos em detalhes a seguir.


Alunos mais engajados


Manter os alunos engajados é um dos maiores desafios dos educadores, principalmente em um mundo que oferece tantas opções de diversão a um clique de distância.


É exatamente este o segredo da gamificação na educação. Ao tornar o aprendizado mais divertido, dinâmico e feito de maneira ativa, o resultado aparece na forma de alunos mais interessados e motivados a desafiar os colegas e alcançar novos níveis ou fases.


Aprendizado mais dinâmico


Não dá para negar que o dia a dia na escola pode ser bastante monótono para o aluno que passa o tempo todo sentado em uma cadeira ouvindo um professor.


Ao aplicar a gamificação na educação, esta sensação é alterada, já que o aluno começa a ver o ensino e os conteúdos com outros olhos.


Este dinamismo no aprendizado tem o poder de transformar tarefas que antes eram vistas como obrigações em desafios que são interessantes para o estudante, aumentando consequentemente a vontade de aprender e o rendimento escolar.


Mais autonomia


Cada aluno tem suas características individuais, o que muitas vezes torna a autonomia infantil algo bastante desafiador de ser ensinado ou trabalhado em sala de aula.


Porém, com a gamificação, esta tarefa se torna um pouco mais fácil. Afinal, os jogos fazem com que os alunos assumam o protagonismo da aprendizagem, tanto coletiva quanto individual.


Diálogo horizontalizado


Como dissemos, um sistema de ensino baseado simplesmente na transmissão de conhecimento do professor para os alunos pode ser bastante desinteressante.


Já uma metodologia que coloca o estudante dentro do processo de construção do conhecimento de maneira ativa e coletiva estimula a vontade de aprender.


Na gamificação na educação, o aluno assume o papel de protagonista na construção da sua aprendizagem, contando com o professor como um facilitador. 


Desenvolvimento de habilidades socioemocionais


O desenvolvimento de habilidades socioemocionais é um dos grandes focos da educação atualmente, já que saber trabalhar em equipe, tomar decisões, resolver problemas e se relacionar com as pessoas ao redor são competências cada vez mais importantes para a sociedade e o mercado de trabalho.


Ou seja, a escola deve contemplar em seu projeto pedagógico formas de ensinar os alunos a lidar com as emoções, inclusive as suas próprias.


Com o uso da gamificação é possível apresentar algumas dessas habilidades por meio da competição, dificuldade para alcançar objetivos, frustração, trabalho em equipe, autoestima, entre tantas outras situações.


Maior retenção dos conteúdos


Uma das técnicas de memorização é criar relações entre imagens e os elementos que se deseja memorizar. Assim, quando a gamificação cria estímulos visuais que possuem relação com o conteúdo, atua como uma ferramenta poderosa para ajudar o aluno a lembrar do conteúdo.


Com este processo de assimilação e retenção do conteúdo funcionando de modo mais eficiente, é natural que o aluno consiga se desenvolver com maior consistência e alcançar melhores resultados.


Melhora dos resultados


Quando consegue reter o conhecimento e memorizar melhor os conteúdos, é natural que a consequência seja uma melhora nos resultados do aluno. 


Além disso, a motivação para obter pontuações melhores, novos distintivos ou recompensas faz com que o estudante queira buscar mais conhecimento e ter um desempenho melhor.


Como aplicar a gamificação na educação?

A gamificação na educação é um assunto ainda relativamente recente e muito dinâmico. Como a tecnologia e os jogos avançam muito rapidamente, esta estratégia deve se adaptar à realidade dos alunos na mesma velocidade.


Ainda assim, é importante manter em mente que, mesmo com novas tecnologias e abordagens no universo dos games, a gamificação na educação infantil precisa ter sempre em vista objetivos pedagógicos, que vão além de oferecer momentos lúdicos, mas também impulsionem o desenvolvimento dos alunos considerando suas individualidades.


Para alcançar esta combinação existem várias possibilidades de aplicação que podem ser usadas na educação. Confira abaixo algumas delas.

Defina qual é o objetivo pedagógico da implementação


O sucesso de uma estratégia de gamificação vencedora começa com a definição do objetivo pedagógico da implementação.


Ou seja, estabelecer desde o início o que é esperado que o aluno aprenda com esta técnica e quais são os resultados planejados.


Aproxime a abordagem ao universo do aluno


Por que não contar com a ajuda dos estudantes na hora de entender melhor alguns detalhes sobre o projeto de gamificação? Afinal, ninguém melhor do que eles para dizer que tipo de premiações e mecânicas são mais interessantes ou relevantes.


Usar o diálogo para aproximar a abordagem do universo do aluno e entender melhor as suas expectativas é um bom jeito de aumentar as chances de sucesso do projeto de gamificação.


Identifique o recorte etário


O universo dos jogos muitas vezes é complexo e possui regras que não são tão simples de compreender. Por isso mesmo, ele deve ser adequado à faixa etária à qual se propõe.


Identificar as turmas e a idade dos alunos que usarão a estratégia de gamificação é um fator essencial para que sua implementação seja bem-sucedida.


Além das regras e mecânicas, também é preciso realizar uma adaptação nas linguagens utilizadas e no formato em que será realizada a comunicação.


Utilize sistemas de pontos


Usar um sistema de pontos é um excelente jeito de motivar os alunos a conquistar pontuações maiores, fazendo com que queiram aprender mais para chegar no topo do ranking ou ganhar recompensas.


As recompensas podem ser distintivos ou adesivos (em inglês, chamados de badges), que destacam determinadas conquistas e reconhecem o nível de pontuação do aluno.


As pontuações não precisam estar atreladas somente a provas e tarefas (afinal, é assim há bastante tempo e isso não quer dizer que já havia gamificação). 


A ideia é realmente criar desafios educacionais, que podem ir desde um determinado tipo de participação em sala de aula até tarefas não ligadas a conteúdos, como manter o espaço da sala de aula organizado, por exemplo.


Personalize as abordagens


Para criar estratégias que façam a diferença no aprendizado dos alunos de forma interessante, motivadora e funcional, é necessário manter o foco em suas necessidades.


Ou seja, para obter os melhores resultados é essencial que as técnicas de gamificação na educação estejam de acordo e alinhadas com a idade dos alunos, suas preferências, necessidade e perfil em geral.


Estimule a cooperação e a competição saudável entre times


Onde há pontuação e jogos, há competição. Mas isso não quer dizer que ela não pode ter um caráter positivo e saudável. Estimular a competição entre os colegas, com as outras turmas ou mesmo com o educador é um elemento bastante usado na gamificação na educação.


Por exemplo, o professor pode propor uma nova regra para introduzir um novo procedimento em sala de aula. Assim, cada vez que os alunos seguirem a regra, a turma ganha um ponto. Quando isso não acontece, quem pontua é o educador.


Defina as mecânicas do seu projeto


Em que momentos o aluno será avaliado? Como isso vai acontecer ao longo de toda a jornada do game? 


Definir as mecânicas do projeto e os objetivos de aprendizagem é outro fator que deve ser levado em consideração ao trabalhar em uma estratégia de gamificação.


Assim, é possível definir alguns momentos-chave ou pontuações para cada nível, que representem os avanços e desenvolvimento do aluno, e representá-los com elementos como medalhas, troféus, distintivos e habilidades especiais.


Como o Kumon pode te ajudar?


O segredo do método Kumon (ou melhor, um deles) é a forma de trabalhar a motivação. O aluno começa os estudos em um ponto no qual domina completamente o conteúdo. O ponto de cada um é diferente, claro, e por isso é feito um teste de nivelamento.


Ao conseguir resolver todos os exercícios, entender a matéria e dominar o conteúdo (afinal, ele tem facilidade nesse ponto) o aluno sente-se motivado e autoconfiante, querendo continuar em sua jornada de aprendizado. 


A partir daí, ele evolui pouco a pouco, passando para o próximo nível somente após dominar o anterior. Esta ideia de fases, que é muito bem representada pelas nomenclaturas no Kumon e pelo avanço nos famosos “bloquinhos”, traz os efeitos da gamificação na educação para dentro do contexto de método de ensino individualizado.


Além disso, em todas as fases existem elementos lúdicos que tornam os estudos mais leves e divertidos. Isto é especialmente verdade no material didático voltado para as crianças menores, que aprendem português, inglês, matemática e até mesmo japonês com jogos de tabuleiro.


Conclusão


Neste artigo você viu como o uso da gamificação na educação é uma alternativa moderna e muito interessante para aumentar o engajamento e motivação dos alunos com as aulas e os estudos.


Porém, não é tão simples assim implantar uma estratégia de gamificação. Este movimento demanda da escola uma postura que coloque o aluno em uma posição de protagonismo na construção do conhecimento, fazendo com que ele tenha a oportunidade de participar ativamente de atividades práticas que o estimulem a aprender com mais autonomia e prazer.


Ou seja, mais que aplicar alguns exemplos de jogos de gamificação na educação, a escola deve estar pronta para passar por uma verdadeira transformação pedagógica que se afasta dos métodos tradicionais de ensino.


Fazendo isso, a instituição abre a possibilidade de ensinar de forma diferente, proporcionando aos alunos inúmeros benefícios.


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O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

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