Inglês na primeira infância: qual é a hora certa para começar?

23/06/2020
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Falar mais de um idioma é importante para ampliar as fontes de estudo, lazer e informação. Além do desenvolvimento da capacidade cognitiva: raciocínio, concentração e autonomia. Assim, nada mais natural do que muitos pais desejarem que seus filhos comecem o quanto antes a aprender outra língua. Esse fato, porém, muitas vezes leva à questão: qual é a hora certa para a criança iniciar os estudos?

Segundo Renato Imparato, gerente do setor de Inglês do Kumon, a criança pode começar a aprender outro idioma antes mesmo de ser alfabetizada. Ele conta que há diversos casos de alunos que se alfabetizaram primeiro na língua inglesa, e depois em Português, além de alunos que conseguem se alfabetizar simultaneamente tanto em sua língua materna como na língua estrangeira. Como exemplo, ele cita as crianças que crescem em ambientes nos quais os pais falam idiomas diferentes. Nesses casos, é possível observar que este é um processo natural para elas, alternando entre os idiomas rapidamente sem dificuldade. 


Matrículas Abertas


“Nos primeiros anos de vida, o cérebro das crianças atua como uma espécie de esponja, absorvendo todo e qualquer estímulo do ambiente em que ela vive. Inclusive, há diversos estudos que comprovam a eficácia de iniciar o contato com um novo idioma ainda nos primeiros anos de vida.” Renato Imparato.

Nos primeiros anos de vida, a criança tem uma curiosidade natural para aprender coisas novas. Por isso, Renato recomenda aos pais que aproveitem esta oportunidade e iniciem o quanto antes o contato de seus filhos com a língua inglesa. Além disso, essa é uma fase em que o aluno não possui nenhum tipo de pressão ou necessidade urgente de aprender um idioma, como ocorre com os adultos diante do mercado de trabalho ou na área acadêmica. Investir no aprendizado de Inglês desde os primeiros anos é investir em um futuro mais tranquilo para a criança.

 

Avançar com segurança e tranquilidade

 

Método Kumon segue o processo natural de aquisição da linguagem. Assim como um bebê que começa a ter contato com sua língua materna, no Kumon de Inglês os alunos iniciam ouvindo as palavras e tentando repetir em voz alta. Nós trabalhamos todos os passos para que o aluno seja capaz de solucionar os materiais de forma cada vez mais natural e independente.

O estudo por meio de canções e histórias em inglês proporciona ao seu filho uma atividade dinâmica e motivadora. Já as ilustrações atrativas despertam ainda mais o interesse e curiosidade da criança. Desde as primeiras aulas, seu filho vai pronunciar palavras, expressões e sentenças compreendendo seu significado. Os conceitos gramaticais aparecem apenas em uma próxima etapa, depois que o aluno já está bem acostumado com o novo idioma.

O objetivo final do curso é capacitar os alunos a ler e compreender diversos textos em Inglês, inclusive obras originalmente escritas na língua inglesa. Tudo isso tem como base o contato diário com o idioma, característico do estudo pelo método Kumon, e a familiaridade com a pronúncia de falantes nativos de Inglês por meio do material de áudio. Essa metodologia permite que o aluno adquira uma ótima pronúncia e entonação, tornando-se apto a se expressar com desenvoltura no idioma. Além disso, a disciplina de Inglês é mais uma ferramenta do método Kumon para desenvolver a concentração, disciplina, capacidade de aprender conteúdos novos de forma autodidata e enfrentar desafios, sempre de modo individualizado, respeitando o ritmo de aprendizado de cada aluno.


Para matricular seu filho hoje mesmo clique aqui e descubra a unidade mais próxima de você.


Tags: inglês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade