Facebook Kumon
Blog Kumon

Hoje é o Dia Nacional da Matemática

No dia 06 de maio é comemorado o dia nacional da matemática, em homenagem ao aniversário de Júlio César de Mello e Souza (heterônimo Malba Tahan) – escritor, matemático e educador brasileiro.  É um dia especial para homenagear os maiores pensadores de exatas da história, confira quem são eles.  

dia da matematica

10 matemáticos que você deveria conhecer 

1 – Isaac Newton 

Cientista inglês conhecido pela obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, onde aborda as leis de gravitação universal e as leis da mecânica clássica. 

2 – Henri Poincaré 

Jules Henri Poincaré, francês, matemático, professor, físico e filósofo da ciência. Reconhecido por ser um dos maiores pensadores das teorias algébricas. 

3 – Euclides 

Euclides de Alexandria é conhecido como o pai da geometria, um dos maiores matemáticos da Grécia antiga, seu livro Elementos é utilizado como base fundamental para os estudos de matemática.  

4 – Arquimedes 

Arquimedes de Siracusa foi matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego. Aplicou a geometria na prática e é conhecido como o principal matemático da antiguidade. Ele é considerado o pai da mecânica e o primeiro a encontrar a aproximação do número Pi.  

Descobriu, também, a lei do empuxo e a lei da alavanca, além de ser responsável pela invenção de várias máquinas para uso militar.  

5 – Bertrand Russel 

Bertrand nasceu no país de Gales e foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos e lógicos que viveram no século XX, tornou-se reconhecido pelos seus conhecimentos filosóficos e pela sua luta por ideais humanitários, o qual recebeu o prêmio Nobel de Literatura.  

6 – Artur Avila 

Artur Avila Cordeiro de Melo é o primeiro latino-americano que ganhou a Medalha Fields. Ele é brasileiro também naturalizado francês, reconhecido por provar a Conjectura dos dez martínis, um problema proposto em 1980 pelo norte-americano Barry Simon. 

7 – David Hilbert 

David Hilbert foi um importante matemático alemão eleito membro estrangeiro da Royal Society em 1928. David desenvolveu uma lista de 23 problemas, dentre eles alguns ainda não foram resolvidos até hoje. Descobriu a teoria dos invariantes, transformou a geometria euclidiana, desenvolveu trabalhos sobre a teoria dos números algébricos e contribuiu com as bases matemáticas da teoria da relatividade, de Albert Einstein.  

8 – Pitágoras 

Pitágoras foi um filósofo matemático grego que fundamentou o movimento pitagorismo. Na adolescência, com 18 anos, Pitágoras já era um conhecedor matemático de prestígio. Descobriu, por meio de estudos astronômicos, que a Terra gira em torno do sol.  

Responsável, também, por desenvolver o Teorema de Pitágoras, a tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas.  

9 – Carl Gauss 

Carl foi um matemático alemão influente na metade do século 19, tornou-se reconhecido como o príncipe dos matemáticos, quando publicou aos 21 anos a obra: Teoria dos Números. Teve forte contribuição nas áreas de geometria, análise e estatística, no qual desenvolveu a Curva de Gauss.  

10 – Toru Kumon 

Toru Kumon nasceu na província de Kochi, no Japão. Foi professor de matemática durante 33 anos. Em 1988 fundou o Instituto de Matemática Osaka. Fundou o Método Kumon, projeto que já desenvolveu mais de 4 milhões de aluno ao redor do mundo.  

Toru acreditava que o trabalho do professor era incentivar a autonomia dos alunos para que eles desenvolvessem o máximo de sua capacidade. Começou a ensinar seu filho, Takeshi, em casa por meio de materiais de matemática que ele próprio criou.  

Como o sucesso de aprendizado do seu filho foi grande, Toru começou a ensinar crianças da redondeza. A partir daí, nasceu o método Kumon.  

Legal né?! E você, tem algum matemático favorito?  

Feliz dia nacional da matemática! 

 

Tags:

Ontem, hoje e amanhã
Para nós, do Kumon o aprendizado
contínuo é algo que sempre foi
e que sempre será extremamente

Presidente do
Kumon Institute of
Education Co, Ltd

Orientadores e
colaboradores
aprendem
continuamente
com os alunos.

As palavras do fundador
que nós prezamos

O método Kumon e seus pontos fortes

Por meio do método Kumon
buscamos formar pessoas
mentalmente sãs capazes
que possam alcançar seus
objetivos na vida.

O método Kumon surgiu
a partir do amor de um
pai pelo filho.

O Kumon tem um
sonho, o sonho pela paz
mundial realizada por
meio da educação.

Cinco características do material didático

Clique aqui para
descobrir o segredo
por trás do método Kumon.

O papel dos orientadores do Kumon

Clique aqui para
conhecer o trabalho
do orientador do
método Kumon.

O Kumon busca o melhor para
cada criança individualmente,
independente de
tempo e local.

Inicialmente oferecido para crianças
no Japão, está disponível
atualmente para crianças ao redor
de todo o mundo.

O que representa o logotipo do Kumon

Cada aspecto do nosso logotipo expressa
os valores do Kumon

Mais informações e sugestões:

Fale Conosco