Tipos de leitura: quais são os principais que existem?

26/09/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de jovem negra deitada na cama praticando os tipos de leitura.


Ler é uma atividade incrível, que traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades, de crianças a adultos. E você sabia que é possível ler de muitos jeitos diferentes? Pois é, existem tipos de leitura!


Muita gente pensa que ler é apenas entender o que está escrito, mas a realidade é que há várias formas de leitura que podem ser usadas para os mais variados objetivos. Por exemplo: ler para estudar para prova é muito diferente de ler poesia no tempo livre.


E não é só isso. Existem outros estilos de leitura que podem ser usados de acordo com cada contexto, seja de modo útil e prático ou de maneira mais complexa e profunda. 


Portanto, se você acha que ler é ler e fim de papo, continue… lendo! Neste post vamos explicar quais são os tipos de leitura e como aplicá-los no seu dia a dia. 


Caso queira aprofundar ainda mais, visite uma unidade do Kumon e conheça melhor o nosso curso de português.


Leia mais:


Quais são os principais tipos de leitura e seus objetivos?


Antes de falarmos sobre os tipos de leitura, é fundamental entender que há também diferentes tipos de textos. Veja alguns deles, com os quais você provavelmente tem contato frequente:


  • Histórias de ficção, como romances e histórias investigativas.

  • Textos informativos, como manuais de instrução ou bulas de medicamentos.

  • Textos educacionais, como aqueles apresentados na escola ou na faculdade.


Viu só? Todos estes exemplos se referem, de maneira geral, à leitura. Mas existem diferenças enormes entre eles. O que nos leva a compreender que, para algumas pessoas, alguns jeitos de ler podem ser mais interessantes que outros.


Com tantas espécies de textos diferentes, surgem variadas formas de leitura, relacionadas diretamente ao contexto e momento no qual você lê. Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.


1. Leitura literal


No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. É um jeito de ler bem comum no dia a dia, que a gente acaba fazendo sem perceber. 


A leitura literal pode ser feita tanto com foco nos dados de modo explícito (tipo ao qual damos o nome de leitura literal primária) ou com maior atenção na compreensão do conteúdo (neste caso, leitura literal em profundidade).


2. Leitura mecânica


A leitura mecânica é aquela em que não há muito interesse na compreensão do conteúdo, não havendo nem mesmo muita atenção envolvida no ato de ler. 


Sabe quando o professor pede para algum aluno ler um trecho do livro para a turma em voz alta? Pois é.


Quando a leitura é realizada dessa forma, sendo automática e involuntária, sem atenção ou compreensão, estamos falando da leitura mecânica.


3. Leitura rápida


Talvez você conheça este, que é um dos tipos de leitura mais famosos, como leitura dinâmica. Neste caso, a leitura não se concentra em todos os aspectos do texto, mas somente nos mais importantes dentro de uma determinada situação.


Por exemplo: quando você precisa ler um capítulo de um livro antes da prova. Neste caso você provavelmente não vai ler todo o texto, palavra por palavra, e sim ignorar algumas partes para focar somente naquelas que interessam no momento.


4. Leitura reflexiva


A leitura reflexiva poderia ser vista, senão como o oposto, pelo menos com algo de certa forma contrário à leitura rápida. Aqui o foco é justamente refletir sobre o que está sendo lido, com pausas para pensar sobre o texto e se aprofundar no conteúdo.


Também conhecida como leitura de compreensão, essa é uma maneira de se estudar com mais calma e profundidade, bastante usada em ensinos superiores, como teses de mestrado e obras literárias. 


Se você planejou direitinho seu roteiro de estudos, provavelmente vai conseguir organizar seu tempo para fazer esse tipo de leitura.


5. Leitura oral


É a famosa leitura em voz alta. Ou seja, leitura oral (ou vocal) nada mais é que expressar com a voz o que está sendo lido. Lembra dos tempos de escola? 


Contudo, ao contrário do que muita gente imagina, este tipo de leitura possui muitas utilidades, que vão bem além dos bancos e carteiras do colégio. Na sua casa mesmo, sozinho, você pode usar a leitura oral como um recurso para se concentrar melhor.


E se você já conhece o conceito de estilos de aprendizagem, já deve estar imaginando que ler em voz alta é um recurso excelente para pessoas que possuem mais facilidade em aprender por meio da escuta.


6. Leitura silenciosa


É possível ler em voz alta sem expressar nenhum som? Se você conseguir visualizar este conceito, vai ficar mais fácil compreender o que é a leitura silenciosa (ou subvocal). Neste tipo de leitura, ela é feita silenciosamente e de modo interno.


Para fazer uma leitura silenciosa é preciso ter uma grande capacidade de foco e concentração, já que a interpretação do que está escrito passa diretamente para a mente, sem uma tradução ou expressão externa em forma de voz.


7. Leitura inconsciente


Nem sempre você tem a intenção de ler alguma coisa, e mesmo assim acaba lendo, não é? Basta pensar no seu dia a dia e em quantas placas de publicidade, propagandas em sites e notificações de aplicativos você acaba lendo “sem querer”.


Por isso mesmo, o último dos tipos de leitura também é conhecido como leitura não intencional, já que acontece de modo inconsciente e sem uma disposição ativa para ler o que está escrito.


Como incentivar as crianças a praticarem os diversos tipos de leitura?


Foto de menina sentada na cama lendo um livro.


Agora que você já conhece quais são os tipos de leitura e como cada um pode ser aplicado no dia a dia, vale a pena entender melhor como incentivar as crianças a praticar estas técnicas variadas nos seus cotidianos.


Os tipos de leitura na alfabetização ainda não são tão aplicados, já que nesta fase a criança está mais focada em aprender os caracteres, sílabas, formar frases e compreender como ler (veja nosso texto sobre as etapas essenciais da alfabetização para entender melhor!).


Mesmo assim, é possível incentivar os pequenos do jeito que a gente mais gosta: brincando! A abordagem lúdica, com foco em histórias, personagens, fantoches e outras técnicas é uma das melhores maneiras de atrair as crianças para o universo dos livros.


Nesta fase, a leitura mecânica, leitura oral e mesmo a leitura literal são bastante utilizadas como instrumentos de aprendizagem.


Como melhorar a prática de leitura?


Neste momento, temos certeza que você não vê a hora de colocar em prática os tipos de leitura e compreender as vantagens de cada um. Porém, antes de colocar a mão na massa com as formas de leitura, é importante melhorar a própria prática do ato de ler. Para isso, confira algumas dicas a seguir.


1. Não limite os tópicos de leitura


No começo, o importante é praticar. Por isso, busque não limitar os tópicos da leitura nesse momento. Se você gosta de histórias de aventura, por que você treinaria com um livro técnico sobre marketing? Não faz o menor sentido, não é?


Comece praticando com livros que trazem prazer e sejam interessantes para os seus gostos, independente de serem clássicos da literatura ou o último best-seller de autoajuda. Se estiver na dúvida, confira esta lista com 12 ótimos livros para desenvolver o hábito de ler.


O mais importante, nesta fase inicial, é criar o hábito de ler. Aproveite para prestar atenção e identificar quais são os tipos de leitura que você mais usa.


2. Pratique


Parece óbvio, mas muitas pessoas que dizem ter dificuldades com a leitura não costumam ler. Como acontece com qualquer outra atividade, a prática conta muito neste caso. 


Separar um momento do dia para ler, nem que sejam 15 minutos no início, é uma excelente forma de criar o hábito da leitura. Você também pode colocar como meta do seu planejamento um número determinado de páginas por dia.


3. Não se preocupe com a velocidade


A leitura dinâmica é um dos tipos de leitura mais desejados pelas pessoas, afinal quem é que não deseja poupar tempo em um mundo onde ele é cada vez mais escasso?


Entretanto, para chegar lá, você vai precisar dominar primeiro outros estilos de leitura. Por isso, não se preocupe tanto com a velocidade. Antes disso, crie o hábito e, principalmente, o prazer em ler. Se você fizer isso, o resto virá com muito mais facilidade!


4. Escolha um bom local e horário


É gostoso ler deitado antes de dormir? Com certeza! Mas qual é o melhor jeito de melhorar a prática da leitura? Provavelmente não. Nessa hora do dia você provavelmente já está cansado, e a leitura corre sérios riscos de ser feita sem a devida atenção.


Para praticar melhor, escolha um local em que possa ficar sentado e confortável, bem iluminado e silencioso. Igualzinho recomendamos que você faça para manter o foco nos estudos.


No caso da leitura, o horário também é importante, como dissemos há pouco. O ideal é que você consiga encaixar este momento na sua rotina de forma prazerosa. Se você pega o metrô todos os dias, por que não aproveitar este tempo para praticar a leitura?


5. Preste atenção ao vocabulário


Muitos dos tipos de leitura exigem que você conheça profundamente o vocabulário utilizado, como no caso da leitura rápida ou da leitura reflexiva. Para isso, a melhor dica ainda é manter um dicionário sempre por perto, seja físico ou no próprio telefone.


Sempre que encontrar uma palavra que não conhece, busque o significado. Se quiser fixar ainda melhor o que está aprendendo, crie fichas com a palavra, seu significado, alguns sinônimos e antônimos e alguns exemplos de usos, por exemplo.


Esta prática vai elevar o número de palavras que você conhece, influenciando diretamente na compreensão do conteúdo e na interpretação de texto. Tudo isso vai ajudar você a ler mais rápido e com maior qualidade!


Conclusão


Foto de jovem mulher lendo um livro na mesa da cozinha.


Neste post, você viu quais são os tipos de leitura e de que forma eles podem ser usados no dia a dia. Quanto mais você praticar e tiver o hábito de ler, mais facilidade terá para identificar os tipos de leitura e usá-los a seu favor.


Para melhorar a sua prática, trouxemos algumas dicas preciosas que você pode começar a aplicar hoje mesmo (neste post, inclusive!). Nós garantimos que elas vão fazer muita diferença no seu desempenho e ajudar muito nos estudos.


Se você quiser ir além e se desenvolver ainda mais neste aspecto, dê uma olhada no nosso site e veja como nossa metodologia é focada na leitura e no aprendizado no próprio ritmo.


No Kumon, o foco do curso de português é justamente a formação de leitores. É assim que fazemos o estudo não somente a língua portuguesa, mas também aumentamos a capacidade de interpretar textos, de escrever e expressar as próprias ideias e de pensar criticamente.


Gostou desse conteúdo? Então siga aprendendo e confira estas 10 dicas para se concentrar e render mais nos seus estudos em casa!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: dicas, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.