O setor de franquias brasileiro é feminino. Segundo Fabiana Estrela, diretora de capacitação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), elas são maioria no comando de redes ou lojas. “As mulheres estão mais presentes no mercado de franquias e ocupam cargos de CEO, postos estratégicos ou a linha sucessória em grandes companhias”, analisa.
No Kumon, por exemplo, que conta com quase 1.450 unidades espalhadas pelo país, 96% dos franqueados são mulheres. Entre os motivos que as levam a adquirir uma franquia estão a realização pessoal e profissional.
Esse foi o caso de Iara Augusto, orientadora do Kumon desde agosto de 2014. Com o intuito de conciliar estabilidade financeira e interesse pela educação, ela decidiu abrir uma unidade. “Primeiro, para ter meus filhos próximos e, ao mesmo tempo, me realizar profissionalmente”, explica.
Iara trabalhava há mais de 15 anos no setor de Relações Públicas. Após a segunda gestação, resolveu se dedicar à maternidade. Nesse período, ao acompanhar os dois filhos no Kumon, foi convidada a atuar como auxiliar de inglês em uma unidade. “Então, eu me tornei mãe Kumon. Foi ali que descobri o encanto de ser orientadora, porque vi a minha capacidade de desenvolver o potencial de outra criança.”
Foi o papel do Kumon na educação de seus filhos e o objetivo de querer ajudar os alunos que a fizeram investir na marca. Esse empreendimento não deu errado, Iara é uma das nossas parceiras de sucesso. “Se tenho um bom método, um bom trabalho, o financeiro é consequência”, complementa.
Há mais de 40 anos no Brasil, o Kumon é considerado a sétima maior franquia em número de unidades, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O nosso modelo de negócio requer baixo investimento inicial e gera rápido retorno financeiro. Além disso, oferecemos suporte aos nossos franqueados desde antes da inauguração da unidade.
Já pensou em entrar no mercado com uma marca consolidada? E mais, colaborar com o aprendizado das crianças e crescer profissionalmente?