Estudo no Lar e os novos desafios do distanciamento social

07/05/2020
Compartilhe:

O Estudo no Lar faz parte da história do método Kumon e é uma das características mais marcantes do método. Ao longo de mais de 65 anos, ele foi responsável por promover o encontro entre milhares de alunos e seu máximo potencial.

Agora, diante da pandemia causada pelo Covid-19, o Estudo no Lar enfrenta um novo desafio e mais uma vez prova que tem muito a oferecer. Entretanto, isto não quer dizer que colocá-lo em prática em uma situação tão inesperado seja algo fácil. Muito pelo contrário. Como as orientadoras foram pegas de surpresa e ninguém imaginava os rumos que este cenário tomaria, houve pouquíssimo tempo para que elas se planejassem.

Mesmo assim, toda a rede Kumon agiu rapidamente e mostrou estar empenhada em manter os alunos motivados durante essa fase complicada, com foco nos estudos e na própria evolução.


Agir rapidamente e individualmente.


Joice Trento é orientadora da unidade Chapecó. Ela conta que, desde a primeira semana de paralisação, se programou para fazer chamadas por vídeo com seus alunos, mantendo o mesmo horário que eles costumavam frequentar a unidade. Os alunos que não podiam foram remanejados para o turno da noite. Apesar de não ser um horário normal, Joice o incluiu na grade para poder se adequar à rotina de muitas famílias, atendendo-as da melhor forma possível. 

“Para cada aluno temos um modelo de orientação, pensando nos objetivos de cada um. Nas línguas utilizamos videoaulas, áudios com interpretação de texto, áudios com leitura em voz alta, correções por foto e também em aula. Na Matemática utilizamos videoaulas, fotos e checagens orais.” Joice Trento, orientadora da unidade Chapecó.

Joice está sempre à disposição para ajudar os alunos e fazer o atendimento por vídeo, não importando o dia nem o horário. Sua rotina inclui preparar o conteúdo antes de iniciar a chamada, verificar as atividades feitas em casa pelo aluno, pedir foto das tarefas em que identifica erros na resolução, corrigir, enviar as correções por aplicativo de mensagem instantânea e solicitar um áudio das leituras de Português e Inglês para a checagem oral dos exercícios.

 

Mudanças impactam menos quem já faz Kumon.

 

Ariane Dalmagro é mãe de três alunos. Ela e o esposo optaram por manter os filhos em escola pública e proporcionar a metodologia Kumon para eles, que fazem Português, Matemática e Inglês.

Ariane conta que as novas práticas aplicadas para se manter a grade escolar devido ao distanciamento social, como aulas pela internet e videochamadas, causaram um impacto pequeno na família. Como as crianças já fazem Kumon desde 2015, estão habituadas a estudar desta maneira, inclusive em períodos de recesso escolar e feriado. 

Para a mãe, isto é algo que tem muito valor. Em casa, os filhos fazem o Kumon pela manhã, assim como faziam na unidade, e à tarde realizam as atividades enviadas pela escola. A independência conquistada não tem preço. 

“Quando me perguntam sobre o método Kumon, gosto de dizer, como o slogan, que o Kumon é para a vida. Cada aluno tem o seu crescimento, o seu acompanhamento, sua maneira de aprender. É um método individual para toda a vida, de verdade.” Ariane Dalmagro é mãe de três filhos alunos do método Kumon.


Matrículas abertas. Clique aqui e saiba mais.


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, método

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.